Pesquisar

Mais de 5 mil alunos na Festa do Desporto Escolar que homenageia o Professor e celebra a Vida

Conferência de imprensa no centro comercial Madeira Shopping divulgou o programa da Festa do Desporto Escolar 2022. 05-05-2022 Direção Regional de Educação
Mais de 5 mil alunos na Festa do Desporto Escolar que homenageia o Professor e celebra a Vida

Na conferência de imprensa que se realizou no centro comercial Madeira Shopping e que contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, foi divulgado o programa da Festa do Desporto Escolar, que decorre de 10 a 13 de maio, e envolve 5157 alunos de 142 instituições escolares. A cerimónia de abertura terá lugar no dia 10 de maio, terça-feira, às 21h30, no Jardim Municipal do Funchal.

 

De referir que do Porto Santo participa uma comitiva de 148 elementos. Na organização, a equipa do Desporto Escolar será constituída por 28 elementos, auxiliados por 200 colaboradores e voluntários.

 

“Celebrar a vida. Homenagear o professor”, este é o lema da Festa do Desporto Escolar deste ano. A edição de 2022 do evento promove um conjunto alargado de atividades desportivas, dirigidas a todos os níveis de ensino, vai ter como ponto alto a homenagem, da autoria de Manuela Vieira, que será feita a todos os professores. A cerimónia conta ainda com uma atuação musical do artista madeirense Tiago Sena Silva, a visualização do vídeo “Percurso do Facho Olímpico por todos os concelhos da Região”, o Acender da Chama Olímpica, os hinos e a Declaração de Abertura.

 

O Diretor de Serviços do Desporto Escolar, Elmano Santos, afirmou que ao longo dos 3 dias de competição o objetivo passa por promover o desporto, mas também fomentar a socialização.

 

 No 1.º ciclo, estão previstas atividades gímnicas, arco e flecha, esgrima, golfe, laser run, orientação, pádel, ténis e xadrez. Já para os alunos dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, as modalidades são andebol, atividades náuticas, atletismo, badminton, basquetebol, futsal, ajuda, natação, patinagem, ténis de mesa e voleibol. Há ainda, nas atividades motoras adaptadas, atletismo, boccia, goalball, natação, slalom em cadeira de rodas e circuito de habilidades motoras.

 

O Madeira Shopping irá acolher algumas iniciativas, conforme foi divulgado por Alberto Pereira, Diretor do centro comercial. Já Elmano Santos, Diretor de Serviços do Desporto Escolar, sublinhou que a festa envolve todas as escolas e algumas instituições de inclusão. "Pretendemos promover o desporto, mas também fomentar a socialização", referiu.

 

Já o Secretário Regional de Educação sublinhou que a retoma ainda não é como era, mas que a festa disponibilizará práticas que estiveram limitadas durante dois anos. "A pandemia veio demonstrar o quanto as atividades desportivas são importantes para a vida, para o bem-estar de uma comunidade", referiu ainda Jorge Carvalho.

 

“Nunca deixamos de encontrar soluções e de adequar as práticas aos momentos que estávamos a viver, mas a verdade é que a atividade física e o desporto também saíram reforçados desta pandemia e veio demonstrar o quanto a prática desportiva é importante para o nosso cotidiano, socialização, e o nosso processo de ensino e aprendizagem.”

 

Pode consultar a notícia online no Jornal da Madeira, no Diário de Notícias, assim com a reportagem da RTP Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.