Pesquisar

Jorge Carvalho na abertura do VI Encontro Regional SeguraNet

Este evento decorreu no dia 10 e março na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. 10-03-2023 Direção Regional de Educação
Jorge Carvalho na abertura do VI Encontro Regional SeguraNet

A Direção Regional da Educação, através da equipa do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas (GMTE), com o apoio da Direção-Geral da Educação e do Centro de Sensibilização SeguraNet, promoveu, no dia 10 de março de 2023, como parte das comemorações do Dia da Internet Mais Segura de 2023, o VI Encontro Regional SeguraNet, intitulado "Dependências Online: A Outra Face da Tecnologia", na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal.

 

Este evento teve como objetivo fomentar a reflexão sobre as oportunidades e desafios do mundo digital, dando destaque ao tema das dependências online e do seu impacto na vida atual. O encontro é dirigido a Diretores de Estabelecimentos de Educação/Ensino, membros dos Conselhos Executivos, coordenadores dos Manuais Digitais, docentes responsáveis pelos projetos SeguraNet, coordenadores TIC e coordenadores de projetos da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação, alargando-se a participação a todos os docentes interessados bem como encarregados de educação, profissionais de saúde e técnicos de juventude.

Na sessão de abertura deste encontro, o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, enalteceu a importância e mais-valias das ferramentas digitais no ensino, destacando também para a premência das questões de segurança no uso dos diversos dispositivos com ligação à internet e defendeu que a comunidade educativa tem de estar “alerta para os desafios que a utilização massiva das novas tecnologias nos coloca. Esse alerta só é possível se tivermos também conhecimento das potencialidades, mas também dos riscos que a utilização das mesmas acarreta”.

Na sua intervenção, o governante enfatizou ainda o principal objetivo da celebração do Dia da Internet Segura, iniciativa europeia que visa sensibilizar as escolas e a comunidade educativa para as questões da Cibersegurança e promover “uma utilização crítica, responsável e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais, nas dimensões social, escolar e familiar, reforçando o papel da escola e das famílias neste importante processo”.

Jorge Carvalho entende que, nos dias atuais, com os diferentes perigos que o mundo virtual também comporta, é necessário “incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital e valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais”.

Nesse âmbito, afiançou que a Região tem procurado “capacitar para o uso seguro da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais e promover boas práticas de cibersegurança nas comunidades educativas”.

 

Pode consultar a notícia no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.