Pesquisar

O projeto “Escola Ciência” irá levar mais atividades de ensino experimental das Ciências às escolas da RAM.

O projeto Escola Ciência da Direção Regional de Educação integra o plano estratégico para a inovação educacional das escolas da Região Autónoma da Madeira. 20-04-2023 Direção Regional de Educação
O projeto “Escola Ciência” irá levar mais atividades de ensino experimental das Ciências às escolas da RAM.

O projeto “Escola Ciência” irá levar mais atividades de ensino experimental das Ciências às escolas da RAM.

 Estão agendadas para este último período letivo mais quatro experiências deste projeto onde se irão abordar temas como, por exemplo, o lixo marinho, a extinção da borboleta grande-branca da Madeira.... Serão realizadas várias atividades experimentais, como a visualização dos cristais de sal, a confeção de uma “bomba de banho” ou a construção de uma borboleta com materiais reaproveitados.

 

O projeto Escola Ciência da Direção Regional de Educação integra o plano estratégico para a inovação educacional das escolas da Região Autónoma da Madeira, da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia e tem como coordenadoras as professoras Ana Cortinhas e Julleett Monteiro.

            O projeto Escola Ciência visa trabalhar com as escolas o ensino experimental das ciências, como objetivo de promover o gosto pela ciência junto dos alunos, tão necessária para a resolução de problemas quotidianos, para a escolha de carreiras científicas ou para fins mais abrangentes, como sejam, o desenvolvimento tecnológico e a obtenção de uma vida sustentável.

Propõe-se proporcionar aos alunos experiências de aprendizagens ativas e significativas, através de atividades experimentais, possibilitando que eles sejam construtores autónomos e ativos do seu conhecimento e das aprendizagens essenciais necessárias ao desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Destina-se às crianças e aos alunos, desde o ensino pré-escolar e 1.º ciclo até ao ensino secundário. Durante este ano letivo, apenas abrangerá algumas escolas do pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos.

No passado dia 16 de fevereiro, durante o turno da tarde, os alunos do 4.º ano de escolaridade da escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar da Achada já tiveram oportunidade de viver esta experiência e assim, vestir o papel de cientistas.

 Fica aqui o registo desta “pegada”, marcada numa tarde diferente, muito participada e vivida pela delicadeza das mãos e pelo brilho dos olhos dos mais pequenos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.