Pesquisar

Conferência - Questões Emergentes dos Migrantes e Refugiados

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), em parceria com a Direção Regional de Educação, organizou a conferência "Questões Emergentes dos Migrantes e Refugiados", que teve lugar no dia 15 de novembro, na EPHTM. 15-11-2022 Direção Regional de Educação
Conferência - Questões Emergentes dos Migrantes e Refugiados

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), em parceria com a Direção Regional de Educação, organizou a conferência "Questões Emergentes dos Migrantes e Refugiados”, que teve lugar no dia 15 de novembro, na EPHTM.

 

No cenário atual de guerra e de fluxos migratórios, as diversas instituições regionais enfrentam o desafio da integração educacional, social e económica dos migrantes e refugiados. Para o efeito, torna-se primordial compreender as necessidades destas pessoas e as suas diferenças étnicas e culturais. É de igual modo importante sensibilizar a comunidade para esta problemática e refletir acerca da atuação dos diversos organismos no seu acolhimento e na sua integração. Neste contexto, a Escola, cada vez mais marcada pela diversidade e pela multiculturalidade, assume um papel essencial de responsabilidade social, com a missão de promover uma efetiva integração e inclusão social dos alunos migrantes.

 

Esta conferência pretendeu promover a reflexão e o debate sobre esta temática, consciencializar para a importância da integração, da valorização do capital cultural, humano, e profissional, e destacar a importância da contribuição de todos na construção de um mundo melhor.

 

A sessão de abertura contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, do Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, e do Diretor Pedagógico da EPHTM, Rui Gomes.

 

Do programa do evento, destaque, ainda, para as intervenções de Paula Margarido, Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, Armando Barreiro, Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, e Maria do Céu Silva, Professora de Português Língua Não Materna.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.