Pesquisar

V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

A jornada marítima de Fernão de Magalhães, desenvolvida entre 1519 e 1522, constitui uma referência na História da Humanidade, podendo ser considerada como percursora do processo de globalização vivenciado desde o século XX. 16-09-2022 Direção Regional de Educação
V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

A expansão marítima portuguesa contribuiu, de modo significativo, para o conhecimento do mundo e para a aproximação de povos, culturas e conhecimentos em domínios como a alimentação, a saúde, o comércio, a técnica e a ciência.

O estudo, a interpretação e a valorização deste processo numa escala global são determinantes para a compreensão da identidade nacional e da contemporaneidade, num quadro de cooperação e globalização crescentes.

A jornada marítima de Fernão de Magalhães, desenvolvida entre 1519 e 1522, constitui uma referência na História da Humanidade, podendo ser considerada como percursora do processo de globalização vivenciado desde o século XX.

As mudanças, as inovações e o desenvolvimento que caracterizaram esta época evidenciam-se, particularmente, após a viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães.

No contexto das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, serão enviados às escolas da RAM dois pósteres (ver anexos):

- Rota da Primeira Circum-Navegação;

- Gigantes Oceânicos de Portugal.

Disponibilizam-se, também em anexo, dois ficheiros com material didático sobre o tema.

 

No âmbito deste programa as escolas poderão desenvolver iniciativas que:

 - Promovam a investigação, o estudo, a partilha e a disseminação de conhecimento sobre Fernão de Magalhães e a viagem de circum-navegação nas suas diferentes dimensões: história, cartografia, ciências náuticas, geografia, oceanografia, astronomia, biologia, antropologia, economia, religião;

-  Valorizem, à escala global, a contemporaneidade da identidade nacional, num quadro de crescente e complexa globalização, reconhecendo e valorizando a presença de Portugal no mundo;

- Valorizem o mar/oceano, apostando na informação e na educação sobre o capital e serviços dos ecossistemas marinhos (alimentação, clima, farmacêutica) do território oceânico nacional.

 

Para mais informações, por favor consulte a página:

https://magalhaes500.pt/circumnavegacao/


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.