Pesquisar
3.ª Rubrica Mensal da DRE no Programa Madeira Viva3.ª Rubrica Mensal da DRE no Programa Madeira VivaNo dia 28 de março, o programa Madeira Viva da RTP Madeira abordou o papel das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Enclusiva nos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Região Autónoma da Madeira.
Podcast da Direção Regional de Educação | Aula Extra Podcast da Direção Regional de Educação | Aula Extra Não perca! Marque na sua agenda: 1 de abril, às 11h00.
Projeto “PC4Dys”Projeto “PC4Dys”Folheto Extraordinário, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas
Dia Mundial da Consciencialização do AutismoDia Mundial da Consciencialização do AutismoNo âmbito do projeto Pegadas Azuis, desenvolvido pelo Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava/Ponta do Sol, Núcleo da Calheta, têm sido realizadas diversas atividades com o propósito de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril.
Alunos madeirenses com excelente desempenho no 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.Alunos madeirenses com excelente desempenho no 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.A final do 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos decorreu no passado dia 14 de março, na Universidade de Aveiro.
Calendário das Provas Finais Nacionais do Ensino Básico- 2024Calendário das Provas Finais Nacionais do Ensino Básico- 2024Provas Finais Nacionais do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Calendário de Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário - 2024Calendário de Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário - 2024Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência
Calendário das Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico - 2024Calendário das Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico - 2024Provas de Equivalência à Frequência dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Calendário das Provas de Aferição do Ensino Básico - 2024Calendário das Provas de Aferição do Ensino Básico - 2024Provas de Aferição do Ensino Básico
 "O Pequeno Almoço" é o tema da 1.ª edição do Concurso Alimentarte "O Pequeno Almoço" é o tema da 1.ª edição do Concurso AlimentarteAs inscrições decorrem até ao dia 19 de abril.
Concurso Nutrichefe 2024 | O Pequeno AlmoçoConcurso Nutrichefe 2024 | O Pequeno AlmoçoInscrições abertas até ao dia 19 de abril.
Campeonato Regional de Desportos Gímnicos 2024Campeonato Regional de Desportos Gímnicos 2024Esta competição dedicada à Ginástica Acrobática, Ginástica de Trampolins e Ginástica Artística Feminina, decorreu no dia 16 de março, no Pavilhão de Santa Cruz.
2.ª edição Jardim em Festa | "Um despertar colorido"2.ª edição Jardim em Festa | "Um despertar colorido"Este espetáculo tem lugar no auditório do Jardim Municipal do Funchal pelas 11h00.
I Edição do Concurso Educação para os Media | Cidadania Digital I Edição do Concurso Educação para os Media | Cidadania Digital Decorreu no dia 14 de março a I Edição do Concurso Educação para os Media, subordinado ao tema da "Cidadania Digital", na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Marionetas em ação – III Concurso de Expressão DramáticaMarionetas em ação – III Concurso de Expressão DramáticaConcurso de Expressão Dramática / Pré-Escolar SEMANA REGIONAL DAS ARTES 2024
Oficina "Manuais Digitais - Aprendizagem ativa e colaborativa com tecnologias digitais"Oficina "Manuais Digitais - Aprendizagem ativa e colaborativa com tecnologias digitais"Estão abertas inscrições para a oficina de aprofundamento de conhecimentos que combina tecnologias digitais e metodologias ativas.
Madeira conquista Certificado de Excelência na Code Week 2023Madeira conquista Certificado de Excelência na Code Week 2023A iniciativa, que decorreu no âmbito do desafio Code Week 4 All, envolveu 6.181 alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário.
Revista Diversidades N.º 63 - Educação e SaúdeRevista Diversidades N.º 63 - Educação e Saúdejulho a dezembro de 2023
I Encontro de música e músicos madeirensesI Encontro de música e músicos madeirensesEste evento, marcado para o dia 5 de março no auditório da Escola dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, visa celebrar e homenagear o notável património musical da Região Autónoma da Madeira.
2.ª Rubrica mensal da DRE no programa Madeira Viva dedicada à Educação Artística2.ª Rubrica mensal da DRE no programa Madeira Viva dedicada à Educação ArtísticaO programa Madeira Viva da RTP Madeira divulgou o I Encontro de Música e Músicos Madeirenses.
Basquetebol na Cidade – 2.ª EdiçãoBasquetebol na Cidade – 2.ª EdiçãoEsta iniciativa decorrerá entre os dias 5 e 18 de março na Praça do Povo.
Building The Future Building The Future A 6.ª edição deste evento de transformação digital decorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Convento do Beato.
Torneio do Fedelho Torneio do Fedelho Esta competição decorreu no dia 24 de fevereiro no Pavilhão da EB/PE Bartolomeu Perestrelo.
Projeto de Educação Alimentar | Abertas as inscrições para o Piquenique SaudávelProjeto de Educação Alimentar | Abertas as inscrições para o Piquenique SaudávelEste evento terá lugar no dia 19 de abril, nos Jardins do Lido.
Final do 8.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [8CRJM]Final do 8.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [8CRJM]Este campeonato terá lugar no dia 23 de fevereiro, entre as 9h00 e as 16h00, no Pavilhão Desportivo do Porto da Cruz.
VII Encontro Regional SeguraNet: "Engenharia Social I Navegação Defensiva"VII Encontro Regional SeguraNet: "Engenharia Social I Navegação Defensiva"Este encontro irá decorrer no próximo dia 29 de fevereiro, às 10h, no auditório da Escola da APEL.
Exposição Virtual | Revista Diversidades | 20.º aniversárioExposição Virtual | Revista Diversidades | 20.º aniversárioVisite a Exposição Virtual que assinala os 20 anos da Revista Diversidades!
Desporto Escolar | AMA promove Circuito de Multiatividades Desporto Escolar | AMA promove Circuito de Multiatividades Este circuito da Atividade Motora Adaptada (AMA) teve lugar no dia 6 de fevereiro no Parque Desportivo de Água de Pena.
Circuito Gímnico no 1.º ciclo do ensino básicoCircuito Gímnico no 1.º ciclo do ensino básicoA DSDE promoveu, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, um Circuito Gímnico dirigido aos alunos dos 1º e 2º anos do 1.º ciclo do ensino básico.
Torneio de Desportos GímnicosTorneio de Desportos GímnicosEsta atividade teve lugar no dia 27 de janeiro, no Pavilhão da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.
Ebook do "III Encontro Regional: Programa AaZ"Ebook do "III Encontro Regional: Programa AaZ"A Divisão de Ação e Inovação Pedagógica disponibiliza um Ebook com o registo das atividades desenvolvidas no evento.
AEO visita as escolas da RAMAEO visita as escolas da RAM A partir do dia 19 de fevereiro, a equipa do Apoio Escolar Online inicia o seu périplo anual pelas escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário para apresentar o AEO a todos os alunos e professores da Região.
Modalidades em ação no Desporto EscolarModalidades em ação no Desporto EscolarA DSDE promoveu atividades variadas em diversas modalidades.
Artigo Científico: "Nível de Satisfação dos Alunos da RAM relativamente à Escola que Frequentam".Artigo Científico: "Nível de Satisfação dos Alunos da RAM relativamente à Escola que Frequentam".O presente artigo foi elaborado pelo Prof. Dr. Nuno Pinto e pela Prof. Dra. Alda Portugal, com base num estudo científico realizado no âmbito da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação.
aCORDE 2024aCORDE 2024Tributo aos Cordofones Tradicionais Madeirenses que decorrerá entre os dias 2 e 15 de fevereiro de 2024.
Prova de Boccia apura finalistas das classes BC2 e BC3 para a Festa do Desporto EscolarProva de Boccia apura finalistas das classes BC2 e BC3 para a Festa do Desporto EscolarA Atividade Motora Adaptada abriu o ano de 2024 com uma prova de Boccia, realizada no Pavilhão do Funchal.
Cursos de formação dinamizados pela Equipa dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem (AIA), da Divisão de Recursos Educativos Digitais (DRED).Cursos de formação dinamizados pela Equipa dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem (AIA), da Divisão de Recursos Educativos Digitais (DRED).Estes cursos de formação visam dotar os professores do conhecimento técnico necessário para a utilização dos equipamentos que se encontram nos Ambientes Inovadores de Aprendizagem.
Serviço Técnico de Formação Profissional 2024 - Entrega de certificadosServiço Técnico de Formação Profissional 2024 - Entrega de certificadosEntrega oficial de certificados aos formandos que concluíram a sua formação em diversos percursos formativos entre 2022 e 2023.
Direção Regional de Educação com rubrica mensal no programa Madeira Viva da RTP MadeiraDireção Regional de Educação com rubrica mensal no programa Madeira Viva da RTP MadeiraUm espaço de comunicação e de debate de ideias com o objetivo de disponibilizar, ao público em geral, conhecimento atual, bem como ações e práticas educativas e formativas.
Aprendizagem STEM baseada em orientação para projeto e solução de problemasAprendizagem STEM baseada em orientação para projeto e solução de problemasAtividade formativa em regime e-learning, com suporte das plataformas colaborativas digitais e-me e Photodentro
Videorreportagem EDUCAmediaVideorreportagem EDUCAmediaExposição "Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional"
III Encontro Regional do “Programa AaZ"III Encontro Regional do “Programa AaZ"A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, promove, no dia 12 de janeiro de 2024, o III Encontro Regional do Programa AaZ.
Procedimentos Concursais Procedimentos Concursais Abertura de procedimentos concursais para as carreiras/ categorias de técnico superior (nas áreas de psicologia e serviço social), técnico superior das áreas de diagnóstico e terapêutica (nas áreas de terapia da fala e terapia ocupacional), assistente técnico (na área de apoio educativo especializado) e assistente operacional (nas áreas de apoio geral, costura, pedreiro e motorista).
«RECREIO VIVO – Como criar espaços de jogo e brincadeira livre na Escola»«RECREIO VIVO – Como criar espaços de jogo e brincadeira livre na Escola»Oficina de Formação destinada a professores dos grupos de recrutamento 100; 100 EE; 110;110 E.E; 140; 150;160; Psicólogos; Psicomotricistas; Técnicos de Reabilitação Psicomotora e Terapeutas.
I Jornadas de Estudos e Intervenção com a Família - Da compreensão à IntervençãoI Jornadas de Estudos e Intervenção com a Família - Da compreensão à IntervençãoA Direção Regional de Educação (DRE) em parceria com a Universidade da Madeira (UMa) organiza as I Jornadas de Estudos e Intervenção com a Família – Da compreensão à Intervenção, no dia 19 de janeiro de 2024, às 9h00, no Auditório da Reitoria da UMa.
Formação para professores das Ciências da ComputaçãoFormação para professores das Ciências da ComputaçãoAs Ciências da Computação estão relacionadas com o conhecimento sobre a programação, a tecnologia, a internet, a inteligência artificial, entre outros aspetos.
EDUCAmedia - Filmes de animação do Projeto CENA participam em festivais internacionaisEDUCAmedia - Filmes de animação do Projeto CENA participam em festivais internacionais"Uma Amizade Inesperada" e "O Oceano é de Todos" foram recentemente selecionados para os Festivais BAMkids Film Festival's Young Filmmakers Showcase e II MICE Galápagos Festival.
Boas Festas! Boas Festas! Postal de Natal 2023
Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional - ExposiçãoTecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional - ExposiçãoFolheto N.º 118, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - dezembro de 2023
Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com DeficiênciaGuia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com DeficiênciaDocumento elaborado pela Comissão de Coordenação responsável pela preparação de proposta de Guia Regional de Cidadania para Pessoas com Deficiência, envolvendo entidades e organismos públicos da RAM.
"Os Professores e o Desenvolvimento Vocacional dos Alunos""Os Professores e o Desenvolvimento Vocacional dos Alunos"Curso de Formação destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento, com prioridade para aqueles que lecionem anos de transição.
Campanha “Presentes, todos. Acidentes, nenhuns!” promove a Segurança Rodoviária na Região Autónoma da MadeiraCampanha “Presentes, todos. Acidentes, nenhuns!” promove a Segurança Rodoviária na Região Autónoma da MadeiraEste iniciativa decorre no dia 13 de dezembro, das 10h30 às 11h30, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul).
"Sentir... Pensar... Agir!" apresenta marcos dos 60 anos da Educação Especial na Madeira"Sentir... Pensar... Agir!" apresenta marcos dos 60 anos da Educação Especial na MadeiraPublicação divulga os serviços e recursos específicos de apoio à aprendizagem e à integração disponíveis na Região
Exposição "Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional"Exposição "Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional"A abertura da exposição decorreu no dia 13 de dezembro, às 11h30, nas instalações da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas.
VII Festival Regional de Coros Escolares VII Festival Regional de Coros Escolares Esta iniciativa decorre entre os dias 11 e 15 de dezembro, com sessões diárias às 11h e 16h, na Avenida Arriaga.
60 Anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira60 Anos da Educação Especial na Região Autónoma da MadeiraA Direção Regional de Educação comemora os 60 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira (RAM) com uma conferência e um espetáculo inclusivo.
Casa do professor - UPskills.euCasa do professor - UPskills.euPlataforma com formação para para professores sobre assuntos europeus.
Criação e Adaptação de Conteúdos Curriculares com GRID 3Criação e Adaptação de Conteúdos Curriculares com GRID 3Folheto N.º 117, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - novembro de 2023
Hora do Código 2023 - Vídeo promocionalHora do Código 2023 - Vídeo promocionalVídeo promocional da Hora do Código 2023, com locução de Eduardo Rêgo.
Evento Microsoft EducationEvento Microsoft EducationA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, em parceria com a Microsoft Portugal, irá dinamizar o Evento Microsoft Education, no dia 30 de novembro, no auditório da Escola da APEL.
Hora do Código 2023Hora do Código 2023Entre os dias 4 e 7 de dezembro irá decorrer a Hora do Código. O tema deste ano letivo é a "Criatividade com a Inteligência Artificial".
Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia Regional de Educação para a Segurança Rodoviária, designada Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER)-
XIX Colóquio CIE-UMa Formação de Professores: Contributos da InvestigaçãoXIX Colóquio CIE-UMa Formação de Professores: Contributos da InvestigaçãoO XIX Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) realiza-se nos dias 14 e 15 de dezembro
Dora Kaufman - Webinar sobre IA na EducaçãoDora Kaufman - Webinar sobre IA na EducaçãoNo âmbito da Hora do Código 2023, a professora Dora Kaufman irá dinamizar um webinar sobre a Inteligência Artificial na Educação.
Espetáculo de Natal - "SOS Natal"Espetáculo de Natal - "SOS Natal"Espetáculo pela Equipa de Animação no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos
Aposta na Realidade Virtual e na IA nas salas do futuroAposta na Realidade Virtual e na IA nas salas do futuroO presidente do Governo Regional visitou a “sala do futuro” da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, uma das 29 existentes em escolas públicas na Região.
Estágio de Inserção 100 Diferenças: Um programa do IEM, IP-RAMEstágio de Inserção 100 Diferenças: Um programa do IEM, IP-RAMFolheto N.º 116, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - outubro de 2023
I Encontro Ciência na EscolaI Encontro Ciência na EscolaA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, vai realizar o I Encontro Ciência na Escola.
Dia 20 de outubro assinalou-se “O Dia Mundial de Combate ao Bullying”. Dia 20 de outubro assinalou-se “O Dia Mundial de Combate ao Bullying”. Dinamização de ações de sensibilização sobre o "Combate ao bulliyng" em escolas do 1.º Ciclo de Câmara de Lobos
Seminário “Educação Sexual: Prevenção, Proteção e Promoção de Direitos - (In)formar para uma sexualidade saudável” - 13 e 17 de novembroSeminário “Educação Sexual: Prevenção, Proteção e Promoção de Direitos - (In)formar para uma sexualidade saudável” - 13 e 17 de novembroA Direção Regional de Educação vai realizar o Seminário “Educação Sexual: Prevenção, Proteção e Promoção de Direitos - (In)formar para uma sexualidade saudável”
Dia Mundial da Terapia Ocupacional |27 de outubroDia Mundial da Terapia Ocupacional |27 de outubroA missão do Terapeuta Ocupacional é promover saúde e bem-estar de pessoas com problemas físicos, sociais, emocionais, sensoriais e motores.
Programa EDUCAmedia atribuiu Certificados e Selos de Excelência a 24 escolas da RAMPrograma EDUCAmedia atribuiu Certificados e Selos de Excelência a 24 escolas da RAMA cerimónia decorreu no dia 26 de outubro, pelas 11 horas, no auditório da Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Pensamento Crítico como Método de TrabalhoPensamento Crítico como Método de TrabalhoCurso de formação que teve lugar nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade da Madeira.
