Pesquisar

Renovação e assinatura do protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Instituto Goethe

Jorge Carvalho recebeu a representante do Instituto Goethe Portugal, Sabine Schlüter, no dia 5 de maio, no âmbito de Projeto PEPA. 05-05-2023 Direção Regional de Educação
Renovação e assinatura do protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Instituto Goethe

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, recebeu, no dia 5 de maio, a representante do Instituto Goethe Portugal, no âmbito do protocolo de cooperação institucional denominado Projeto Escolas-Piloto de Alemão.

Esta visita tem como objetivo “reforçar a colaboração entre as entidades, discutir avanços no protocolo, reforçando o compromisso com o progresso do ensino da língua alemã nas escolas da Região Autónoma da Madeira”.

“A aprendizagem de línguas é uma necessidade e uma exigência, a nível individual e social, enquanto fator facilitador da comunicação num mundo em que o multilinguismo é uma realidade incontornável, sendo que a aposta na diversificação da oferta linguística é um vetor importante das políticas de educação na Europa, de forma a cumprir o objetivo de que cada cidadão seja capaz de comunicar em pelo menos três línguas, duas para além da língua materna. O alemão é, na União Europeia, a língua materna mais falada, com cerca de 100 milhões de falantes, sendo a terceira língua utilizada nas instituições europeias, depois do inglês e do francês. Para além disso, a Alemanha é o segundo parceiro de Portugal ao nível das trocas comerciais. Por outro lado, o domínio de uma língua menos difundida em Portugal constitui uma mais-valia, com potencial para permitir o acesso a oportunidades profissionais, aspeto a não menosprezar numa fase em que os jovens necessariamente terão de equacionar o seu futuro profissional numa perspetiva global”, ressaltou a tutela.

Neste âmbito, a cooperação existente entre as entidades “visa dinamizar e apoiar uma rede de escolas que possam desenvolver trabalho colaborativo e constituir um exemplo de boas práticas, promover e disseminar atividades e experiências pedagógicas inovadoras na área do Alemão como Língua Estrangeira (LE), impulsionar a aprendizagem do Alemão no ensino profissional, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho e o reforço da empregabilidade, e incrementar o interesse pela língua e cultura alemãs na sociedade portuguesa”.

Esta iniciativa conta com a visita de Sabine Schlüter, Vice-Diretora do Goethe-Institut Portugal e diretora do departamento de Língua Alemã, que realizará um périplo por três escolas piloto, designadamente, a Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros, a Escola Secundária Jaime Moniz, e a Escola Básica e Secundária com Pré-escolar da Calheta.

Este evento conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, da Vice-Diretora do Instituto Goethe Portugal, Sabine Schlüter.

 

Consulte a notícia no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.