Pesquisar

Minecraft: Education Edition lançou um jogo pedagógico sobre a Festa da Flor destinado a alunos

O lançamento do jogo pedagógico "Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor", da Microsoft, em parceria com o Governo Regional da Madeira, decorreu, no dia 3 de maio, na Escola da APEL. 04-05-2022 Direção Regional de Educação
Minecraft: Education Edition lançou um jogo pedagógico sobre a Festa da Flor destinado a alunos

Foi apresentado, no dia 3 de maio, na Escola da APEL, o jogo pedagógico "Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor", da Microsoft, em parceria com o Governo Regional da Madeira, como forma de assinalar o cartaz turístico madeirense.

 

O evento decorreu com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

 

No âmbito desta apresentação, estão previstas várias atividades lúdicas e de aprendizagem a decorrer mundialmente no Minecraft através das escolas da Região. A ter início já esta quinta-feira, esta iniciativa, que junta pela primeira vez a educação e a tradição, é dirigida aos alunos e professores dos 1.º e 2.º ciclos que poderão explorar, através das aprendizagens em sala de aula, este mundo virtual. A Festa da Flor madeirense ganha uma atratividade diferente para os alunos, em que, como se lê no site da Microsoft, “neste fantástico mundo, vão aprender a navegar no Minecraft: Education Edition e descobrir algumas tradições” do cartaz turístico madeirense, como o cortejo da flor, o muro da Esperança ou os tapetes florais e ainda um Peddy-Paper.

Sendo este um jogo pedagógico, não poderiam faltar tarefas colocadas aos utilizadores, desta feita, associadas às disciplinas de Português, Matemática e Ciências Naturais, através de uma plataforma de game-based learning e de colaboração para que os alunos desenvolvam competências nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e criatividade através das diversas atividades inovadoras que podem ser desenvolvidas, especialmente em contexto de sala de aula”.

 

O Secretário Regional de Educação lembrou a importância que é dada às tecnologias na Educação, como um meio de qualificação dos alunos e de melhoria da qualidade de ensino nas escolas. Jorge Carvalho destacou ainda que as reservas que podiam existir relativamente à inovação tecnológica nas escolas “estão dissipadas”. A seu ver, as parcerias que a Região tem celebrado, como no caso da Microsoft, são cada vez mais importantes, não só no contexto que se viveu com a pandemia, mas também em termos futuros. Sobre o jogo, disse que, com o apoio da Microsoft, “decidimos levar a Festa da Flor até ao universo digital do Minecraft para continuar a qualificar, de forma diferenciadora, os mais jovens, ao mesmo tempo que mantemos a tradição viva e a perpetuamos no espaço e no tempo virtual”.

 

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, por sua vez, considerou que atualmente o Minecraft tem uma linguagem comum a milhares de crianças e que, nessa lógica, utilizar esse veículo para mostrar o universo da Festa da Flor é “um grande contributo” para o evento e a Região que poderá, até, levar a mudanças no formato do cartaz, olhando para o futuro. “Obriga-nos a pensar diferente”, acrescentou.

 

Rui Grilo, Diretor da Western Europe Education, no setor da Educação da Microsoft, destacou “a forma exemplar” como as escolas e o sistema de ensino da Região foram capazes de responder à adversidade da pandemia, aproveitando o recurso a novas tecnologias e que se mantêm úteis, sendo “gratificante” ver como a Região tem sabido usar as ferramentas da Microsoft no ensino.

 

Pode consultar online as notícias no Jornal da Madeira, no Diário de Notícias e a apresentação no YouTube do jogo pedagógico "Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor". 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.