III Jornadas STEE - Refletindo e Experimentando Novas Rotas...após 55 anosIII Jornadas STEE - Refletindo e Experimentando Novas Rotas...após 55 anosEvento destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento
Dia Mundial de Combate ao BullyingDia Mundial de Combate ao BullyingProjeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar
Entrega do equipamento TACTONOM READER à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira Entrega do equipamento TACTONOM READER à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira Equipamento revela-se importante na educação de crianças e alunos cegos, com baixa visão, ou mesmo para utilização pelos profissionais cegos que integram a equipa deste serviço
MadIT- Madeira Innovation Talks 2023MadIT- Madeira Innovation Talks 2023Conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros - terá lugar no dia 3 de novembro de 2023 no Pestana Casino Park Hotel - Sala Funchal
Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, preside à sessão de abertura do seminário "HBG: uma Escola que se quer Inclusiva"Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, preside à sessão de abertura do seminário "HBG: uma Escola que se quer Inclusiva"Seminário "HBG: uma Escola que se quer Inclusiva" teve lugar no dia 10 de outubro, às 9h00, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, preside à cerimónia que assinala os 134 anos da fundação da Escola Secundária de Francisco Franco.Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, preside à cerimónia que assinala os 134 anos da fundação da Escola Secundária de Francisco Franco.No âmbito da cerimónia evocativa do 'Dia da Escola', uma iniciativa do Conselho Executivo da ESFF, foram homenageados funcionários e professores e distinguido o mérito dos seus alunos.
Recursos Educativos para a Inclusão e Cidadania - WorkshopRecursos Educativos para a Inclusão e Cidadania - WorkshopFolheto N.º 115, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - setembro de 2023
Aprendizagem da leitura e da escrita: desafios para a avaliação psicológica e intervenção multinível em contexto educativoAprendizagem da leitura e da escrita: desafios para a avaliação psicológica e intervenção multinível em contexto educativoEsta sessão de trabalho intitulada “Aprendizagem da leitura e da escrita: desafios para a avaliação psicológica e intervenção multinível em contexto educativo”, teve lugar no dia 29 de setembro, no Auditório da Escola Secundária Jaime Moniz.
Conferência "O Desenvolvimento de Carreira como Compromisso Social” - Madeira Career Summit"Conferência "O Desenvolvimento de Carreira como Compromisso Social” - Madeira Career Summit"A Conferência terá lugar nos dias 12 e 13 de outubro, no Centro de Estudos de História do Atlântico.
Ações de formação para os profissionais da área social da Direção Regional de Educação Ações de formação para os profissionais da área social da Direção Regional de Educação Estas ações formativas decorrem nos dias 3 e 4 de outubro de 2023.
Comemoração Dia Mundial da Música 2023Comemoração Dia Mundial da Música 2023O Concerto pedagógico comemorativo do Dia Mundial da Música decorreu no dia 02 de outubro, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.
Corta Mato Jovem Escolar Corta Mato Jovem Escolar Estão abertas as inscrições para o Corta Mato Jovem Escolar.
Madeira curtas, Liberdade: realização de projetos de vídeo em contexto escolarMadeira curtas, Liberdade: realização de projetos de vídeo em contexto escolarOficina de formação destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento
Concurso Educação para os Media - "Cidadania Digital" Concurso Educação para os Media - "Cidadania Digital" Inscrições até ao dia 30 de novembro.
Torneio MegaSprinterTorneio MegaSprinterEste torneio realiza-se no dia 28 de outubro, em Câmara de Lobos.
Revista Diversidades N.º 62 – Inquérito de SatisfaçãoRevista Diversidades N.º 62 – Inquérito de Satisfaçãojá está disponível o inquérito online ao Grau de Satisfação dos Leitores da Revista Diversidades na edição n.º 62 - "20 anos de partilha" – janeiro a junho de 2023.
Protocolo de cooperação entre o Grupo Sousa e a SRE assegura a deslocação de alunos surdos no âmbito do projeto “Surd'ilhas”Protocolo de cooperação entre o Grupo Sousa e a SRE assegura a deslocação de alunos surdos no âmbito do projeto “Surd'ilhas”O projeto “Surd'Ilhas”, promovido pela Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, organiza o seu o 1.º encontro no dia 2 de outubro, no Porto Santo.
O Ensino e Treino do Judo na Escola O Ensino e Treino do Judo na Escola Curso de formação destinado a docentes dos grupos de recrutamento 110;160;260; 620
"AAIA – Aprender em Ambientes Inovadores de Aprendizagem: uma abordagem inicial”"AAIA – Aprender em Ambientes Inovadores de Aprendizagem: uma abordagem inicial”Formação destinada a docentes de dos 2.º 3 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário com salas do futuro. Pretende-se integrar as ferramentas tecnológicas disponíveis nas escolas e, ao mesmo tempo, proporcionar a inclusão, o trabalho colaborativo e a renovação de práticas pedagógicas.
Apresentação da Semana Europeia do DesportoApresentação da Semana Europeia do DesportoA 9.ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), celebrar-se-á este ano em toda a Europa, entre os dias 23 e 30 de setembro.
Dia Europeu da Psicomotricidade | 19 de setembroDia Europeu da Psicomotricidade | 19 de setembroEsta data pretende divulgar esta área de intervenção, bem como o papel do psicomotricista no âmbito terapêutico, pedagógico e preventivo.
Novo Facebook da DRE e lançamento do InstagramNovo Facebook da DRE e lançamento do InstagramInicia-se o ano letivo 2023-2024 com o lançamento de uma nova página de Facebook e da página Instagram da DRE
SPLASH de cor em pacotes de açúcarSPLASH de cor em pacotes de açúcarEsta exposição terá lugar no dia 13 de setembro, às 10 horas, no centro comercial MadeiraShopping - Funchal e estará patente ao público até ao dia 24 de setembro de 2023.
SRE celebra protocolo com a SamsungSRE celebra protocolo com a SamsungNo âmbito do Projeto Manuais Digitais, este protocolo possibilita a divulgação dos produtos daquela marca aos professores das escolas públicas da RAM.
Sessão formativa “O Cérebro destrava línguas?”Sessão formativa “O Cérebro destrava línguas?”Esta iniciativa decorreu no dia 6 de setembro, na Escola da APEL.
SRE assinala o início do ano letivo na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de Câmara de LobosSRE assinala o início do ano letivo na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de Câmara de LobosAs escolas da Madeira abrem hoje as portas para começar a receber cerca de 37.200 alunos.
Calendário Escolar do ano letivo 2023/2024Calendário Escolar do ano letivo 2023/2024Início das atividades educativas com crianças nas creches, jardins de infância, infantários e unidades de educação pré-escolar a 7 de setembro de 2023 e termo a 12 de julho de 2024
Revista Diversidades N.º 62 - 20 anos de partilhaRevista Diversidades N.º 62 - 20 anos de partilhajaneiro a junho de 2023
Tecnologias e Produtos de Apoio a crianças e alunos, no âmbito do PRR: Projeto DRE/CP/2023/001Tecnologias e Produtos de Apoio a crianças e alunos, no âmbito do PRR: Projeto DRE/CP/2023/001Folheto N.º 114, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - julho de 2023
Ebook do "2.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica"Ebook do "2.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica"A Divisão de Ação e Inovação Pedagógica disponibiliza, disponibiliza um Ebook onde constam as apresentações dos preletores convidados no "2.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica".
Projeto “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem”Projeto “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem”Aprovação da candidatura “2023-1-PT01-KA122-SCH-000149559, Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar”, com o título “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem”
"O Gato Amarelo" com nova versão multimédia"O Gato Amarelo" com nova versão multimédiaA história "O Gato Amarelo" em nova versão multimédia, criada por André Barros
Triatlo Literário e Concurso Nacional de Literatura (TL/CNL)Triatlo Literário e Concurso Nacional de Literatura (TL/CNL)Concurso Nacional de Leitura, coordenado, a nível regional, pelas Direção Regional de Educação (DRE) e do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (DRABM).
Enfrentar o Desafio das drogas - AtlanteEnfrentar o Desafio das drogas - AtlanteO Projeto Enfrentar o Desafio das Drogas - Atlante, da responsabilidade conjunta da Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, e da Direção Regional da Educação, é dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e é composto por 6 sessões.
Cerimónia de Homenagem a João Apolinário, docente finalista do Global Teacher Prize PortugalCerimónia de Homenagem a João Apolinário, docente finalista do Global Teacher Prize PortugalEsta cerimónia teve lugar, no dia 10 de julho, no Salão Nobre do Governo Regional.
Estratégia Regional de Educação para a CidadaniaEstratégia Regional de Educação para a CidadaniaInformações gerais sobre a Estratégia Regional de Educação para a Cidadania
DSDE promove Circuito Aquático no âmbito da Atividade Motora AdaptadaDSDE promove Circuito Aquático no âmbito da Atividade Motora AdaptadaEsta iniciativa decorreu no dia 14 de junho, presentes no Complexo Balnear do Lido.
Projeto "Todos Podem Ler" em mais 4 escolas, com o apoio da Fundação AlticeProjeto "Todos Podem Ler" em mais 4 escolas, com o apoio da Fundação AlticeFolheto N.º 113, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - junho de 2023
Cerimónia de Entrega de Prémios da Feira Tecnológica 2023 Cerimónia de Entrega de Prémios da Feira Tecnológica 2023 Este evento terá lugar no dia 26 de junho às 14h30, na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2023/2024.Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2023/2024.Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 19/06/2023, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que determina o calendário escolar dos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2023-2024.
Concurso Internacional "TESOUROS DA MINHA TERRA - Paisagem"Concurso Internacional "TESOUROS DA MINHA TERRA - Paisagem"Iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística.
XXVIII Edição do Encontro Regional do Ensino RecorrenteXXVIII Edição do Encontro Regional do Ensino RecorrenteEste evento terá lugar no dia 21 de junho, pelas 10h15, no Parque Temático da Madeira.
Colaboradores da Direção Regional de Educação participam em curso em FlorençaColaboradores da Direção Regional de Educação participam em curso em FlorençaA Direção Regional de Educação fez-se representar, em Florença, no curso intitulado 'Designing Inclusive Learning Environments to Support all Studentes'.
Jump 4 Fun – Fase FinalJump 4 Fun – Fase FinalEsta competição decorreu no passado dia 9 de junho, no pavilhão da Escola Secundária de Francisco Franco.
Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE 2023Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE 2023Este festival decorre dia 16 de junho de 2023, às 9h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa Regional, no âmbito da Semana Regional das Artes 2023.
SEMANA REGIONAL DAS ARTES 2023SEMANA REGIONAL DAS ARTES 2023A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, promove a 12.ª edição da Semana Regional das Artes 2023
2.º Encontro Regional - Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica2.º Encontro Regional - Sucesso Escolar e Inovação PedagógicaAtividade Formativa destina a docentes de todos os grupos de recrutamento e técnicos superiores na área da educação. Esta iniciativa terá lugar no dia 12 de junho, das 09h00 às 13h00, no auditório da Escola da APEL.
"Papel por Alimentos" – vídeo de sensibilização para recolha de papel pelas escolas da Região Autónoma da Madeira"Papel por Alimentos" – vídeo de sensibilização para recolha de papel pelas escolas da Região Autónoma da MadeiraIniciativa do Projeto de Educação Alimentar da DRE, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome Madeira.
II Jornadas da Educação/Saúde – “Crescer SaudávelMente”II Jornadas da Educação/Saúde – “Crescer SaudávelMente”Este evento terá lugar no dia 2 de junho, às 9h00, no auditório da Escola da APEL. Pode ainda assistir em direto através do YouTube.
Com o Apoio da Fundação Altice, o Projeto ACCESS FAST para alunos do ensino básico, secundário e universitário! Com o Apoio da Fundação Altice, o Projeto ACCESS FAST para alunos do ensino básico, secundário e universitário! Folheto N.º 112, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - maio de 2023
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar cheio de luz, cor e magia!Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar cheio de luz, cor e magia!“Os dias que contam” foi o tema da abertura da Festa do Desporto Escolar que teve lugar no dia 25 de maio na Praça do Povo.
"NATUREZA OCULTA" - I Concurso Internacional de Fotografia - Madeira"NATUREZA OCULTA" - I Concurso Internacional de Fotografia - MadeiraI Concurso Internacional de Fotografia promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística - Divulgação de Vencedores
Cerimónia de entrega de prémios dos passatempos regionais do Projeto Baú de Leitura e inauguração da exposiçãoCerimónia de entrega de prémios dos passatempos regionais do Projeto Baú de Leitura e inauguração da exposiçãoEste evento decorreu no dia 23 de maio no Centro Comercial La Vie Funchal.
Programa da Festa do Desporto Escolar 2023Programa da Festa do Desporto Escolar 2023Programa das atividades da Festa do Desporto Escolar 2023
Semana do Desporto Escolar 2023 – conferência de imprensaSemana do Desporto Escolar 2023 – conferência de imprensaA Festa do Desporto Escolar 2023 decorre entre os dia 25 de maio e 1 de junho.
Candidaturas para projetos de Promoção do Sucesso Escolar 2023-2024Candidaturas para projetos de Promoção do Sucesso Escolar 2023-2024Prazo de candidatura decorre até dia 9 de junho de 2023
Oferta Educativa / Formativa - Ano Letivo 2023/2024Oferta Educativa / Formativa - Ano Letivo 2023/2024Mapas com a oferta educativa / formativa
DSDE promove Mini Badminton aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho da CalhetaDSDE promove Mini Badminton aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho da CalhetaEsta atividade decorreu no passado dia 17 de maio no Pavilhão Gimnodesportivo dos Prazeres.
Festival Regional de Dança Escolar da RAM 2023Festival Regional de Dança Escolar da RAM 2023Este evento decorre entre os dias 16 e 17 de maio, na Avenida Arriaga, com sessões diárias às 11h00 e às 16h00.
Exposição “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira”Exposição “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira”Esta exposição decorre no Museu de Eletricidade - Casa da Luz de 16 a 21 de maio.
Serviço Técnico de Formação Profissional - OFERTA FORMATIVA PARA 2023/2024Serviço Técnico de Formação Profissional - OFERTA FORMATIVA PARA 2023/2024Ações Formativas a iniciar no STFP no próximo ano letivo 2023/2024: EA_Empregado_Andares_811180_RFA; COZ_Cozinheiro_811177_RFA; AFAC_Assistente_Familiar _e_de_Apoio_à_Comunidade_762190_RFA; MSR_Mecânico_de_Serviços_Rápidos _525090_RFA.
Um dia especial de Golfe, um projeto da Atividade Motora Adaptada Um dia especial de Golfe, um projeto da Atividade Motora Adaptada O primeiro torneio de golfe realizado no âmbito da AMA teve lugar no passado dia 10 de maio.
Visita do Diretor Executivo da Altice Madeira, às atividades do Projeto "Access Fast"Visita do Diretor Executivo da Altice Madeira, às atividades do Projeto "Access Fast"O diretor executivo da Altice Madeira, Engenheiro Jorge Sequeira, acompanhou a participação de alunos que frequentam o ensino superior, nas atividades de divulgação do projeto "Access Fast"
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia  e a Fundação Altice entregam conjunto de soluções de apoio à comunicação acessível às Bibliotecas Escolares da RegiãoA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Altice entregam conjunto de soluções de apoio à comunicação acessível às Bibliotecas Escolares da RegiãoA cerimónia de entrega às Bibliotecas Escolares da Região decorreu no dia 11 de maio, às 11h00, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar e Creche Professor Eleutério de Aguiar.
O Tesouro Misterioso - Centro Cívico do Estreito de Câmara de LobosO Tesouro Misterioso - Centro Cívico do Estreito de Câmara de LobosEspetáculo comemorativo do Dia Mundial da Criança.
Ciclo de Conferências - Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da tecnologia à pedagogiaCiclo de Conferências - Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da tecnologia à pedagogiaEste evento decorre no dia 16 de maio, das 09h15 às 18h30, no Centro de Congressos da Madeira.
Boccia de EquipasBoccia de EquipasEsta competição teve lugar no passado dia 3 de maio, no pavilhão da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.
Encontro de Ginástica Acrobática IIEncontro de Ginástica Acrobática IIEste encontro decorreu no passado dia 29 de abril decorreu no Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.
Jornadas "Construindo Pontes para o Sucesso Educativo com a Comunidade"Jornadas "Construindo Pontes para o Sucesso Educativo com a Comunidade"O evento terá lugar no dia 26 de maio de 2023 das 8h30 às 13h00 no Museu da Imprensa de Câmara de Lobos e das 14h30 às 17h00 na Praça da Autonomia
Renovação e assinatura do protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Instituto GoetheRenovação e assinatura do protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Instituto GoetheJorge Carvalho recebeu a representante do Instituto Goethe Portugal, Sabine Schlüter, no dia 5 de maio, no âmbito de Projeto PEPA.
Fase Final de Ténis de MesaFase Final de Ténis de MesaEsta competição decorreu no dia 29 de abril na Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo
DSDE promove atividade RaquetOlândiaDSDE promove atividade RaquetOlândiaEsta atividade teve lugar no passado dia 29 de abril, no Centro Desportivo da Madeira.
