Pesquisar

III Jornadas de Educação Alimentar - O Outro Prato da Balança

Esta iniciativa decorre nos dias 16 e 17 de março e 1 de abril. 15-03-2023 Direção Regional de Educação
III Jornadas de Educação Alimentar - O Outro Prato da Balança

A relação da atividade física e da alimentação com a saúde é estudada há muitos anos, sendo que os resultados confirmam que a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada atuam diretamente na prevenção das doenças crónicas não transmissíveis. Neste contexto, a Secretaria Regional de Educação (SRE), através do Projeto de Educação Alimentar da Direção Regional de Educação (DRE), promove as III Jornadas de Educação Alimentar, este ano dedicadas ao “Outro Prato da Balança”, nos dias 16 e 17 de março e 1 de abril.

 

A sessão de abertura, no dia 16 de março, às 9h00, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, conta com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia; Marco Gomes, Diretor Regional de Educação; Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal; Teresa Esmeraldo, nutricionista e coordenadora do ERPASS e Elsa Forte, coordenadora do Projeto de Educação Alimentar da DRE, entre outras entidades. 

 

Este Projeto, dirigido à comunidade educativa de todos os estabelecimentos de educação/ensino e de todos os ciclos de escolaridade, consiste numa proposta de intervenção em meio escolar, tendo em vista a promoção da educação alimentar. Neste desiderato, tornase imprescindível o apoio aos docentes que pretendam desenvolver esta temática em meio escolar, ou que pretendam aumentar os seus conhecimentos nesta área. Defendendo que qualquer projeto de educação alimentar não deve ser fechado, pré-definido, mas capaz de se adaptar aos contextos específicos em que emerge, permitindo uma adaptação constante às necessidades dos jovens com quem os docentes desenvolvem o seu trabalho, propõe-se um abordar multidisciplinar da temática da alimentação, nestas jornadas dedicadas ao equilíbrio da balança, uma vez que a quantidade de calorias que ingerimos deve ser regulada em função da quantidade de calorias que gastamos. “Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos” (Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS).

 

Esta formação reúne um painel com vários especialistas, de distintas áreas, com o objetivo de promover uma reflexão abrangente, abordando as iniciativas levadas a cabo pela CMF, no que concerne à sua Estratégia Alimentar Municipal, que envolve o Projeto FoodTrails, pelo Projeto ISOPlexis da Universidade da Madeira e os estudos realizados ao nível da Agrodiversidade, refletindo sobre a importância da agrodiversidade regional do ponto de vista alimentar e riqueza nutricional, a consciência da importância do exercício físico como aliado da saúde mental, culminando num percurso ao ar livre, com realização de várias atividades lúdicas e culturais, no seio da Vila do Caniçal.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.