Pesquisar

Jorge Carvalho preside à abertura do Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"

Este evento decorre nos dias 27 e 28 de maio no Savoy Palace. 27-05-2022 Direção Regional de Educação
Jorge Carvalho preside à abertura do Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"

Este ciclo de conferências é um espaço de reflexão sobre a influência da inovação e das tecnologias no ensino e na aprendizagem e de partilha das iniciativas de transição digital no contexto educativo na Região Autónoma da Madeira (RAM), que conta com a participação de profissionais, instituições e decisores.

 

Do painel de oradores, é de destacar Rui Pacheco, Diretor do Centro Multimédia da Porto Editora; Nuno Almeida, Integrated Mobility Division Sales Manager da Samsung; João Filipe Matos, Professor Catedrático Jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Sandra Custódio, Professora de Geografia e coautora de manuais escolares, e Luís Antunes, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Conta ainda com as intervenções de Alexandra Francisco, Professora da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco; Susana Figueira, Professora da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, e António Mendonça, Presidente da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

 

Na sessão de abertura, o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, lembrou que a Madeira já investiu cerca de oito milhões de euros na introdução de manuais digitais nas escolas e prevê canalizar mais 21 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência, generalizando a sua utilização até 2026.

 

“O plano que está traçado indica que no ano letivo 2025/2026 todos os alunos do 5.º ao 12.º ano poderão usufruir dos manuais digitais e do respetivo equipamento de suporte”, disse o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

 

A Região Autónoma da Madeira introduziu os manuais digitais pela primeira vez no ano letivo 2018/2019 e, de acordo com o governante, o processo está agora “suficientemente consolidado” ao nível do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

 

“Relativamente ao ensino secundário, está a decorrer uma experiência piloto com uma turma da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, essa experiência será alargada no próximo ano letivo a mais quatro escolas e 11 turmas”, disse.

 

Jorge Carvalho adiantou que a partir do próximo ano letivo todas as escolas básicas e secundárias do arquipélago terão uma sala de ambientes inovadores de aprendizagem, também designada por “sala do futuro”.

 

Sobre o uso dos manuais digitais, o governante referiu que em algumas disciplinas se verifica um “aproveitamento muito mais significativo” e, por outro lado, a indisciplina na sala de aula diminuiu mais de 30%.

 

Jorge Carvalho sublinhou que a aposta do Governo Regional na transição digital nas escolas se norteia também por questões de saúde e ambientais, contribuindo para a redução do peso das mochilas dos alunos e para a preservação das florestas: “Cerca de 2.000 alunos ingressam por ano no 5.º ano de escolaridade e com os manuais digitais estamos a poupar o equivalente a 280 árvores [que seriam utilizadas para fabricar manuais em papel]”, explicou.

 

Pode consultar online as notícias no Diário de Notícias, no Observador e na RTP Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.