Sessões teórico-práticas de divulgação do Projeto "Access Fast"Sessões teórico-práticas de divulgação do Projeto "Access Fast"Nos dias 9, 10 e 11 de maio, no âmbito do Projeto "Access Fast", a equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas orienta sessões teórico-práticas de divulgação
Dia Mundial da Dança 2023Dia Mundial da Dança 2023A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), comemora o Dia Mundial da Dança nos dias 28 de abril e 29 de abril.
Acessos inovadores para alunos utilizadores de produtos de apoio para a escrita, comunicação e/ou informaçãoAcessos inovadores para alunos utilizadores de produtos de apoio para a escrita, comunicação e/ou informaçãoProjeto "Access Fast": projeto da Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas com o apoio da Fundação Altice
Final Regional do Concurso Triatlo Literário e Concurso Nacional de Leitura (TL/CNL)Final Regional do Concurso Triatlo Literário e Concurso Nacional de Leitura (TL/CNL)Nos dias 27 e 28 de abril, entre as 14h00 e as 17h30, irá decorrer no auditório do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira, a Final Regional do concurso TL/CNL
Formação a Distância: "Avaliação Formativa Online - Ambientes Físicos ou Distanciados" e "Gamificação e sala de aula invertida - práticas e estratégias"Formação a Distância: "Avaliação Formativa Online - Ambientes Físicos ou Distanciados" e "Gamificação e sala de aula invertida - práticas e estratégias"Abertura de inscrições para formação a distância no âmbito do PRR.
O projeto “Escola Ciência” irá levar mais atividades de ensino experimental das Ciências às escolas da RAM.O projeto “Escola Ciência” irá levar mais atividades de ensino experimental das Ciências às escolas da RAM.O projeto Escola Ciência da Direção Regional de Educação integra o plano estratégico para a inovação educacional das escolas da Região Autónoma da Madeira.
Projeto PEPA – Projeto Piloto Escolas de AlemãoProjeto PEPA – Projeto Piloto Escolas de AlemãoRenovação e assinatura do protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Instituto Goethe está agendada para maio.
Acordo de cooperação institucional entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e o Hospital Particular da MadeiraAcordo de cooperação institucional entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e o Hospital Particular da MadeiraA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, e o Hospital Particular da Madeira, através do Grupo HPA Saúde, celebraram, no dia 19 de abril, um acordo de cooperação institucional.
Ebook do "1.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica"Ebook do "1.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica"A Divisão de Ação e Inovação Pedagógica disponibiliza, disponibiliza um Ebook onde constam as apresentações dos preletores convidados, assim como a fundamentação, enquadramento legal e alguns exemplos de Projetos de Promoção do Sucesso Educativo e Inovação Pedagógica implementados na RAM
Boccia – Modalidade ParalímpicaBoccia – Modalidade ParalímpicaAtividade formativa destinada a técnicos superiores e docentes de todos dos grupos de recrutamento, mas com validação apenas para os GR 160, 260 e 620.
Em Multiformato, "A Maior Flor do Mundo", acessível a TODOS, apresentada na Feira do Livro do FunchalEm Multiformato, "A Maior Flor do Mundo", acessível a TODOS, apresentada na Feira do Livro do FunchalFolheto N.º 111, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - abril de 2023
Ebook PEPA: Projeto Escolas-Piloto AlemãoEbook PEPA: Projeto Escolas-Piloto AlemãoA Divisão de Ação e Inovação Pedagógica disponibiliza um Ebook com o balanço do projeto PEPA nas escolas-piloto e com a compilação das atividades realizadas na formação
O Projeto Erasmus+ Edu4Col@b em Diálogo com Maria Montessori e Reggio EmiliaO Projeto Erasmus+ Edu4Col@b em Diálogo com Maria Montessori e Reggio EmiliaDocentes de todos os grupos de recrutamento
II Explorar a Madeira 2023II Explorar a Madeira 2023A atividade está agendada para os dias 29, 30, e 31 de março, tendo continuidade no dia 1 de abril para todos os familiares que a pretendam realizar com os seus filhos/educandos.
Feira do Livro - Apresentação do livro “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago em diferentes formatos acessíveisFeira do Livro - Apresentação do livro “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago em diferentes formatos acessíveisEsta iniciativa teve lugar, no dia 28 de março, na Feira do Livro do Funchal
Celebração do Dia Mundial do TeatroCelebração do Dia Mundial do TeatroEvento da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA)
2.ª fase do Campeonato Regional de Desportos Gímnicos2.ª fase do Campeonato Regional de Desportos GímnicosEsta iniciativa decorreu no passado dia 25 de março no Porto Santo.
Jump 4 Fun no Porto SantoJump 4 Fun no Porto SantoEsta iniciativa decorreu nos dias 23 e 24 de março no Pavilhão Multiusos do Porto Santo.
Revista Diversidades N.º 61 – Inquérito de SatisfaçãoRevista Diversidades N.º 61 – Inquérito de SatisfaçãoJá está disponível o inquérito online ao Grau de Satisfação dos Leitores da Revista Diversidades na edição n.º 61 - "O papel transformador do professor" – julho a dezembro de 2022.
Dia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) – comemora a 27 de março de 2023, pelas 11horas, no Centro Cultural John dos Passos, o Dia Mundial do Teatro.
Campeonato Regional de Desportos Gímnicos ICampeonato Regional de Desportos Gímnicos IEsta iniciativa realizou-se no passado dia 18 de março na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Homenagem às colegas Adriana Rodrigues e Otília HenriquesHomenagem às colegas Adriana Rodrigues e Otília HenriquesFolheto N.º 110, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - março de 2023
Projeto de Educação Alimentar abrange 46 escolas da RegiãoProjeto de Educação Alimentar abrange 46 escolas da RegiãoSessão de Abertura das III jornadas de Educação Alimentar decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Formação em Contexto para Educadores de lnfânciaFormação em Contexto para Educadores de lnfânciaEste Ciclo de Encontros Formativos, pensados intencionalmente para os educadores de infância, debruça-se sobre diferentes dimensões da Pedagogia para a infância e sobre Metodologias Participativas.
III Jornadas de Educação Alimentar - O Outro Prato da BalançaIII Jornadas de Educação Alimentar - O Outro Prato da BalançaEsta iniciativa decorre nos dias 16 e 17 de março e 1 de abril.
Jardim em Festa 2023Jardim em Festa 2023A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) – promoveu a primeira edição do Jardim em Festa.
Apuramento da competição individual de Boccia das classes BC2 e BC3Apuramento da competição individual de Boccia das classes BC2 e BC3Esta prova decorreu, no dia 8 de março, no Pavilhão do Funchal.
Formação a distância: "Inovação Pedagógica com Recursos Educativos Digitais" e "Ferramentas Pedagógicas Digitais – Uma Abordagem Prática" Formação a distância: "Inovação Pedagógica com Recursos Educativos Digitais" e "Ferramentas Pedagógicas Digitais – Uma Abordagem Prática" Abertura de inscrições para formação a distância no âmbito do PRR.
Jorge Carvalho na abertura do VI Encontro Regional SeguraNetJorge Carvalho na abertura do VI Encontro Regional SeguraNetEste evento decorreu no dia 10 e março na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Plano Nacional De Formação Financeira (PNFF) promoveu um curso de formação de professores na Região Autónoma da MadeiraPlano Nacional De Formação Financeira (PNFF) promoveu um curso de formação de professores na Região Autónoma da MadeiraO curso de formação decorreu entre os dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, na Escola Secundária de Francisco Franco.
I Seminário: A importância da saúde e do bem-estar no trabalhoI Seminário: A importância da saúde e do bem-estar no trabalhoEsta iniciativa terá lugar nos dias 16 e 17 de março, das 9h00 às 17h00, no Museu de Imprensa de Câmara de Lobos.
Ténis de Mesa - Zonas Este e OesteTénis de Mesa - Zonas Este e OesteConcentração de Iniciados/Juvenis/Juniores-Seniores que teve lugar no dia 4 de março de 2023.
Andebol e UltimateAndebol e UltimateAtividade externa para os alunos do 1º. ciclo do ensino básico.
GymEscolar – Madeira Gym For LifeGymEscolar – Madeira Gym For LifeEsta iniciativa decorreu no passado dia 4 de março, no auditório do Jardim Municipal do Funchal.
Final do 7.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos Final do 7.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos Esta competição decorreu, no dia 3 de março, no Pavilhão Gimnodesportivo Luís Mendes (Ribeira Brava).
1.º Encontro: Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica nas Escolas da RAM1.º Encontro: Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica nas Escolas da RAMO Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia participou na abertura do I Encontro Regional dedicado ao sucesso escolar e inovação pedagógica, promovido pela Direção Regional de Educação.
Para uma maior Mobilidade Autónoma nas Escolas!Para uma maior Mobilidade Autónoma nas Escolas!Folheto N.º 109, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - fevereiro de 2023
Basquetebol na cidadeBasquetebol na cidadeBasquetebol realiza competição no Funchal
Revista Diversidades N.º 61 - O papel transformador do professorRevista Diversidades N.º 61 - O papel transformador do professorjulho a dezembro de 2022
1.º Encontro: Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica nas Escolas da RAM1.º Encontro: Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica nas Escolas da RAM Esta iniciativa terá lugar no dia 2 de março, das 09h00 às 13h00, no auditório da Escola da APEL.
VI Encontro Regional SeguraNetVI Encontro Regional SeguraNetO VI Encontro Regional SeguraNet, intitulado "Dependências Online: A Outra Face da Tecnologia", realiza-se no dia 10 de março na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Educação Inclusiva em destaque nas I Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto Educativo Educação Inclusiva em destaque nas I Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto Educativo A iniciativa decorre nos dias 15 e 16 de fevereiro na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.
STFP nas “I Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto Educativo”STFP nas “I Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto Educativo”Apresentação das boas práticas/projetos de promoção de competências sociais para os formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional
Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia entrega manuais digitais a alunos do CEPAM.Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia entrega manuais digitais a alunos do CEPAM.Esta iniciativa abrangeu 45 alunos do Conservatório.
2.ª Edição do Concurso Regional de Cordofones Tradicionais Madeirenses2.ª Edição do Concurso Regional de Cordofones Tradicionais MadeirensesConcurso Regional de Cordofones Tradicionais Madeirenses realizado na Assembleia Legislativa da Madeira
aCORDE - Laureados 2023aCORDE - Laureados 2023Prémio Carlos Santos, Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos e Prémio Jovem Revelação
Danças de roda e brinquedos cantadosDanças de roda e brinquedos cantadosCurso de formação destinado a educadores de infância
Edu4col@b: Ambientes Inovadores de Aprendizagem - Uma abordagem inicialEdu4col@b: Ambientes Inovadores de Aprendizagem - Uma abordagem inicialCurso de Formação destinado a todos os grupos de recrutamento
Encontro & Torneio de Kayak PóloEncontro & Torneio de Kayak PóloEste encontro decorreu no passado dia 21 de janeiro, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.
Torneio Individual de Judo no Clube Naval do FunchalTorneio Individual de Judo no Clube Naval do FunchalCompetição de judo desenvolve técnicas em situação de combate.
Novos Horizontes para a Técnica Superior Andreia PintoNovos Horizontes para a Técnica Superior Andreia PintoFolheto N.º 108, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - janeiro de 2023
I Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto EducativoI Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto EducativoEsta atividade formativa terá lugar nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 9h00 às 17h00, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.
aCORDE 2023aCORDE 2023aCORDE 2023 - de 1 a 4 de fevereiro
Apresentação do livro “A prática do Yoga em alunos com Necessidades Especiais na ilha da Madeira” Apresentação do livro “A prática do Yoga em alunos com Necessidades Especiais na ilha da Madeira” Este evento decorreu no dia 25 de janeiro, no Auditório do Museu da Eletricidade - Casa da Luz.
João, o PirataJoão, o PirataExploração dos conceitos das Ciências da Computação, para as crianças da Educação Pré-Escolar, através de uma história criada pelo software ChatGPT.
Exposição "NOS CAMINHOS DA ARTE"Exposição "NOS CAMINHOS DA ARTE"Exposição NOS CAMINHOS DA ARTE, entre 24 e 31 de janeiro, no espaço Madeira Shopping, com inauguração, no dia 24, às 18h.
STFP na UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e DependênciasSTFP na UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e DependênciasAções de sensibilização para formandos e para a equipa multidisciplinar no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR)
Entrega de certificados aos formandos do Serviço Técnico de Formação ProfissionalEntrega de certificados aos formandos do Serviço Técnico de Formação ProfissionalRegião foi pioneira em muitas políticas de integração de jovens
Oficina de Formação "A Paz também se aprende na escola: Filosofia Ubuntu"Oficina de Formação "A Paz também se aprende na escola: Filosofia Ubuntu"A Direção Regional de Educação promove uma oficina de formação em abril de 2023.
Inspetor Computacional | versão 1.0Inspetor Computacional | versão 1.0Já está disponível a sugestão "Inspetor Computacional".
II edição do Concurso CINEsegur@nçaDigitalII edição do Concurso CINEsegur@nçaDigitalO CINEsegur@nçaDigital, é organizado pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
Competências pré-leitorasCompetências pré-leitorasCurso de Formação destinado a Educadores de Infância e Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico
DAAT assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na EB1/PE da AssomadaDAAT assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na EB1/PE da AssomadaFolheto N.º 107, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - dezembro de 2022
Gym Escolar & Judo Show celebram o NatalGym Escolar & Judo Show celebram o NatalSarau de Natal
Governo Regional da Madeira associa-se novamente às campanhas de Segurança Rodoviária “O melhor presente é estar presente”Governo Regional da Madeira associa-se novamente às campanhas de Segurança Rodoviária “O melhor presente é estar presente”A Sinistralidade Rodoviária é uma tragédia mundial: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3700 pessoas por dia, 1 pessoa a cada 24 segundos.
Patrícia Mamona promoveu a conferência "Do Desporto Escolar à Medalha Olímpica"Patrícia Mamona promoveu a conferência "Do Desporto Escolar à Medalha Olímpica"A atleta esteve na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no dia 15 de dezembro.
Cerca de 30 utentes de quatro Casas do Povo transformados em atores no “I Festival de Curtas”Cerca de 30 utentes de quatro Casas do Povo transformados em atores no “I Festival de Curtas”Ao longo de nove meses, cerca de três dezenas de pessoas transformaram-se em artistas para dar vida ao “I Festival de Curtas da Casa do Povo”
Conversas de café - “Inclusão da Pessoa com Deficiência na Região Autónoma da Madeira - Percursos com História” Conversas de café - “Inclusão da Pessoa com Deficiência na Região Autónoma da Madeira - Percursos com História” O Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Instituto de Segurança Social da Madeira realizou no dia 9 de dezembro, no Café Inclusão, as conversas de café.
O Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) abre as portas à comunidadeO Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) abre as portas à comunidadeO Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) abre as portas a vinte e um alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António.
Encontro: Mitos, verdades e desafios...das Perturbações Motoras e NeuromotorasEncontro: Mitos, verdades e desafios...das Perturbações Motoras e NeuromotorasO evento terá lugar no dia 12 de dezembro, às 9h30, no Auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Entrega de prémios do concurso Criação do LemaEntrega de prémios do concurso Criação do LemaNo âmbito das iniciativas organizadas pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação, para assinalar o Dia Internacional (3 de dezembro) e o Dia Nacional (9 de dezembro) da Pessoa com Deficiência.
VI Festival Regional de Coros Escolares VI Festival Regional de Coros Escolares VI Festival Regional de Coros Escolares da RAM, entre os dias 12 e 16 de dezembro com duas sessões diárias às 11h e às 16h
Madeira está à frente do continente na educação digitalMadeira está à frente do continente na educação digitalOs projetos de digitalização no setor da educação financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência na Madeira estão numa fase mais avançada na Madeira.
Corta Mato Jovem EscolarCorta Mato Jovem EscolarEstão abertas as inscrições para o Corta Mato Jovem Escolar
Campeonatos Escolares de Futsal 2022/2023Campeonatos Escolares de Futsal 2022/20231.ª e 2.ª Jornadas das diferentes séries dos Escalões de Juvenis Masculinos Série B e de Juniores/Seniores Masculinos Série A.
Equipa da DAAT, há 2 décadas a divulgar a importância dos Produtos e Tecnologias de Apoio na EducaçãoEquipa da DAAT, há 2 décadas a divulgar a importância dos Produtos e Tecnologias de Apoio na EducaçãoFolheto N.º 106, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - novembro de 2022
Ao Encontro dos Pais ...A Relação Escola-FamíliaAo Encontro dos Pais ...A Relação Escola-FamíliaO Centro de Recursos Educativos Especializados de Machico organiza o evento "Ao encontro dos pais... A relação escola-família" no dia 2 de dezembro, às 15h30, na Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.
