Pesquisar

Jovens dos Concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal receberam o Prémio Infante D. Henrique

25 jovens de Câmara de Lobos e 42 do Funchal foram distinguidos com o Prémio Infante D. Henrique, nas categorias Bronze, Prata e Ouro. O Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, participou nesta iniciativa. 09-11-2022 Direção Regional de Educação
Jovens dos Concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal receberam o Prémio Infante D. Henrique

O prémio Infante D. Henrique, uma iniciativa da associação presidida pelo Duque de Bragança, visa distinguir aqueles que se destacam nas atividades em prol, por exemplo, da cidadania e já chegou a cerca de seis mil jovens em Portugal. Este prémio é a versão portuguesa do “The Duke of Edinburgh’s International Award”, fundado em 1956 pelo Duque de Edimburgo. Em Portugal, o Prémio foi fundado em 1988, no Porto, pelo Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, que para além de Fundador é Presidente de Honra.

Atualmente, como explicou D. Duarte de Bragança, a parceria existe apenas com os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal, mas o Duque de Bragança gostava de ver o projeto, também, no Porto Santo. Desenvolver as capacidades dos jovens, o seu espírito cívico são alguns dos objetivos da iniciativa. O prémio não é monetário, mas as medalhas e o certificado são muito valorizados na altura de apresentar currículos para entrar no mercado de trabalho.

Os jovens premiados pertencem da Escola Básica e Secundária Dr. Maurílio da Silva Dantas, à Escola da APEL, à Escola Secundária Jaime Moniz, Associação Criamar e à Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny.

De entre as atividades desenvolvidas pelo Prémio Infante D. Henrique destacam-se as ações de voluntariado no apoio ao próximo e à comunidade, à prática desportiva e à aquisição e desenvolvimento de competências para além da aventura onde são privilegiados o trabalho em grupo e a tomada de decisões.

A formação moral e cívica, a defesa dos valores éticos como complemento à formação curricular e de comportamentos e atitudes do viver em sociedade, estão na base desta distinção.

O Prémio Infante D. Henrique desempenha um papel cada vais mais relevante como fator diferenciador pelo acréscimo de valor que aporta ao curriculum vitae dos Jovens, enquanto testemunho da sua preparação para os desafios profissionais e pessoais e certificação da aquisição de competências.

Para além da medalha e certificado, cada jovem recebeu uma Declaração, para utilizar em candidaturas a Universidades internacionais, mestrados e emprego.

D. Duarte, Duque de Bragança referiu que este Prémio faz cada vez mais sentido no mundo atual, tendo desafiado os jovens a terem um papel mais ativo em projetos versando as temáticas da sustentabilidade ambiental, bem como da saúde mental.

 

Víeo da entrega dos prémios no Funchal:

 

 

 

Consulte a notícia no Jornal da Madeira e no Diário de Notícias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.