Pesquisar

Projeto de Educação Alimentar abrange 46 escolas da Região

Sessão de Abertura das III jornadas de Educação Alimentar decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco 16-03-2023 Direção Regional de Educação
Projeto de Educação Alimentar abrange 46 escolas da Região

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcou presença na Sessão de Abertura das III jornadas de Educação Alimentar, subordinadas ao tema “O Outro Prato da Balança”, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, que decorrem nos dias 16 e 17 de março e 1 de abril.

Na sua intervenção destacou que este projeto “no presente ano letivo, está a ser desenvolvido em 46 estabelecimentos de educação e ensino – o que pressupõe um número alargado de alunos e docentes envolvidos -  e pretende, através desta formação, valorizar e capacitar os docentes na área da educação alimentar, que também se enquadra no âmbito da Educação para a Cidadania”.

Este encontro irá reunir um painel com vários especialistas, de distintas áreas, com o objetivo de promover uma reflexão abrangente, abordando, nomeadamente, as iniciativas Food Trails e Urban Lab Living, das quais a Câmara Municipal do Funchal é uma das 11 cidades europeias parceiras, projetos financiados pelo programa da União Europeia “Horizon 2020”, ao qual se juntaram diversas Universidades.

A Universidade da Madeira intervirá, abordando os estudos realizados, numa reflexão que aponta para a importância da agrodiversidade regional do ponto de vista alimentar e riqueza nutricional, intervenção contextualizada na articulação estabelecida com a CMF, através do ISOPlexis – Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, no desenvolvimento de iniciativas de produção alimentar mais sustentáveis.

A Direção de Serviços do Desporto Escolar, com a intervenção "Mente sã, corpo são",  irá promover a reflexão em torno da importância do equilíbrio entre o consumo e o dispêndio energético e sobre a importância da atividade física como aliada à saúde mental.

Finalmente, o último dia do encontro será dedicado a um percurso ao ar livre, com realização de várias atividades lúdicas e culturais, no centro da Vila do Caniçal, em articulação com o Projeto Explorar a Madeira da DSDE.

 

Pode consultar a notícia online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.