Ao encontro dos pais... O impacto das "novas" tecnologias no desenvolvimento da criançaAo encontro dos pais... O impacto das "novas" tecnologias no desenvolvimento da criançaO Centro de Recursos Educativos Especializados de Santa Cruz realiza a ação "Ao encontro dos pais... O impacto das "novas" tecnologias no desenvolvimento da criança", no dia 2 de dezembro, das 19h00 às 20h00, no auditório da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.
A importância das rotinas no desenvolvimento da criança: estratégias e atividadesA importância das rotinas no desenvolvimento da criança: estratégias e atividadesO Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo realiza a conferência "A importância das rotinas no desenvolvimento da criança: estratégias e atividades", no dia 2 de dezembro, na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco.
Ao encontro dos pais... A arte na promoção da inclusãoAo encontro dos pais... A arte na promoção da inclusãoO Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal organiza o evento "Ao encontro dos pais... A arte na promoção da inclusão", no dia 2 de dezembro, às 18h45, na FNAC Madeira.
GymEscolar & JudoShow - Sarau de NatalGymEscolar & JudoShow - Sarau de NatalUm espetáculo de ginástica e judo a não perder!
Primeira concentração de modalidades do Desporto EscolarPrimeira concentração de modalidades do Desporto EscolarEsta iniciativa decorreu no dia 19 de novembro em diversos locais da Região.
Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”O Projeto "Todas e todos… fazemos tudo!” é promovido pela DRE em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e dirige-se às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico de todas as escolas do ensino público e privado da RAM.
Hora do Código 2022Hora do Código 2022A Hora do Código realiza-se entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2022.
#CodeWeekRAM@2022  #CodeWeekRAM@2022 O Gabinete de Modernização e Tecnologias Educativas (GMTE) promoveu diversas atividades sobre o funcionamento da tecnologia em diversos estabelecimentos de ensino da Região.
Programa de AtividadesPrograma de AtividadesA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, assinala o dia 3 de dezembro - o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o dia 9 de dezembro - o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
Atletismo JogadoAtletismo Jogado1580 alunos do 1.º ciclo, provenientes de 79 estabelecimentos de ensino da Região, participaram nesta atividade.
Encontro: Face à (in)Diferença, Faça a Diferença Encontro: Face à (in)Diferença, Faça a Diferença A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza o Encontro: Face à (in)Diferença, Faça a Diferença, nos dias 5 e 6 de dezembro, na Reitoria da Universidade da Madeira.
Laboratório móvel GEO Lab. dá a conhecer a geodiversidade do Arquipélago da MadeiraLaboratório móvel GEO Lab. dá a conhecer a geodiversidade do Arquipélago da MadeiraProjeto do Governo Regional, destinado a alunos madeirenses, pretende apoiar o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza.
Concurso Nacional de Leitura 16.ª ediçãoConcurso Nacional de Leitura 16.ª ediçãoSão já conhecidas as escolas participantes no Concurso Nacional de Leitura, um projeto que visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a escrita recreativa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Este ano, a Região Autónoma da Madeira atingiu um recorde de participações com cerca de 65 escolas inscritas, dos 1.º 2.º 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
EB1/PE/C da Ladeira e Lamaceiros passa a designar-se EB1/PE/C Professor Manuel da Silva LeçaEB1/PE/C da Ladeira e Lamaceiros passa a designar-se EB1/PE/C Professor Manuel da Silva LeçaUma homenagem ao antigo professor, autarca e deputado, Manuel Leça.
"Um intruso no Natal" - ESGOTADO"Um intruso no Natal" - ESGOTADOEspetáculo de Natal - Equipa de Animação
Conferência - Questões Emergentes dos Migrantes e RefugiadosConferência - Questões Emergentes dos Migrantes e RefugiadosA Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), em parceria com a Direção Regional de Educação, organizou a conferência "Questões Emergentes dos Migrantes e Refugiados", que teve lugar no dia 15 de novembro, na EPHTM.
X Encontro de Estudantes Surdos da RAM / EES - RAMX Encontro de Estudantes Surdos da RAM / EES - RAMA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira (DASC) - organiza o X Encontro de Estudantes Surdos da RAM / EES - RAM, que decorrerá no dia 15 de novembro de 2022, Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche (EB1/PE/C) Professor Eleutério de Aguiar.
Jovens dos Concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal receberam o Prémio Infante D. HenriqueJovens dos Concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal receberam o Prémio Infante D. Henrique25 jovens de Câmara de Lobos e 42 do Funchal foram distinguidos com o Prémio Infante D. Henrique, nas categorias Bronze, Prata e Ouro. O Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, participou nesta iniciativa.
 Postal Audiovisual de Natal Postal Audiovisual de NatalO EDUCAmedia propõe a criação de um vídeo dramatizado, musical, de animação ou áudio de Natal, com a comunidade educativa!
As potencialidades educativas da Inteligência ArtificialAs potencialidades educativas da Inteligência ArtificialWebinar com Charles Pimentel, professor da Escola Americana do Rio de Janeiro - Brasil.
Ministro da Educação destaca que a Região Autónoma da Madeira está na vanguarda na adoção de manuais digitais Ministro da Educação destaca que a Região Autónoma da Madeira está na vanguarda na adoção de manuais digitais João costa mencionou a Região como exemplo na implementação dos manuais digitais.
Programa Mobilidade ERASMUS+: A Partilha de Saberes e Práticas na Área das TA na EducaçãoPrograma Mobilidade ERASMUS+: A Partilha de Saberes e Práticas na Área das TA na EducaçãoFolheto N.º 105, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - outubro de 2022
Multiatividades DesportivasMultiatividades DesportivasMultiatividades para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
Cerimónia de entrega de Certificações EDUCAmedia e Selo de ExcelênciaCerimónia de entrega de Certificações EDUCAmedia e Selo de ExcelênciaEste evento decorreu, no dia 27 de outubro, na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e InclusãoBoas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e InclusãoA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia através da Direção Regional de Educação, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses organizam a cerimónia Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão, que se realiza no dia 2 de novembro, pelas 10h, no auditório do Centro de Estudos e História do Atlântico.
Projeto de Formação de Recursos Humanos em Competências DigitaisProjeto de Formação de Recursos Humanos em Competências DigitaisA SRE, através da DRE, inicia e implementa um novo Projeto de Formação de Recursos Humanos em Competências Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na componente C20-|03-RAM - Programa de Aceleração da Digitalização da Educação na Região Autónoma da Madeira.
Concurso Escola Alerta – 19.ª EdiçãoConcurso Escola Alerta – 19.ª EdiçãoO Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., convida todos os alunos a participarem neste Concurso com ideias e projetos para mais e melhor inclusão na Escola.
‼️ ATENÇÃO‼️‼️ ATENÇÃO‼️Informação relativa ao Megasprint
Concurso para criação do Lema - Dia Internacional e Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Concurso para criação do Lema - Dia Internacional e Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Até 2 de novembro, participe no Concurso para criação do Lema que servirá de mote às atividades desenvolvidas no âmbito do Dia Internacional (3 de dezembro) e do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro).
EB23 do Estreito de Câmara de Lobos conquista Certificação MicrosoftEB23 do Estreito de Câmara de Lobos conquista Certificação MicrosoftA Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos cumpriu todos os requisitos do processo de certificação pela Microsoft, destacando-se positivamente a nível nacional.
Revista Diversidades N.º 60 – Inquérito de SatisfaçãoRevista Diversidades N.º 60 – Inquérito de SatisfaçãoJá está disponível o inquérito online ao Grau de Satisfação dos Leitores da Revista Diversidades na edição n.º 60 - "(Re)Inventar a Educação” – janeiro a junho de 2022.
DRE participa na 5.ª edição do ÀCORDADRE participa na 5.ª edição do ÀCORDAA 5.ª edição do evento “ÀCORDA- Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses”, teve lugar no dia 15 de outubro, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.
Direção Regional de Educação participou na 16.ª Conferência Europeia sobre Aprendizagem Baseada em Jogos (ECGBL 2022)Direção Regional de Educação participou na 16.ª Conferência Europeia sobre Aprendizagem Baseada em Jogos (ECGBL 2022)Esta conferência decorreu na Universidade Lusófona, em Lisboa, nos dias 6 e 7 de outubro.
Alunos da EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro premiados na 8.ª Edição do Apps For Good Alunos da EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro premiados na 8.ª Edição do Apps For Good Os vencedores da 8.ª Edição do programa educativo e tecnológico "Apps For Good - Pitch Accelerator 2022", uma competição nacional entre alunos do 5.º ao 12.º ano, foram dados a conhecer no dia 3 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Encontro “Um caminho para a Inclusão: o Desenho Universal para a  Aprendizagem”Encontro “Um caminho para a Inclusão: o Desenho Universal para a Aprendizagem”A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza o Encontro “Um caminho para a Inclusão: o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)”.
Inauguração da sala do futuro da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol Inauguração da sala do futuro da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, inauguraram a nova sala do futuro.
A Perspetiva de um Docente Especializado: TA na Sala de AulaA Perspetiva de um Docente Especializado: TA na Sala de AulaFolheto N.º 104, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - setembro de 2022
Conheça o projeto Certificação "Escola EDUCAmedia"Conheça o projeto Certificação "Escola EDUCAmedia"Inscrições abertas
Educação Inclusiva: Oportunidades e DesafiosEducação Inclusiva: Oportunidades e DesafiosCurso de Formação destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e outros agentes educativos.
Semana Europeia do DesportoSemana Europeia do DesportoConferência de Imprensa
Projeto "Todas e Todos… fazemos tudo!"Projeto "Todas e Todos… fazemos tudo!"Cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo com pré-escolar, inscrito no projeto, abordará a temática da igualdade de género, desenvolvendo uma série de reflexões, atividades e trabalhos, ao longo do ano letivo, com os grupos e as turmas participantes. 
V Centenário da Circum-navegação de Fernão de MagalhãesV Centenário da Circum-navegação de Fernão de MagalhãesA jornada marítima de Fernão de Magalhães, desenvolvida entre 1519 e 1522, constitui uma referência na História da Humanidade, podendo ser considerada como percursora do processo de globalização vivenciado desde o século XX.
VIII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação EscolarVIII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação EscolarEste Encontro decorre, no dia 23 de setembro, às 09h00, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Semana Europeia do DesportoSemana Europeia do DesportoDesporto Escolar na Semana Europeia do Desporto 2022
Conferência Internacional “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – De Porto Santo ao Planeta Oceano”Conferência Internacional “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – De Porto Santo ao Planeta Oceano”Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, realizar-se-á a Conferência Internacional “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – De Porto Santo ao Planeta Oceano", certificada como ação de formação para os docentes das escolas.
Concurso Todos Contam – Projeto de Literacia Financeira e Educação para o ConsumoConcurso Todos Contam – Projeto de Literacia Financeira e Educação para o ConsumoEste concurso está inserido no Projeto de Literacia Financeira e Educação para o Consumo e é dirigido às escolas da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário de todo o País.
Bebetecas - o espaço dos livros e da leitura em contexto educativo de crecheBebetecas - o espaço dos livros e da leitura em contexto educativo de crecheCursos de Formação destinados a Educadores de Infância
Oficina de Formação «TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA - CONSTRUIR E APLICAR»Oficina de Formação «TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA - CONSTRUIR E APLICAR»Atividade Formativa destinada a docentes dos Grupos de Recrutamento:110; 110.EE; 120; 140; 150; 160.
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à adaptação da Portaria n.º 86/2022, de 4 de fevereiro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 9/2022, de 14 de março.Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à adaptação da Portaria n.º 86/2022, de 4 de fevereiro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 9/2022, de 14 de março.Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, de 3/08/2022, é dado início ao procedimento conducente a elaboração da Portaria que regulamenta os cursos de educação e formação de adultos.
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à adaptação da Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 11/2022, de 14 de março.Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à adaptação da Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 11/2022, de 14 de março.Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, de 3/08/2022, é dado início ao procedimento conducente a elaboração da Portaria que regulamenta as formações modulares.
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à adaptação da Portaria N.º 194/2021, de 17 de dezembro.Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à adaptação da Portaria N.º 194/2021, de 17 de dezembro.Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, de 3/8/2022, é dado início ao procedimento conducente a elaboração da Portaria que que define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.
N.º 60 [Re] Inventar a EducaçãoN.º 60 [Re] Inventar a EducaçãoJaneiro a junho de 2022
Calendário Escolar 2022/2023Calendário Escolar 2022/2023Calendário Escolar para o ano letivo de 2022/2023 dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública da Região Autónoma da Madeira.
DAAT visita Lituânia em Programa Erasmus+DAAT visita Lituânia em Programa Erasmus+Folheto N.º 103, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - julho de 2022
Curso de Formação “IJF - JUDO IN SCHOOLS” - InscriçãoCurso de Formação “IJF - JUDO IN SCHOOLS” - InscriçãoEste curso de formação decorre nos dias 23 e 24 de julho no Departamento de Judo do Clube Naval do Funchal.
Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2022/2023Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2022/2023Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 14/07/2022, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que determina o calendário escolar dos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2022-2023
Vencedores concurso internacional de artes visuais "TESOUROS DA MINHA TERRA"Vencedores concurso internacional de artes visuais "TESOUROS DA MINHA TERRA"Winners of the international visual arts contest "TREASURES OF MY LAND"
Campeonatos Nacionais EscolaresCampeonatos Nacionais EscolaresParticipação da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco nos Campeonatos Nacionais Escolares
Encontro de Encerramento do Plano Regional de Educação RodoviáriaEncontro de Encerramento do Plano Regional de Educação RodoviáriaO Encontro de Encerramento do PRER tem lugar no dia 7 de julho, pelas 14h30, no Auditório da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Grande reportagem Antena 1 - “A cor do beijo”Grande reportagem Antena 1 - “A cor do beijo”A repórter Celina Faria acompanhou o processo de integração de crianças e adultos ucranianos que chegaram à Madeira, depois da invasão russa.
Programa Apoiar+ 2021/2022 - Atribuição de Produtos de Apoio na EducaçãoPrograma Apoiar+ 2021/2022 - Atribuição de Produtos de Apoio na EducaçãoFolheto N.º 102, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - junho de 2022
Biblioteca Itinerante - “A Magia da Leitura”Biblioteca Itinerante - “A Magia da Leitura”Assista aqui ao vídeo de apresentação deste projeto.
DSDE promove atividade de Laser Run na Escola Básica com Pré Escolar de Santo António e Curral das FreirasDSDE promove atividade de Laser Run na Escola Básica com Pré Escolar de Santo António e Curral das FreirasEsta iniciativa teve lugar no dia 9 de junho, no Curral das Freiras.
Exposição Virtual: Era uma vez na Biblioteca...Exposição Virtual: Era uma vez na Biblioteca...Projeto intitulado: Era uma vez na Biblioteca.
Curtas-Metragens Vencedoras da 11.ª edição do Concurso Madeira Curtas Curtas-Metragens Vencedoras da 11.ª edição do Concurso Madeira Curtas Assista às curtas-metragens vencedoras do Madeira Curtas 2022
Semana Regional das Artes 2022Semana Regional das Artes 2022Assista aos vídeos da SRA'2022
Entrega dos prémios aos vencedores do Concurso “Mascote MARTA”Entrega dos prémios aos vencedores do Concurso “Mascote MARTA”A Direção Regional de Educação, através do Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar (CÉME), promoveu o concurso “Mascote MARTA”.
Semana Regional das Artes mostra talento e criatividadeSemana Regional das Artes mostra talento e criatividadeJorge Carvalho releva importância das expressões artísticas na formação dos jovens.
Abertura da Semana Regional das Artes 2022 com cerca de 300 alunosAbertura da Semana Regional das Artes 2022 com cerca de 300 alunosO Espetáculo "Luzes, Câmaras... ANIMAÇÃO!" e a inauguração da Exposição Regional de Expressão Plástica "Telhados de Vidro", no Auditório do Jardim Municipal do Funchal e na Avenida Arriaga, respetivamente, marcam a abertura da SRA 2022.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira promove 2.ª edição do Prémio +Valor MadeiraAssembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira promove 2.ª edição do Prémio +Valor MadeiraMérito em Estudos e Trabalhos de Investigação e Desenvolvimento Regional.
Curso de Formação - “S.M.I.L.E. ON! (Sharing Moments In Teaching English) - Online tools 4 English"Curso de Formação - “S.M.I.L.E. ON! (Sharing Moments In Teaching English) - Online tools 4 English"Estão abertas inscrições para esta atividade formativa destinada a docentes de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico.
Educação Marítima em documentário: "Crescer com o Mar no Horizonte"Educação Marítima em documentário: "Crescer com o Mar no Horizonte"Vídeo passa mensagem sobre o potencial do mar aos estudantes.
Semana Regional das Artes 2022Semana Regional das Artes 2022Um evento artístico que decorrerá, entre os dias 14 e 19 de junho, em vários espaços da baixa funchalense.
