Pesquisar

#CodeWeekRAM@2022

O Gabinete de Modernização e Tecnologias Educativas (GMTE) promoveu diversas atividades sobre o funcionamento da tecnologia em diversos estabelecimentos de ensino da Região. 23-11-2022 Direção Regional de Educação
#CodeWeekRAM@2022

No âmbito da Semana Europeia da Programação, que decorreu entre os dias 8 e 23 de outubro, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Gabinete de Modernização e Tecnologias Educativas (GMTE) da Direção Regional de Educação, e em parceria com a #CodeWeek, promoveu diversas atividades sobre o funcionamento da tecnologia em diversos estabelecimentos de ensino da Região.

A #CodeWeek, ou Semana Europeia da Programação, é um projeto europeu de programação que celebra a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração através da programação e de outras atividades tecnológicas. A ideia é tornar a programação mais visível, mostrar aos jovens, adultos e idosos formas de dar vida às ideias através da programação, desmistificar estas competências e reunir pessoas motivadas para aprender.

Neste âmbito, a #CodeWeekRAM teve como objetivos fomentar a literacia digital, levando às salas de aulas o ensino das diferentes linguagens de programação e as suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos, e otimizar as competências de programação com vista a explorar novas ideias e inovar de uma forma divertida e atrativa. Foram, assim, dinamizadas atividades relacionadas com realidade aumentada, realidade virtual, modelagem 3D e programação com várias temáticas, inclusive a de Halloween. De referir, ainda, que o GMTE disponibilizou na sua página atividades direcionadas a todos os ciclos de ensino, nomeadamente, a plataforma CodeCombat, que permite desenvolver conceitos em linguagens de programação Python, JavaScript, CoffeeScript e Lua; e o ECoS – Early Coding in School, um projeto do programa Erasmus+ cuja finalidade é criar uma plataforma para a aprendizagem de programação, em contexto educativo, da história e cultura regionais.

Este ano, participaram 49 escolas, abrangendo um total de 6053 alunos da Madeira e do Porto Santo e ultrapassando o valor do ano anterior de 3817 alunos participantes. De destacar que, pela primeira vez, foi atribuído à Região Autónoma da Madeira um Certificado de Excelência a todas as escolas participantes. Este reconhecimento só foi possível devido ao envolvimento de  a todos os professores por terem partilhado as suas atividades, e aos alunos que todos os anos demonstram e comprovam as suas aprendizagens na criação de produtos digitais.

 

Pode consultar a notícia online no Jornal da Madeira e no Diário de Notícias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.