Pesquisar

Parlamento Jovem Regional apresenta recomendação para recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira

A Sessão Plenária decorre no dia 6 de maio, pelas 14h00, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. 06-05-2022 Direção Regional de Educação
Parlamento Jovem Regional apresenta recomendação para recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira

A Sessão Plenária do Projeto Parlamento Jovem Regional (XXII Edição), direcionada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira, teve lugar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM). Nesta sessão parlamentar foi apresentada a proposta de recomendação aprovada em reunião de comissão e dedicada à temática “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”.

 

A sessão parlamentar foi presidida pelo presidente da ALRAM, José Manuel Rodrigues, e pelo Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

 

No início dos trabalhos, Jorge Carvalho felicitou o interesse dos alunos, destacando a grande relevância da temática em debate. “As novas gerações terão uma grande responsabilidade na afirmação da Região”, sendo que “A vossa participação é algo que gostaria de valorizar porque nem sempre é fácil os jovens se disponibilizarem para o debate e a troca de ideias”.

 

José Manuel Rodrigues, presidente da ALRAM, começou por afirmar “Hoje o parlamento está diferente”. “O património edificado e imaterial é o produto da nossa história, da nossa memória coletiva e é a nossa identidade enquanto povo da Madeira. É essa identidade que nos distingue e que justifica e fundamental a autonomia e os órgãos próprios”, recordou o líder do parlamento, reiterando que há que cuidar de todos estes elementos, de forma a manter a autonomia que a Madeira sempre almejou.

Mais afirmou que o Governo Regional tem procurado investir na recuperação e preservação do património, dando o exemplo da recuperação dos tetos da Sé do Funchal e os trabalhos de ampliação da Casa Colombo, a par dos trabalhos de outras entidades privadas. No entanto, recordou que o património não se fica pelo material, referindo-se às tradições, cultura e festas da ilha, que também importa não esquecer. A este propósito, reconheceu que há muito ainda a ser feito. “Esta é também a vossa casa. Que sejam felizes neste parlamento jovem”, terminou.

 

Participam nesta sessão parlamentar, 18 escolas do 3.º ciclo do ensino básico, do universo público e privado da Região Autónoma da Madeira, sendo que cada um dos estabelecimentos de ensino é representado por dois alunos efetivos, dois suplentes e um jornalista, que têm assim a oportunidade de ser “deputados” por um dia e de colocar algumas questões aos deputados representantes dos vários grupos parlamentares.

 

O Projeto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, em parceria com Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que visa promover a educação para a cidadania; promover nos jovens o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões; incentivar os jovens a uma participação cívica e política mais ativa que possa contribuir para a resolução de problemas que afetam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos, vivenciando, desta forma, os princípios democráticos de uma cidadania ativa, pluralista e critica.

 

Pode consultar online a notícia do Jornal da Madeira e no Diário de Notícias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.