11.ª edição do Madeira Curtas - “Ciência e transparência para um mundo melhor”11.ª edição do Madeira Curtas - “Ciência e transparência para um mundo melhor”Vote, na categoria “Troféu Escolha do Público”, na sua curta-metragem favorita!
VIII Festival Audiovisual e Cinema Escolar, FACE, no dia 17 de junho. Reserve já o seu lugar ou assista à transmissão online.VIII Festival Audiovisual e Cinema Escolar, FACE, no dia 17 de junho. Reserve já o seu lugar ou assista à transmissão online.O VIII Festival Audiovisual e Cinema Escolar, FACE, decorre no dia 17 de junho, entre as 9h00 e as 16h00, no Museu da Eletricidade - Casa da Luz, no âmbito da "Semana Regional das Artes 2022".
IV edição da Feira Tecnológica 2022 - Entrega de Selos Escola TecnológicaIV edição da Feira Tecnológica 2022 - Entrega de Selos Escola TecnológicaEste evento tem lugar no dia 3 de junho, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Escolartes arranca com lotação esgotada no Centro de Congressos da MadeiraEscolartes arranca com lotação esgotada no Centro de Congressos da MadeiraEste evento reúne exibições de teatro, música e dança envolvendo centenas de alunos de várias escolas do 1.º ciclo do Funchal e da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, nos dias 2 e 3 de junho.
Cerimónia de entrega de prémios do Baú de LeituraCerimónia de entrega de prémios do Baú de LeituraEsta cerimónia teve lugar no Centro Comercial La Vie Funchal, no dia 31 de maio. Veja aqui os alunos e trabalhos premiados.
Prémio La Vie 2022 distingue a EB23 do Caniço, a EB1/PE da Tabua e a EBS D. Lucinda AndradePrémio La Vie 2022 distingue a EB23 do Caniço, a EB1/PE da Tabua e a EBS D. Lucinda AndradeA cerimónia de entrega do “Prémio La Vie 2022” teve lugar no dia 2 de junho, no Centro Comercial La Vie Funchal.
Recreio Vivo celebra o Dia Internacional do Brincar na EB1/PE/C Prof. Eleutério de Aguiar Recreio Vivo celebra o Dia Internacional do Brincar na EB1/PE/C Prof. Eleutério de Aguiar O Recreio Vivo foi à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar celebrar o Dia Internacional do Brincar, que se comemora no dia 28 de maio.
Sessão informativa "Redes que os Pais tecem" dinamizada pela Professora Doutora Júlia Serpa PimentelSessão informativa "Redes que os Pais tecem" dinamizada pela Professora Doutora Júlia Serpa PimentelSessão dirigida aos pais e encarregados de educação, no dia 6 de junho, às 18h30, no Monumental Hotel Four Views.
Estreia da história “Os corais da luz azul”Estreia da história “Os corais da luz azul”A Equipa de Animação, da Direção de Serviços de Educação Artística, celebra o Dia Mundial da Criança com a história “Os corais da luz azul ”, com sessões bidiárias às 11h e às 15h, no auditório do Mudas Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Visita ao aTOPlab, um Espaço IncluiVisita ao aTOPlab, um Espaço IncluiFolheto N.º 101, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - maio de 2022
Festa do Desporto Escolar encerra com enchente no Jardim Municipal.Festa do Desporto Escolar encerra com enchente no Jardim Municipal.A cerimónia de encerramento da Festa do Desporto Escolar 2022 tem lugar, no dia 31 de maio, no Jardim Municipal do Funchal.
Assista ao Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"Assista ao Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"Este evento decorreu nos dias 27 e 28 de maio no Savoy Palace.
Jorge Carvalho preside à abertura do Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"Jorge Carvalho preside à abertura do Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"Este evento decorre nos dias 27 e 28 de maio no Savoy Palace.
Resultados Festa do Desporto Escolar – Modalidade de JudoResultados Festa do Desporto Escolar – Modalidade de JudoClassificação de Judo dos participantes no dia 12 de maio de 2022
ESCOLartes 2022ESCOLartes 2022Uma iniciativa integrada na Semana Regional das Artes 2022, a decorrer nos dias 2 e 3 de junho, pelas 15 horas, no Auditório do Centro de Congressos da Madeira.
Ebook de Apresentação do Minecraft Education EditionEbook de Apresentação do Minecraft Education EditionA Divisão de Ação e Inovação Pedagógica disponibiliza a compilação das atividades realizadas durante o evento.
O GeoGebra no Estudo da GeometriaO GeoGebra no Estudo da GeometriaCurso de Formação destinado a docentes dos grupos de recrutamento 500 e 600
Turma C: a ciência das coisasTurma C: a ciência das coisasCursos de Formação destinados a docentes do 1.º ciclo e a professores de Ciências e de Tecnologias do 2.º ciclo do ensino básico
FACE - VIII Festival Audiovisual e Cinema EscolarFACE - VIII Festival Audiovisual e Cinema EscolarO festival terá lugar no dia 17 de junho, no Museu da Eletricidade - Casa da Luz, no âmbito da "Semana Regional das Artes 2022".
A volta que isto deu | Prof. Adão Cambraia, Educação e ComputaçãoA volta que isto deu | Prof. Adão Cambraia, Educação e ComputaçãoO professor Adão Cambraia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brasil, irá participar na webinar do projeto "A volta que isto deu", dinamizado pelas Ciências da Computação da Região Autónoma da Madeira, no âmbito do ensino das Ciências da Computação e do Pensamento Computacional no Contexto Educativo.
Cerimónia de entrega de prémios do projeto Baú de LeituraCerimónia de entrega de prémios do projeto Baú de LeituraCerimónia de entrega de prémios dos passatempos regionais: Ilustração Infantil, Dá voz ao texto, Escrita Criativa e Flashes Literários. Decorrerá no Centro Comercial La Vie Funchal, no dia 31 de maio, pelas 15h.
Snoezelen – Uma descoberta pelos sentidosSnoezelen – Uma descoberta pelos sentidosAtividade Formativa
«O EcOceano» exposto no Caniçal«O EcOceano» exposto no CaniçalO Museu da Baleia, no Caniçal, recebeu a abertura da exposição do projeto BaleiArte – EcOceano que apresenta 8 trabalhos de diversas escolas da Madeira.
SEMINÁRIO - Perturbações do Neurodesenvolvimento e Ciclo de Vida Familiar - Compreender para Melhor IntervirSEMINÁRIO - Perturbações do Neurodesenvolvimento e Ciclo de Vida Familiar - Compreender para Melhor IntervirAtividade Formativa destinada a docentes de todos os Grupos de Recrutamento, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e outros agentes educativos. dos Grupos de Recrutamento para o qual estão abertas as inscrições.
Robolocode, o novo jogo educativo da DRE Robolocode, o novo jogo educativo da DRE O protótipo do jogo educativo Robolocode foi testado por alunos da Região Autónoma da Madeira.
5.ª Exposição Regional de Expressão Plástica em parceria com a Delta Cafés, de 18 a 28 de maio, no Museu de Eletricidade "Casa da Luz".5.ª Exposição Regional de Expressão Plástica em parceria com a Delta Cafés, de 18 a 28 de maio, no Museu de Eletricidade "Casa da Luz".Esta exposição está inserida na Semana Regional das Artes 2022 e resulta do 5.º concurso de Expressão Plástica, A MINHA ALEGRE CASINHA.
Congresso Nacional ANEIS 2022 | Escola inclusiva: O lugar das altas capacidades, sobredotação e talentoCongresso Nacional ANEIS 2022 | Escola inclusiva: O lugar das altas capacidades, sobredotação e talentoCongresso Nacional ANEIS 2022 | Escola inclusiva: O lugar das altas capacidades, sobredotação e talento 27 e 28 de maio no Museu D. Diogo de Sousa, Braga
A Festa do Desporto Escolar em vídeosA Festa do Desporto Escolar em vídeosA Festa do Desporto Escolar está de regresso nos dias 10 a 13 de maio. Assista aqui aos vídeos desta semana recheada de atividades.
APOIAR + na EducaçãoAPOIAR + na EducaçãoProdutos de Apoio para Aumentar a Autonomia e Reduzir Desvantagem
Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"Ciclo de Conferências: "Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas"O evento decorrerá nos dias 27 e 28 de maio de 2022, no Savoy Palace
A magia das sombras - 2.º Concurso de Expressão DramáticaA magia das sombras - 2.º Concurso de Expressão DramáticaA Magia das sombras é o título do 2.º Concurso de Expressão Dramática levado a efeito pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística – direcionado a crianças de educação pré-escolar da Região Autónoma da Madeira
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2022Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2022A cerimónia teve lugar, no dia 10 de maio, no Jardim Municipal do Funchal.
Já estreou o Festival Regional de Dança Escolar!Já estreou o Festival Regional de Dança Escolar!Alunos da EB1/PE/C da Nazaré e da EBS Padre Manuel Álvares atuaram hoje na Avenida Arriaga.
Projeto “ESPR” no STFP com colaboração da PSP e do Centro Saúde Bom JesusProjeto “ESPR” no STFP com colaboração da PSP e do Centro Saúde Bom JesusAções de sensibilização, pela PSP e Centro de Saúde do Bom Jesus a formandos do STFP
Parlamento Jovem Regional apresenta recomendação para recuperação do Património Histórico e Cultural da MadeiraParlamento Jovem Regional apresenta recomendação para recuperação do Património Histórico e Cultural da MadeiraA Sessão Plenária decorre no dia 6 de maio, pelas 14h00, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Mais de 5 mil alunos na Festa do Desporto Escolar que homenageia o Professor e celebra a VidaMais de 5 mil alunos na Festa do Desporto Escolar que homenageia o Professor e celebra a VidaConferência de imprensa no centro comercial Madeira Shopping divulgou o programa da Festa do Desporto Escolar 2022.
Ténis - Atividade Competitiva para ApuramentoTénis - Atividade Competitiva para ApuramentoNesta atividade, que teve lugar na Quinta Magnólia, participaram 34 alunas.
Festival Regional de Dança Escolar Festival Regional de Dança Escolar Festival Regional de Dança Escolar, entre os dias 9 e 10 de maio, na Avenida Arriaga com sessões diárias às 11h00 e às 16h00.
Minecraft: Education Edition lançou um jogo pedagógico sobre a Festa da Flor destinado a alunosMinecraft: Education Edition lançou um jogo pedagógico sobre a Festa da Flor destinado a alunosO lançamento do jogo pedagógico "Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor", da Microsoft, em parceria com o Governo Regional da Madeira, decorreu, no dia 3 de maio, na Escola da APEL.
Campeonato Regional Ginástica AcrobáticaCampeonato Regional Ginástica AcrobáticaEste campeonato decorreu no Porto Santo, no passado dia 30 de abril.
Desporto Escolar dinamizou uma panóplia de atividades em diversos pavilhões e espaços da RegiãoDesporto Escolar dinamizou uma panóplia de atividades em diversos pavilhões e espaços da RegiãoEsta iniciativa, que decorreu no passado dia 30 de abril, integrou diversas modalidades desportivas.
Lançamento Minecraft Education: Mundo da Festa da FlorLançamento Minecraft Education: Mundo da Festa da FlorA SRE, através da DRE, em parceria com a Microsoft Portugal e o Visionarium Portugal, irá realizar no dia 3 de maio, às 15h00, no auditório da Escola da APEL, uma sessão de apresentação das atividades com recurso à ferramenta Minecraft Education da Microsoft.
DAAT em Barcelona Projeto CIAK - Erasmus+DAAT em Barcelona Projeto CIAK - Erasmus+Folheto N.º 100, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - abril de 2022
DAAT em Barcelona Projeto CIAK - Erasmus +DAAT em Barcelona Projeto CIAK - Erasmus +Folheto N.º 100, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - abril de 2022
Dia Mundial da Dança 2022Dia Mundial da Dança 2022Voltamos juntos na celebração do Dia Mundial da Dança
Cerca de 40 alunos do 1.º ciclo da EB123/PE Bartolomeu Perestrelo participaram numa atividade de Laser Run.Cerca de 40 alunos do 1.º ciclo da EB123/PE Bartolomeu Perestrelo participaram numa atividade de Laser Run.Esta atividade decorreu no dia 26 de abril no Pavilhão do Bartolomeu Perestrelo.
STEE participa em atividades do Desporto EscolarSTEE participa em atividades do Desporto EscolarCorta-Mato e Boccia, o regresso do Desporto Escolar
II Encontro Regional – Programa AaZII Encontro Regional – Programa AaZO II Encontro Regional – Programa AaZ decorreu no dia 26 de abril, no auditório da Escola da APEL.
Mais de 100 alunos participam em atividade de Laser Run na Camacha e em Câmara de LobosMais de 100 alunos participam em atividade de Laser Run na Camacha e em Câmara de LobosEsta iniciativa decorreu nos dias 20 e 21 de abril, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, na Camacha, e na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, em Câmara de Lobos.
Inauguração da Sala Snoezelen na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de AguiarInauguração da Sala Snoezelen na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de AguiarJorge Carvalho inaugurou, no 21 de abril, este espaço na EB1/PE/C Prof. Eleutério de Aguiar e procedeu ainda à entrega de materiais e equipamentos multissensoriais à EB1/PE da Ladeira, à EB1/PE de São Roque e ao Centro de Recursos Educativos Especializados Intervenção Precoce na Infância.
Nova biblioteca itinerante vai percorrer as escolas da RegiãoNova biblioteca itinerante vai percorrer as escolas da RegiãoA cerimónia de inauguração, com entrada livre, terá lugar sexta-feira, dia 22 de abril, às 16h00 no auditório da FNAC e contará com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.
Dia Mundial das Artes 2022Dia Mundial das Artes 2022Apresentação de 3 atividades de criação plástica e com a partilha de vídeos explicativos/pedagógicos, nas redes sociais da Direção de Serviços de Educação Artística, no dia 15 de abril.
Dia Mundial da Voz'2022Dia Mundial da Voz'2022“Vozes da Terra” celebram Dia Mundial da Voz’2022 entre os dias 16 e 23 de abril.
Concurso Internacional de Artes Visuais “TESOUROS DA MINHA TERRA”Concurso Internacional de Artes Visuais “TESOUROS DA MINHA TERRA”Concurso no âmbito do desenho/pintura, direcionado a crianças do ensino pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Lions Clube do Funchal entregou, na Escola Prof. Eleutério de Aguiar, materiais e conteúdos na área da Terapia da Fala.Lions Clube do Funchal entregou, na Escola Prof. Eleutério de Aguiar, materiais e conteúdos na área da Terapia da Fala.Esta iniciativa decorreu no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Educação.
Projeto “Explorar a Madeira” contou com a participação de cerca de 1000 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário da Região.Projeto “Explorar a Madeira” contou com a participação de cerca de 1000 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário da Região.Este projeto realizou-se de 30 de março a 2 de abril 2022 nas instalações do Lido.
Manuais escolares da Ucrânia disponíveis na plataforma Aula Digital da LeYa EducaçãoManuais escolares da Ucrânia disponíveis na plataforma Aula Digital da LeYa EducaçãoDisponibilização de manuais escolares ucranianos de forma totalmente gratuita.
«Sensibilização às Limitações Sensoriais Visuais e Intervenção Pedagógica – Módulo II»«Sensibilização às Limitações Sensoriais Visuais e Intervenção Pedagógica – Módulo II»Curso de Formação destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento.
Paz no Mundo’2022 na Escola da Nazaré (vídeo)Paz no Mundo’2022 na Escola da Nazaré (vídeo)Jorge Carvalho assistiu ao momento artístico em homenagem ao povo ucraniano, na EB1/PE/C da Nazaré. Assista ao vídeo aqui.
Atividades Rítmicas Expressivas Inclusivas – Coreografia em BancadaAtividades Rítmicas Expressivas Inclusivas – Coreografia em BancadaCurso de Formação destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento
Paz no Mundo'2022Paz no Mundo'2022Iniciativa Paz no Mundo’2022, uma homenagem ao povo ucraniano, no próximo dia 1 de abril pelas 11h00.
Fundação Altice apoia o Projeto “Leitura Avançada com Ecrãs”Fundação Altice apoia o Projeto “Leitura Avançada com Ecrãs”Folheto N.º 99, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - março de 2022
Concurso Escolas 2021/2022 “Tetos Mudéjares da Sé do Funchal” - Criação de Saco de PanoConcurso Escolas 2021/2022 “Tetos Mudéjares da Sé do Funchal” - Criação de Saco de PanoA Secretaria Regional de Turismo promove junto dos alunos um concurso após a conclusão dos trabalhos de conservação e restauro dos tetos da Igreja da Sé do Funchal. Propostas até 27 de maio de 2022.
Webinar: O que muda com a nova legislação do campo de Educação e Formação de AdultosWebinar: O que muda com a nova legislação do campo de Educação e Formação de AdultosO Webinar realiza-se no próximo dia 4 de abril e é promovido pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA).
OCDE lança o Relatório Educação Inclusiva em revista: perspetiva geral sobre PortugalOCDE lança o Relatório Educação Inclusiva em revista: perspetiva geral sobre PortugalO relatório produzido pela OCDE analisa a promoção da educação inclusiva em Portugal com base nas políticas e práticas nas áreas de governação, recursos, capacitação, intervenções a nível escolar e monitorização e avaliação.
Semana da InterculturalidadeSemana da InterculturalidadeA Semana da Interculturalidade, a promover pela Rede Europeia Anti-Pobreza - Portugal, irá decorrer de 4 a 10 de abril de 2022.
Homenagem dos 50 anos da 1.ª participação madeirense em campeonatos nacionais Homenagem dos 50 anos da 1.ª participação madeirense em campeonatos nacionais Esta homenagem decorreu, no dia 25 de março, no Pavilhão do Funchal.
81 escolas participam na XV Edição da Final Regional da Taça Escolar de Educação Rodoviária 81 escolas participam na XV Edição da Final Regional da Taça Escolar de Educação Rodoviária Esta iniciativa decorre no dia 25 de março, das 14h00 às 16h30, no Jardim Público da Ajuda.
27 alunos da Madeira premiados em Concurso Internacional de Expressão Plástica - Bulgária27 alunos da Madeira premiados em Concurso Internacional de Expressão Plástica - BulgáriaOs trabalhos premiados serão parte integrante da exposição coletiva, patente na Rusi Karabiberov Art Gallery, no próximo dia 1 de junho de 2022.
I Explorar a Madeira I Explorar a Madeira A atividade com base na atividade física, destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário está agendada para os dias 30 e 31 de março e 1 de abril, tendo continuidade no dia 2 de abril para todos os familiares que a pretendam realizar com os seus filhos/educandos.
Parlamento dos Jovens: Jovens debatem “Fake News” na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da MadeiraParlamento dos Jovens: Jovens debatem “Fake News” na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da MadeiraO Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
Desporto Escolar mobiliza milhares de alunos no Corta-Mato Jovem EscolarDesporto Escolar mobiliza milhares de alunos no Corta-Mato Jovem EscolarNo passado dia 18 de março, foi dia de Corta-Mato Jovem Escolar, nos jardins do Lido.
Direção Regional de Educação doou livros infantojuvenis a crianças e jovens da Ilha de Bolama, Arquipélago dos Bijagós Direção Regional de Educação doou livros infantojuvenis a crianças e jovens da Ilha de Bolama, Arquipélago dos Bijagós No âmbito da missão “Livros Irmãos”, livros entregues à Associação Presença Feminina têm como destino escolas da Guiné-Bissau.
Edu-LE - Ação de formação K.A.B.Edu-LE - Ação de formação K.A.B.Kindergarten Activity Bundle - Inglês no Pré-escolar
Formandos do STFP no corta-mato do Desporto EscolarFormandos do STFP no corta-mato do Desporto EscolarParticipação no Corta-mato do Desporto Escolar, Atividade Motora Adaptada.
Questionário de Avaliação da Revista Diversidades - Edições n.º 58 e n.º 59Questionário de Avaliação da Revista Diversidades - Edições n.º 58 e n.º 59Avaliação do grau de satisfação dos leitores da revista.
Dia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroEscolas da Madeira celebram o Dia Mundial do Teatro com iniciativas online
Práticas de Mindfulness para professoresPráticas de Mindfulness para professoresOficina de Formação destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento
Atividades do Desporto Escolar na RAM Atividades do Desporto Escolar na RAM Alunos das escolas da Região Autónoma da Madeira participaram nas atividades do Desporto Escolar.
Estudo EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - Vista pelo docente (Projeto ECRAM) - follow upEstudo EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - Vista pelo docente (Projeto ECRAM) - follow upO relatório apresenta análises descritivas e inferenciais dos dados recolhidos nas Escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), obtidos no âmbito do projeto ECRAM.
Concentração de Patinagem – Estágio de Patinagem de VelocidadeConcentração de Patinagem – Estágio de Patinagem de VelocidadeEsta iniciativa decorreu no passado dia 8 de março na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço.
DSDE promove atividades na EB23 do Campanário.DSDE promove atividades na EB23 do Campanário.Realização de uma variedade de atividades na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade.
Movimento ímpar - Dança no currículo do Ensino BásicoMovimento ímpar - Dança no currículo do Ensino BásicoCurso de Formação destinado a docentes dos grupos de recrutamento 100, 110, 150, 160, 250 e 260
Jorge Carvalho destaca a importância de preparar alunos para desafios tecnológicos e digitaisJorge Carvalho destaca a importância de preparar alunos para desafios tecnológicos e digitaisO Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, presidiu a entrega de certificações do projeto “Escola EDUCAmedia”, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Estado da Educação 2020 Estado da Educação 2020 O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou o Relatório Estado da Educação 2020.
Arduino Education, empresa sueca de kits educacionais, elogia avanço tecnológico da Região Autónoma da Madeira.Arduino Education, empresa sueca de kits educacionais, elogia avanço tecnológico da Região Autónoma da Madeira.A SRE tem feito uma aposta em dotar as escolas com vários kits da Arduino Education, através da criação das Salas do Futuro.
A volta que isto deu | Hugo Lopes - NAVA volta que isto deu | Hugo Lopes - NAVNo âmbito do projeto "A volta que isto deu", dinamizado pelas Ciências da Computação da RAM, irá decorrer um Webinar com Hugo Lopes, Controlador de Tráfego Aéreo no Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa.
APOIAR+ na Educação: Produtos de Apoio para Aumentar a Autonomia e Reduzir DesvantagemAPOIAR+ na Educação: Produtos de Apoio para Aumentar a Autonomia e Reduzir DesvantagemFolheto Informativo "Destaque ALi N.º 22 - março 2022", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas
STFP vence o 2.º lugar na 11ª. Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021STFP vence o 2.º lugar na 11ª. Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021O Serviço Técnico de Formação Profissional foi contemplado, a nível nacional, com o 2.º lugar na 11ª. Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021, com o “Projeto um Lugar ao Sol - PULAS”.
Quinzena da Proteção Civil – 1 a 15 de março de 2022Quinzena da Proteção Civil – 1 a 15 de março de 2022A Direção–Geral da Educação convida os estabelecimentos escolares a promoverem, de 1 de a 15 de março, a Quinzena da Proteção Civil.
Projeto A Maior Lição do Mundo - 2021/2022Projeto A Maior Lição do Mundo - 2021/2022A UNICEF Portugal e a Direção-Geral da Educação lançam às escolas o desafio de desenvolverem projetos em torno da ação climática, no âmbito de A Maior Lição do Mundo.
Conversando sobre a Acessibilidade...Conversando sobre a Acessibilidade...Folheto N.º 98, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - fevereiro de 2022
Jorge Carvalho defende a capacitação da comunidade face aos desafios do mundo digitalJorge Carvalho defende a capacitação da comunidade face aos desafios do mundo digitalO Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia marcou presença no V Encontro Regional Seguranet, no dia 24 de fevereiro, na Escola da Apel.
Concentração de Badminton no Pavilhão Francisco Franco Concentração de Badminton no Pavilhão Francisco Franco DSDE promoveu uma atividade de Badminton na qual participaram 60 alunos.
Atividade de Ténis em parceria com a Associação Ténis da MadeiraAtividade de Ténis em parceria com a Associação Ténis da MadeiraA DSDE promoveu uma atividade de Ténis no Pavilhão da Serra de Água.
ALi e as Grafias BrailleALi e as Grafias BrailleFolheto Informativo "Destaque ALi N.º 21 - fevereiro 2022", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas
Circuito Escolar – Laser Run Circuito Escolar – Laser Run Dinamização de mais uma atividade de Laser Run na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Entrega de tablets no âmbito do Projeto "Inclusão Digital – Ambientes Inovadores de Aprendizagem"Entrega de tablets no âmbito do Projeto "Inclusão Digital – Ambientes Inovadores de Aprendizagem"Foram hoje, dia 22 de fevereiro, entregues 37 tablets aos formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional (STFP).
Luís Marques Mendes identifica a Madeira como exemplo na digitalização nas escolasLuís Marques Mendes identifica a Madeira como exemplo na digitalização nas escolasNo âmbito da Estratégia Regional de Configuração de Ambientes Digitais de Aprendizagem, Marques Mendes referiu a RAM como pioneira no projeto da transição digital nas escolas.
Desenho Universal para a Aprendizagem: Inspirar à Ação e à MudançaDesenho Universal para a Aprendizagem: Inspirar à Ação e à MudançaFormação destinada a Técnicos Superiores de Psicologia a exercer funções nos estabelecimentos de educação/ensino da RAM.
2.as Jornadas de Educação Alimentar2.as Jornadas de Educação AlimentarEsta iniciativa decorre nos dias 21, 22, 24 e 25 de fevereiro de 2022, online, via Plataformas Moodle e Zoom, com emissão em direto no canal YouTube “EAlimentar DRE”.
 Campeonato Regional de Jogos Matemáticos: Jorge Carvalho aplaude mérito dos docentes e das escolas Campeonato Regional de Jogos Matemáticos: Jorge Carvalho aplaude mérito dos docentes e das escolasO Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia esteve presente na cerimónia de entrega de prémios do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos que decorreu no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.
DSDE promove Circuito Escolar – Laser Run na Ribeira BravaDSDE promove Circuito Escolar – Laser Run na Ribeira BravaRealização de um circuito competitivo de Laser Run na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.
N.º 59 - Avaliação das AprendizagensN.º 59 - Avaliação das AprendizagensJulho a dezembro 2021
Seminário Nacional "As transições escolares dos alunos com autismo"Seminário Nacional "As transições escolares dos alunos com autismo"A Federação Portuguesa de Autismo (FPDA) realiza o Seminário Nacional As transições escolares dos alunos com autismo, a decorrer online (plataforma Zoom) no dia 26 de fevereiro, das 09h00 às 13h00.
Concurso "Mascote Marta" - InscriçõesConcurso "Mascote Marta" - InscriçõesConcurso promovido pelo Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar e destinado aos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico, das escolas públicas e privadas da Região Autónoma da Madeira.
Projeto Erasmus+ "Stopping Early School Leaving as a Means to Promote Social And Work Inclusion"Projeto Erasmus+ "Stopping Early School Leaving as a Means to Promote Social And Work Inclusion"A SRE, através da DRE, colaborou com este projeto que está a ser operacionalizado na EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral e que envolve 5 países: Portugal, Espanha, Eslováquia, Polónia e Turquia.
A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesasA Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesasDe 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa “Semana Ubuntu da Empatia”.
CORTA MATO JOVEM ESCOLAR 2022 - InscriçõesCORTA MATO JOVEM ESCOLAR 2022 - InscriçõesNo dia 9 de março, nos Jardins do Lido
Concurso "História Militar e Juventude" 2022Concurso "História Militar e Juventude" 2022Concurso dirigido às crianças e jovens entre os 10 e 19 anos, que frequentem os 2.º, 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário.
Concurso CINEsegur@nçaDigitalConcurso CINEsegur@nçaDigitalInscrições até ao dia 17 de março de 2022.
Ação de Formação de Robótica da Lego EducationAção de Formação de Robótica da Lego EducationNos dias 9 e 10 de fevereiro, às 9h00 no espaço EDU, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Conheça os vencedores dos Prémios aCORDE 2022Conheça os vencedores dos Prémios aCORDE 2022A V edição do aCORDE premiou 4 alunos da Região assim como atribuiu o Prémio Carlos Santos, o Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos e o Prémio Jovem Revelação.
Acessibilidade à Informação na Educação do braille e imagens táteis ao multiformatoAcessibilidade à Informação na Educação do braille e imagens táteis ao multiformatoFolheto N.º 97, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - janeiro de 2022
V Encontro Regional SeguraNet: "Cibersegurança na Educação"V Encontro Regional SeguraNet: "Cibersegurança na Educação"Este encontro decorre no dia 24 de fevereiro, entre as 9h e as 13h, no auditório da Escola da APEL.
6.ª edição do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (6CRJM)6.ª edição do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (6CRJM)Este evento tem lugar nos dias 9, 14 e 18 de fevereiro, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.
Mário Augusto marca presença no lll Encontro Regional STEAMMário Augusto marca presença no lll Encontro Regional STEAMAssista em direto ao lll Encontro Regional STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) que decorre no Auditório da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
4.ª edição do Building The Future4.ª edição do Building The FutureA Região Autónoma da Madeira em destaque no principal evento português de transformação digital que decorreu entre os dias 26 e 28 de janeiro, através de transmissão em “live streaming”.
A ARTE DE VER, o cinema, as imagens, as históriasA ARTE DE VER, o cinema, as imagens, as históriasConferência destinada a alunos e professores do Ensino Secundário com o prestigiado jornalista Mário Augusto
DSDE promove Circuito Escolar – Laser Run DSDE promove Circuito Escolar – Laser Run Realização de um circuito competitivo de Laser Run na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.
2.ªs Jornadas de Educação Alimentar da DRE/ERPASS: Sustentabilidade Alimentar2.ªs Jornadas de Educação Alimentar da DRE/ERPASS: Sustentabilidade AlimentarEvento formativo destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento e para qual estão abertas as inscrições.
 Projeto ESA – Seminário “Dimensões da Sexualidade Humana: raízes, conceitos, pedagogias” Projeto ESA – Seminário “Dimensões da Sexualidade Humana: raízes, conceitos, pedagogias”Seminário “Dimensões da Sexualidade Humana: raízes, conceitos, pedagogias”, a decorrer nos dias 14, 17 e 21 de fevereiro de 2022, das 14h30 às 17h45, através da Plataforma Microsoft Teams.
Plataformas INTERAGIR e Apoio Escolar Online (AEO) no Portal SimplificaPlataformas INTERAGIR e Apoio Escolar Online (AEO) no Portal SimplificaO Portal de serviços Simplifica permite o acesso às plataformas INTERAGIR e AEO na área Educação e Juventude
aCORDE 2022aCORDE 2022aCORDE 2022 - de 1 a 5 de fevereiro na ALRAM e Online
Venha conhecer a Exposição "Acessibilidade à Informação na Educação"Venha conhecer a Exposição "Acessibilidade à Informação na Educação"Roteiros e folhas de sala disponíveis para preparação da exposição para públicos específicos: braille, imagens táteis, símbolos pictográficos e áudio descrição
Etwinning - Webinar Viriato “A avaliação digital com recurso a vídeo” com a ferramenta Renderforest. Etwinning - Webinar Viriato “A avaliação digital com recurso a vídeo” com a ferramenta Renderforest. No dia 26 de janeiro, em formato online, às 18h00.
Exposição “Acessibilidade à Informação na Educação”Exposição “Acessibilidade à Informação na Educação”Evento organizado pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT) em parceria com o Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD)
“INICIAÇÃO AO BRAGUINHA - APRENDER E ENSINAR”“INICIAÇÃO AO BRAGUINHA - APRENDER E ENSINAR”Curso de formação destinado a docentes dos Grupos de Recrutamento 100, 110, 150 e 250 que estejam a lecionar Educação Artística – Música e para a qual estão abertas as inscrições.
Palestra “Violência Doméstica, Violência no Namoro" na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.Palestra “Violência Doméstica, Violência no Namoro" na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.Ação de sensibilização, no dia 5 de janeiro, entre as 10h30 e 12h30, na sala de conferências da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.
Concurso Nacional "Eu digo não ao sexismo!"Concurso Nacional "Eu digo não ao sexismo!"Iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), publicitado nos sites da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Géneros.
Homenagem em dia de apresentação de Maquetes Táteis no TMBDHomenagem em dia de apresentação de Maquetes Táteis no TMBDFolheto N.º 96, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - dezembro de 2021
Festa de Natal 2021 no STFPFesta de Natal 2021 no STFPEncerramento do 1.º trimestre do ano letivo 2021/2022 com festa/convívio de Natal no STFP
 Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Feliz Natal e Próspero Ano Novo!Vídeo de Natal 2021 da Direção Regional de Educação.
Apresentação da obra “Democratização da Educação Artística - Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira” Apresentação da obra “Democratização da Educação Artística - Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira” A apresentação decorreu no dia 17 de dezembro, no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira.
Entrega de certificados aos formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional Entrega de certificados aos formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional Este evento assinala a conclusão de um percurso em que os jovens frequentaram ações formativas baseadas nos referenciais de formação adaptados para pessoas com deficiências ou incapacidades.
DSDE promove estágio técnico de canoagem de marDSDE promove estágio técnico de canoagem de marEsta atividade decorreu no passado dia 4 de dezembro, no Centro Náutico de São Lázaro.
SRE associa-se ao Lions Clube do Funchal na promoção de dois concursos sobre a temática “Estamos todos conectados”.SRE associa-se ao Lions Clube do Funchal na promoção de dois concursos sobre a temática “Estamos todos conectados”.Concursos levam à reflexão sobre problemas de pessoas com cegueira ou baixa visão.
Apresentação pública da brochura “Planear e avaliar na educação pré-escolar”Apresentação pública da brochura “Planear e avaliar na educação pré-escolar”A conferência para a apresentação pública da brochura "Planear e avaliar na educação pré-escolar" da Direção-Geral da Educação terá lugar no dia 10 de dezembro, às 9h30, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.
V Festival Regional de Coros Escolares da RAMV Festival Regional de Coros Escolares da RAMO V Festival Regional de Coros Escolares da RAM, realiza-se entre os dias 13 e 16 de dezembro, com sessões diárias às 11h e às 16h. 
I Jornadas da Educação - Saúde I Jornadas da Educação - Saúde As I Jornadas da Educação - Saúde decorreram no dia 3 de dezembro por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
"Ho, ho, ho na Cutxilândia""Ho, ho, ho na Cutxilândia"História infantil de Natal protagonizada pela Equipa de Animação da Direção de Serviços de Educação Artística - Direção Regional de Educação.
EXPO NATAL STFP 2021 - “TOSCOS POLIDOS”EXPO NATAL STFP 2021 - “TOSCOS POLIDOS”Exposição alusiva ao Natal, de 6 a 10 de dezembro, no Centro Cívico de Santo António
Advento dançanteAdvento dançanteEntre os dias 1 e 24 de dezembro a DSDE publicará, diariamente, na sua página de Facebook um vídeo de dança interpretado por alunos de escolas do ensino básico e secundário.
Advento Musical 2021Advento Musical 2021Entre os dias 1 e 25 de dezembro, a DRE/DSEA publicará, diariamente, nas suas páginas de Facebook e YouTube, pelas 7h, um vídeo com um tema de Natal interpretado por alunos de escolas do ensino básico.
Diretor Regional de Educação entrega lote de equipamentos de proteção em 3 escolas da RegiãoDiretor Regional de Educação entrega lote de equipamentos de proteção em 3 escolas da RegiãoEste donativo da CRIAMAR foi entregue no dia 25 de novembro a 3 estabelecimentos de educação e ensino.
Madeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase SchoolMadeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase SchoolNo âmbito desta iniciativa, decorre uma sessão no dia 26 de novembro, às 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro destinada às 18 escolas que integram o programa.
Estreia da história "A bolinha de sabão", da Equipa de AnimaçãoEstreia da história "A bolinha de sabão", da Equipa de AnimaçãoDia 24 de novembro, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche da Nazaré.
Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as MulheresDia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as MulheresAção de sensibilização “Violência Doméstica, Violência no Namoro", dia 25 de novembro, entre as 10h30 e 12h30, na sala de conferências da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.
A bolinha de sabãoA bolinha de sabãoVídeo original da Equipa de Animação que tem como objetivo a sensibilização contra a Covid-19
Projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” no Serviço Técnico de Formação Profissional Projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” no Serviço Técnico de Formação Profissional Cinco ações de sensibilização no STFP, sob o tema “Plano de Prevenção e Emergência das Escolas e o exercício “A Terra Treme".
Observatório para a Sobredotação e TalentoObservatório para a Sobredotação e TalentoA conferência Observatório para a Sobredotação e Talento terá lugar no dia 30 de novembro, na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, das 14h às 17h30.
III Seminário Tecnologias de Apoio na Educação III Seminário Tecnologias de Apoio na Educação Folheto N.º 95, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - novembro de 2021
1.º Evento Regional do Projeto Erasmus+ KA1 “Edu4Col@b”1.º Evento Regional do Projeto Erasmus+ KA1 “Edu4Col@b”Este evento terá lugar no dia 19 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz.
Atividade Motora Adaptada com Multiatividades Desportivas na Quinta MagnóliaAtividade Motora Adaptada com Multiatividades Desportivas na Quinta MagnóliaAlunos e utentes com deficiência participaram, no passado dia 10 de novembro, num circuito de Multiatividades Desportivas e experimentaram um leque considerável e alargado de modalidades desportivas
53.º Aniversário do STEE – Quinta do Leme53.º Aniversário do STEE – Quinta do LemeComemorou-se, no passado dia 10 de novembro, nos jardins do Solar dos Leme, o 53.º aniversário do STEE - Serviço Técnico de Educação Especial.
Proteção Civil dinamiza cultura de segurança nas escolas através da realidade virtualProteção Civil dinamiza cultura de segurança nas escolas através da realidade virtualO projeto de sensibilização “Eu Sei Proteger” pretende comunicar à população escolar, em ambiente escolar, as medidas de autoproteção que devem ser tomadas em situações de risco.
Jornada sobre a Integração de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalhoJornada sobre a Integração de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalhoA iniciativa divulgou as boas práticas de integração e recrutamento de Pessoas com Deficiência.
7.º Webinar "Novos comportamentos alimentares" 7.º Webinar "Novos comportamentos alimentares" O 7.º Webinar "Novos comportamentos alimentares" acontecerá no dia 26 de novembro, entre as 10h e as 11h, através da plataforma Youtube, no canal do Projeto de Educação Alimentar da DRE.
Hora do Código 2021Hora do Código 2021A Hora do Código é uma atividade mundial que promove o desenvolvimento das Ciências da Computação nos contextos educativos e poderá ser explorada a partir da Educação Pré-Escolar.
Início formação Edu-LE "Mash-Up Your Curriculum"Início formação Edu-LE "Mash-Up Your Curriculum"início da ação de formação "Mash-Up Your Curriculum".
Multiatividades desportivas para alunos da Ribeira Brava, Calheta e São VicenteMultiatividades desportivas para alunos da Ribeira Brava, Calheta e São VicenteDesporto Escolar
Centro Náutico de São Lázaro acolheu aula do Programa de Literacia e Cultura MarítimaCentro Náutico de São Lázaro acolheu aula do Programa de Literacia e Cultura MarítimaO projeto prevê a realização de atividades náuticas, nomeadamente aos alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade.
Formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional realizam passeio de CatamaranFormandos do Serviço Técnico de Formação Profissional realizam passeio de CatamaranEquipa vencedora do Peddy Paper do STFP realiza passeio… na companhia de golfinhos e de uma baleia!
Formação "Tenho de coreografar. E agora? Coreografias ao alcance de todos"Formação "Tenho de coreografar. E agora? Coreografias ao alcance de todos"Formação para docentes na área da dança
Portefólios de Aprendizagem: no coração de uma prática educativa dialogadaPortefólios de Aprendizagem: no coração de uma prática educativa dialogadaOficina de formação destinada a educadores de infância titulares de grupo.
Atividades Náuticas no Curso Técnico de DesportoAtividades Náuticas no Curso Técnico de DesportoMódulo de Canoagem/Remo.
Multiatividades no Seixal com cursos profissionais de desportoMultiatividades no Seixal com cursos profissionais de desportoA Direção de Serviços do Desporto Escolar promoveu diversas atividades a cerca de 40 alunos da EBS da Ponta do Sol.
VII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação EscolarVII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação EscolarApenas 5% das sanções nas escolas devem-se a comportamentos graves.
SRE e Fundação Altice entregaram soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações e à leitura e escrita inclusivas às bibliotecas escolares do 1º ciclo da RAM.SRE e Fundação Altice entregaram soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações e à leitura e escrita inclusivas às bibliotecas escolares do 1º ciclo da RAM.Escolas da Madeira receberam ferramentas tecnológicas para promover a leitura e a escrita inclusivas.
Assinatura do protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Ordem dos Psicólogos PortuguesesAssinatura do protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Ordem dos Psicólogos PortuguesesEste evento decorreu no dia 22 de outubro, às 09h30, no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.
Multiatividades Náuticas para utentes com deficiência ou outras necessidades especiaisMultiatividades Náuticas para utentes com deficiência ou outras necessidades especiaisA Direção de Serviços do Desporto Escolar realizou um conjunto de atividades náuticas destinadas a alunos e utentes com deficiência ou outras necessidades especiais de várias escolas e instituições da RAM.
A voz e o tempo da criança: a Escuta na construção da participaçãoA voz e o tempo da criança: a Escuta na construção da participaçãoAtividade formativa destinada a educadores de infância titulares de grupo.
Machico recebeu alunos do 1.º ciclo para as multiatividades desportivasMachico recebeu alunos do 1.º ciclo para as multiatividades desportivasA equipa do Desporto Escolar dinamizou um conjunto de atividades denominadas "Multiatividades Desportivas ao Ar Livre" que decorreu entre os dias 13 e 18 de outubro, na praia e na promenade do Município de Machico.
Desportos de Praia: Voleibol, Andebol e FutebolDesportos de Praia: Voleibol, Andebol e FutebolFormação dinamizada nos passados dias 18, 25 de setembro e 2 de outubro.
11.ª Edição do Concurso Madeira Curtas do Programa EDUCAmedia11.ª Edição do Concurso Madeira Curtas do Programa EDUCAmediaO lançamento da 11.ª edição do concurso Madeira Curtas realizou-se no dia 19 de outubro de 2021, às 11 horas, no Museu de Electricidade - Casa da Luz, no Funchal.
«Todos Podem Ler!» e Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio no Seminário "Let me tell you a story" e no Museu da Imprensa da Madeira «Todos Podem Ler!» e Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio no Seminário "Let me tell you a story" e no Museu da Imprensa da Madeira Folheto N.º 94, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - outubro de 2021.
| Dia Internacional da Bengala Branca| Dia Internacional da Bengala BrancaO evento teve lugar no dia 15 de outubro, às 09h30, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e na Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos.
Ação de formação - Mash Up Your Curriculum! Ação de formação - Mash Up Your Curriculum! Formação dirigida aos docentes a lecionar Inglês no 1.º Ciclo.
VII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação EscolarVII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação EscolarO Encontro Regional do Projeto da Convivialidade Escolar terá lugar no dia 25 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Sessão formativa “Dinâmicas pedagógicas e flexibilidade curricular”Sessão formativa “Dinâmicas pedagógicas e flexibilidade curricular”Uma oportunidade de mobilização e envolvimento de excelência das escolas, na promoção de medidas contextualmente significativas, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Semana Europeia do Desporto no Porto SantoSemana Europeia do Desporto no Porto SantoDesporto Escolar no Porto Santo nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
SELFIE for TeachersSELFIE for TeachersFerramenta de apoio na compreensão e na integração das tecnologias digitais nas escolas.
O sonho da fada OféliaO sonho da fada OféliaAdaptação do livro "A fada Ofélia e o véu da noiva" de Maria Aurora Carvalho Homem, para teatro de marionetas.
Conselhos úteis para o acesso aos Manuais Digitais 2021/2022 Conselhos úteis para o acesso aos Manuais Digitais 2021/2022 Folheto N.º 93, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - setembro de 2021
Olhar pelo FuturoOlhar pelo FuturoA parceria celebrada entre a DRE e a MultiOpticas decorreu no dia 29 de setembro, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo.
A volta que isto deu - António Ricardo Silva, LEGOA volta que isto deu - António Ricardo Silva, LEGOO primeiro convidado do projeto "A volta que isto deu".
Documentário "40 anos em 40 minutos"Documentário "40 anos em 40 minutos"Apresentação do documentário sobre as práticas artísticas na RAM - “40 anos em 40 minutos”.
Oficina das Emoções- DivertidaMente IIOficina das Emoções- DivertidaMente IIAtividade formativa destinada a professores dos grupos de recrutamento 110,110 E.E., 120, 140, 150 e 160.
A Importância da Vinculação na Orientação Educativa/TutoriaA Importância da Vinculação na Orientação Educativa/TutoriaAtividade formativa destinada a professores de todos os grupos de recrutamento.
Divulgação – 10.ª Edição do Concurso Todos ContamDivulgação – 10.ª Edição do Concurso Todos ContamConcurso para divulgação de projetos de educação financeira desenvolvidos nas escolas. Participe!
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Caniço vai ter sala do futuroEscola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Caniço vai ter sala do futuroSerá a primeira escola de 1.º ciclo com tal infraestrutura.
Requisição de suportes/playback's instrumentaisRequisição de suportes/playback's instrumentaisAcesso ao formulário para requisição de Suportes/Playback's Instrumentais
Divulgação – Webinar: No teu corpo mandas tu! Educar para a Cidadania Com Afetos (... e sem abusos)!Divulgação – Webinar: No teu corpo mandas tu! Educar para a Cidadania Com Afetos (... e sem abusos)!A DGE promove este Webinar, em modalidade remota, no dia 30 de setembro, entre as 17:00h e as 18:15h.
Dia Europeu do Desporto na Escola 2021Dia Europeu do Desporto na Escola 2021O Dia Europeu do Desporto na Escola assinala-se a 24 de setembro.
AEO - Apoio Escolar Online. O teu apoio digital!AEO - Apoio Escolar Online. O teu apoio digital!Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2021/2022.
2500 participantes na Semana Europeia do Desporto2500 participantes na Semana Europeia do DesportoA Semana Europeia do Desporto realiza-se entre os dias 23 e 30 de setembro.
CRIAMAR entrega donativo à Direção Regional de EducaçãoCRIAMAR entrega donativo à Direção Regional de EducaçãoAssociação entregou máscaras e chapéus com viseira para criança à Direção Regional de Educação.
A volta que isto deuA volta que isto deuHá quem tenha saído da zona de conforto, ou apenas quis mudar de vida. Experiências singulares que desmarcaram um futuro que, no passado, foi por muitos nunca antes imaginado.
ebook "Os Guardiões da Natureza - Versão Adaptada"ebook "Os Guardiões da Natureza - Versão Adaptada"História criada “a várias mãos” por alunos das escolas da RAM, publicada em formato digital e convertida em formatos acessíveis.
N.º 58 - Desafios da educação num cenário pós-pandemiaN.º 58 - Desafios da educação num cenário pós-pandemiajaneiro a julho de 2021
Programa "AaZ - Ler Melhor, Saber Mais"Programa "AaZ - Ler Melhor, Saber Mais"Projeto piloto apoia alunos de cinco escolas da Região nas capacidades de leitura
Ciências da Computação - Propostas EducativasCiências da Computação - Propostas EducativasConjunto de propostas educativas para o ano letivo 2021-2022, no âmbito das Ciências da Computação.
Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2021/2022Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2021/2022Por Despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 15/07/2021, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que determina o calendário escolar da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2021-2022.
Fora da escola mas dentro da Sala de Aula… Testemunhos da comunidade educativa sobre o Projeto TeleaulaFora da escola mas dentro da Sala de Aula… Testemunhos da comunidade educativa sobre o Projeto TeleaulaFolheto N.º 92, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - maio e junho de 2021
Semana Regional das Artes 2021Semana Regional das Artes 2021De 22 de junho a 4 de julho
ebook "Os Guardiões da Natureza"ebook "Os Guardiões da Natureza"História criada “a várias mãos” por alunos das escolas da RAM, publicada em formato digital e convertida em formatos acessíveis.
Sibila, a aprendiz de bruxaSibila, a aprendiz de bruxaSibila, a aprendiz de bruxa - Celebra o Dia Mundial da Criança
Concurso "O meu herói"Concurso "O meu herói"Concurso de Expressão Plástica O MEU HERÓI - Divulgação de vencedores
Brochura Participação e envolvimento das famílias - construção de parcerias em contextos de educação de infânciaBrochura Participação e envolvimento das famílias - construção de parcerias em contextos de educação de infânciaPerspetiva holística e articulada do currículo e contribui para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância e para a melhoria da sua prática educativa.
Brochura Planear e avaliar na educação pré-escolarBrochura Planear e avaliar na educação pré-escolarPerspetiva holística e articulada do currículo que contribui para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância e a melhoria da sua prática educativa.
Torneio Clash of Wizardry - Feira TecnológicaTorneio Clash of Wizardry - Feira TecnológicaFeira Tecnológica
As Ferramentas do Microsoft Edge na Aprendizagem EscolarAs Ferramentas do Microsoft Edge na Aprendizagem EscolarFolheto Informativo N.º 91, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - abril de 2021
Calendário Escolar 2020/2021Calendário Escolar 2020/2021Atividade letiva tem início a 7 de setembro de 2020 e termo a 16 de julho de 2021.
Dia Mundial da DançaDia Mundial da DançaO Dia Mundial da Dança será celebrado com a divulgação de vídeos na página de Facebook e Youtube da DRE/DSEA.
Concurso "Um fantoche...uma história para (en)cantar"Concurso "Um fantoche...uma história para (en)cantar"Concurso de Expressão Dramática - Um fantoche… uma história para (en)cantar, direcionado a crianças de educação pré-escolar da Região Autónoma da Madeira.
IV aCORDEIV aCORDEIV aCORDE - 4.ª edição (2021) de 26 a 30 de abril na ALRAM e Online
"Pequenos artistas plásticos da Madeira""Pequenos artistas plásticos da Madeira"O Dia Mundial das Artes, dia 15 de abril, é celebrado pela DRE com a abertura da Exposição do Concurso “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira 2021”, que terá lugar às 11h00, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
"Nutri… falando – 1.ªs Jornadas de Educação Alimentar da DRE/ERPASS""Nutri… falando – 1.ªs Jornadas de Educação Alimentar da DRE/ERPASS"Estão abertas inscrições para esta atividade formativa, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento, que será transmitida através do canal Youtube da DRE.
Provas de equivalência à frequência: - Perguntas Frequentes (FAQ's) do Ensino BásicoProvas de equivalência à frequência: - Perguntas Frequentes (FAQ's) do Ensino BásicoAno letivo 2020/2021
Provas/ Exames - Perguntas Frequentes (FAQ's) do Ensino SecundárioProvas/ Exames - Perguntas Frequentes (FAQ's) do Ensino SecundárioAno Letivo 2020/2021
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que estabelece os procedimentos de matrícula e respetiva renovação a observar nos estabelecimentos de educação e dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma da Madeira.Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que estabelece os procedimentos de matrícula e respetiva renovação a observar nos estabelecimentos de educação e dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma da Madeira.Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 30/03/2021, é dado início ao procedimento conducente à elaboração da Portaria que estabelece os procedimentos de matrícula e respetiva renovação.
Oficinas de Formação Online: "Leitura Inclusiva" e “Acessibilidade e Tecnologia de Apoio”  Oficinas de Formação Online: "Leitura Inclusiva" e “Acessibilidade e Tecnologia de Apoio” Folheto Informativo N.º 90, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - março de 2021
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do despacho que altera o calendário escolar para o ano letivo 2020/2021.Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do despacho que altera o calendário escolar para o ano letivo 2020/2021.Por despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 26/03/2020, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que altera o calendário escolar dos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2020/2021.
O Contributo da Ginástica de Grandes Superfícies para a Educação da CidadaniaO Contributo da Ginástica de Grandes Superfícies para a Educação da CidadaniaEstão abertas inscrições para o curso de formação "O Contributo da Ginástica de Grandes Superfícies para a Educação da Cidadania", que se realiza de 26 de abril a 6 de maio, em regime a distância, destinado a docentes dos grupos de recrutamento 110; 110EE; 160; 260; 620; 700EE.
Dia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroOs trabalhos serão divulgados entre o dia 22 e o dia 27 deste mês nas plataformas youtube e facebook da DSEA e da DRE nos seguintes horários: 10h, 14h e 17h.
N.º 57 - Educação de InfânciaN.º 57 - Educação de Infânciajulho a dezembro de 2020
Estamos ON... Seminários e Oficinas OnlineEstamos ON... Seminários e Oficinas OnlineFolheto Informativo N.º 89, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - fevereiro de 2021
Escola em Tempos de Pandemia - Programa Interesse Público da RTP MadeiraEscola em Tempos de Pandemia - Programa Interesse Público da RTP MadeiraParticipação do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, no programa Interesse Público da RTP Madeira, subordinado ao tema “A Escola em Tempos de Pandemia”.
Projeto Todos Podem Ler - Oficina online Projeto Todos Podem Ler - Oficina online Oficina destinada aos Técnicos Superiores das Bibliotecas Escolares dos estabelecimentos de ensino que integraram a 5.ª etapa da 4.ª fase do Projeto "Todos Podem Ler" - Bibliotecas Inclusivas na RAM
Oficina de Leitura InclusivaOficina de Leitura InclusivaPromovida pela Câmara Municipal do Funchal, através da Biblioteca Municipal e conduzida por Graça Faria, Chefe de Divisão da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT) da Direção Regional de Educação.
O Mensageiro do Recorrente O Mensageiro do Recorrente Jornal online do ensino recorrente
A Equipa da DAAT, a Psicomotricista Ana LeitãoA Equipa da DAAT, a Psicomotricista Ana LeitãoFolheto Informativo N.º 88, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - janeiro de 2021
Concurso de Expressão Plástica “Libertem os brinquedos!”Concurso de Expressão Plástica “Libertem os brinquedos!”“Libertem os brinquedos!” é o título do 22.º Concurso de Expressão Plástica, no âmbito do desenho/pintura direcionado a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo de Portugal Continental e Regiões Autónomas, que tem por objetivo a valorização das Artes Visuais na componente artística e na formação integral da criança.
Curso de Formação "Microsoft Teams – Funcionalidades e AplicaçõesCurso de Formação "Microsoft Teams – Funcionalidades e AplicaçõesA Direção Regional de Educação, através da Divisão de Formação de Pessoal está a promover esta atividade formativa, destinada a docentes dos vários grupos de recrutamento, para a qual estão abertas as inscrições.
Oficina de Formação “ ITEC – Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Avaliar Aprendizagens com Tecnologias Digitais"  Oficina de Formação “ ITEC – Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Avaliar Aprendizagens com Tecnologias Digitais" A Direção Regional de Educação está a promover a oficina de formação “ ITEC – Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Avaliar Aprendizagens com Tecnologias Digitais" destinada a pessoal docente de todos os grupos de recrutamento e para a qual estão abertas as inscrições.
ALi e a EscritaALi e a EscritaEste jogo foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas e tem como objetivo promover o desenvolvimento das componentes que integram a escrita: a codificação e a composição. As atividades envolvem, entre vários aspetos, a planificação, a formulação escrita e ideiação.
ALi e a LeituraALi e a LeituraEste jogo foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas e tem como objetivo desenvolver um conjunto de competências que estão na base da leitura, nomeadamente a consciência fonémica, a fonética, a fluência, o vocabulário e a compreensão. Algumas atividades possuem pistas visuais ou auditivas que facilitam os processos da leitura: descodificação e compreensão.
Aviso n.º 819/2020Aviso n.º 819/2020Abertura de procedimento concursal para o preenchimento de 6 postos de trabalho na carreira e categoria de assistente operacional, na área de apoio geral , do mapa de pessoal da Direção Regional de Educação - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, aprovado por Despacho do Vice-Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, de 27 de outubro de 2020.
Aviso n.º 818/2020Aviso n.º 818/2020Abertura de procedimento concursal para o preenchimento de 4 postos de trabalho na carreira e categoria de Assistente Técnico, na área de apoio educativo especializado, do mapa de pessoal da Direção Regional de Educação - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, aprovado por Despacho do Vice-Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, de 27 de outubro de 2020.
Aviso n.º 817/2020Aviso n.º 817/2020Abertura de procedimento concursal para o preenchimento de 2 postos de trabalho na carreira especial de técnico superior das áreas de diagnóstico e terapêutica, área de terapia da fala, do mapa de pessoal da Direção Regional de Educação - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, aprovado por Despacho do Vice-Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, de 27 de outubro de 2020.
Aviso n.º 816/2020Aviso n.º 816/2020Abertura de procedimento concursal para o preenchimento de 1 posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, na área de Serviço Social, do mapa de pessoal da Direção Regional de Educação - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, aprovado por Despacho do Vice-Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, de 27 de outubro de 2020.
Aviso n.º 815/2020Aviso n.º 815/2020Abertura de procedimento concursal comum destinado ao recrutamento de 4 postos de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, na área de Psicologia, da Direção Regional de Educação - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, aprovado por Despacho do Vice-Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, de 27 de outubro de 2020.
Aviso n.º 814/2020Aviso n.º 814/2020Abertura de procedimento concursal comum destinado ao recrutamento de 1 posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, na área de Gestão (área de recursos humanos), da Direção Regional de Educação - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, aprovado por Despacho do Vice-Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, de 27 de outubro de 2020.
Feliz Natal a todos!Feliz Natal a todos!A Direção Regional de Educação deseja a todos um Feliz Natal!
Feliz NatalFeliz NatalA Direção de Serviços de Educação Artística/DRE deseja a todos um feliz Natal e um próspero ano novo.
 Manual de apoio "Nos Caminhos do Sucesso e da Inclusão. Referenciais e Práticas" Manual de apoio "Nos Caminhos do Sucesso e da Inclusão. Referenciais e Práticas"O Manual de Apoio "Nos Caminhos do Sucesso e da Inclusão.  Referenciais e Práticas" foi criado na sequência da publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, que adapta à Região Autónoma da Madeira os regimes constantes do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, e do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.
IV Festival de Coros Escolares da Região Autónoma da MadeiraIV Festival de Coros Escolares da Região Autónoma da MadeiraA Direção Regional de Educação (DRE) promove o IV Festival de Coros Escolares da Região Autónoma da Madeira. Atendendo às circunstâncias atuais, passará para formato online, com transmissão em streaming-
Hora do Código | Leonardo OrtizHora do Código | Leonardo OrtizNo âmbito da semana da Hora do Código, Leonardo Ortiz Villacorta irá participar num encontro online.
"Ho, ho, ho na Cutxilândia""Ho, ho, ho na Cutxilândia"História infantil de Natal protagonizada pela Equipa de Animação da Direção de Serviços de Educação Artística - Direção Regional de Educação.
Concurso Criativo - Dia Internacional da Pessoa com DeficiênciaConcurso Criativo - Dia Internacional da Pessoa com DeficiênciaDireção Regional de Educação lança concurso criativo subordinado ao tema “Reduzindo diferenças, somando oportunidades”, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro de 2020.
Hora do Código 2020Hora do Código 2020A Hora do Código é uma atividade que está relacionada com as Ciências da Computação e poderá ser explorada a partir dos contextos educativos da Educação Pré-Escolar.
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do despacho que altera o despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanaisPublicitação do início do procedimento conducente à elaboração do despacho que altera o despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanaisPor despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 23/10/2020, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do Despacho que altera o Despacho n.º 240/2078, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar, para a constituição das estruturas de gestão intermédia, de articulação curricular e de coordenação pedagógica.
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusãoPublicitação do início do procedimento conducente à elaboração da portaria que procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusãoPor Despacho do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de 23/10/2020, é dado início ao procedimento conducente à elaboração da Portaria que procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, humanos, organizacionais, materiais e técnicos existentes e disponíveis ou passíveis de disponibilizar nos estabelecimentos de educação e ensino e nos serviços da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
Cerimónia de atribuição de prémios de mérito na Ribeira BravaCerimónia de atribuição de prémios de mérito na Ribeira BravaO Diretor Regional de Educação marcou presença na cerimónia de atribuição de prémios de mérito aos 27 melhores alunos das escolas da Ribeira Brava.
Tintas e Pintas - O poder da corTintas e Pintas - O poder da corEstão abertas inscrições para esta atividade formativa, destinada a docentes dos grupos de recrutamento 110,110EE, 140 e 240.
Trabalhar em projetos - um estímulo constanteTrabalhar em projetos - um estímulo constanteAbertura de inscrições para esta oficina de formação, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento.
Apoio Escolar Online |Ano Letivo 2020/2021Apoio Escolar Online |Ano Letivo 2020/2021Inscrições
Referencial Escolas - Controlo da Transmissão de COVID-19 em contexto escolarReferencial Escolas - Controlo da Transmissão de COVID-19 em contexto escolarCOVID-19 - Comunidade Escolar - Orientações para o ano Letivo 2020-2021
N.º 56 - Cidadania DigitalN.º 56 - Cidadania Digitaljaneiro a junho de 2020
Ofício Circular N.º 090 de 2 de setembro de 2020Ofício Circular N.º 090 de 2 de setembro de 2020Nova disciplina de Ciências da Computação
Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M de 29 de julhoDecreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M de 29 de julhoO Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M de 29 de julho, procede à adaptação à Região Autónoma da Madeira, os regimes constantes do Decreto Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado pela Lei n.º 116/2029, de 13 de setembro.
A ALi e as Férias de Verão 2020A ALi e as Férias de Verão 2020Atividades Lúdico-Didáticas para imprimir, baseadas na Coleção e-Books - Leitura inclusiva, das histórias: "O Gato Amarelo", "OGIMA" e "Pintarolas - Uma aventura no mar".
Brincar livre em todos os temposBrincar livre em todos os temposO vídeo "Brincar livre em todos os tempos" tem como intuito assinalar a importância que a brincadeira e o jogo têm na vida dos mais novos.
Ofício Circular N.º 078 de 21 de julho de 2020Ofício Circular N.º 078 de 21 de julho de 2020Orientações para o ano letivo 2020/2021: Estratégia de prevenção da doença COVID-19 e minimização do risco de transmissão do novo coronavírus. Organização Pedagógica.
O novo portal School Education GatewayO novo portal School Education GatewayAs escolas europeias podem beneficiar de oportunidades de financiamento proporcionadas pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia, incluindo apoio financeiro para a participação em cursos de formação e missões de ensino, em países membros da União Europeia com vista ao desenvolvimento profissional do seu pessoal educativo e à sua participação em parcerias de projetos escolares.
A Academia de Professores (Teacher Academy)A Academia de Professores (Teacher Academy)O Portal School Education Gateway e oferece uma variedade de serviços e atividades didático-pedagógicas.
Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2020/2021Publicitação do procedimento conducente à elaboração do despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2020/2021Por Despacho do Secretário Regional de Educação de 17/07/2020, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que determina o calendário escolar da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2020-2021.
ALi e as EmoçõesALi e as EmoçõesO jogo ALi e as Emoções incide sobre o reconhecimento e diferenciação das emoções, que se constituem como peças fundamentais no desenvolvimento de competências sociais, tão importantes na interação do Homem com os outros.
Formação online "Da tradição ao jogo dramático"Formação online "Da tradição ao jogo dramático"Estão abertas inscrições para esta atividade formativa, destinada a docentes dos grupos de recrutamento 100, 100EE, 110, 110EE e 150.
Mara, a menina de Boca Doce (Braille e Áudio)Mara, a menina de Boca Doce (Braille e Áudio)Obra de Alison Jesus, em formatos acessíveis.
Curso de Formação "Microsoft Teams – Funcionalidades e trabalho colaborativo"Curso de Formação "Microsoft Teams – Funcionalidades e trabalho colaborativo"Destinado aos docentes dos vários grupos de recrutamento, para a qual estão abertas as inscrições.
ALi e as RimasALi e as RimasO jogo "ALi e as Rimas" enquadra-se no âmbito da intervenção em terapia da fala, sendo constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas que pretendem demonstrar a versatilidade do software de edição no âmbito referido.
Concurso Regional de Dança EscolarConcurso Regional de Dança EscolarConcurso de dança on-line, dirigido aos alunos do ensino básico e congrega duas categorias: Interpretação e coreografia.
Tenho um bicho no meu jardimTenho um bicho no meu jardimSendo o ano de 2O20 eleito, pela ONU, o Ano Internacional da Fitossanidade, esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da saúde vegetal na melhoria da qualidade alimentar e promover a colaboração global na proteção do meio ambiente e da biodiversidade.
ALi e a PsicomotricidadeALi e a PsicomotricidadeO jogo "ALi e a Psicomotricidade" enquadra-se no âmbito da intervenção psicomotora, sendo constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas que se baseiam nos 7 fatores psicomotores e no Modelo Funcional de Luria.
O Gato Amarelo - História Adaptada em Símbolos PictográficosO Gato Amarelo - História Adaptada em Símbolos PictográficosVersão, em Símbolos Pictográficos, da história multimédia criada em 2009.
ALi e o Dia da Criança 2020ALi e o Dia da Criança 2020Atividades Lúdico Interativas
Este vírus não é reiEste vírus não é reiCanção Este vírus não é rei, dirigida aos mais jovens e aborda os cuidados e atitudes a ter para conter a propagação do vírus. https://www.youtube.com/watch?v=VWAMZDWWrbY
Plano de Contingência DRE_Doença por Covid-19 Plano de Contingência DRE_Doença por Covid-19 Atualizado a 18 de maio - Medidas de Desconfinamento
 TELENSINO: Estudar Com Autonomia TELENSINO: Estudar Com AutonomiaHorário de transmissão semanal e conteúdos programáticos do ensino secundário, de 25 a 29 de maio de 2020. Mais informações disponíveis no sítio dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem (AIA).
ALi e a COVID-19ALi e a COVID-19"ALi e a COVID-19" é um jogo composto por um conjunto de atividades lúdico-interativas que vêm apelar a estes cuidados e dão a conhecer os heróis da nossa sociedade, que no seu dia-a-dia dão o seu melhor para que fiquemos bem, e protegidos em casa. Este jogo também permite desenvolver um conjunto de competências, nomeadamente cognitivas, estruturação espacio-temporal, linguagem, entre outros.
Ferramentas de aprendizagem e outras funcionalidades do Office 365 Ferramentas de aprendizagem e outras funcionalidades do Office 365 Vídeo de apresentação de ferramentas que podem facilitar a aprendizagem de alunos com dificuldades no acesso à leitura e à escrita.
Leitor envolvente, ferramenta de acessibilidade na Microsoft TeamsLeitor envolvente, ferramenta de acessibilidade na Microsoft TeamsFerramenta que possibilita o recurso à leitura prévia, alto contraste, escolha do número de linhas a apresentar no ecrã, entre outras funcionalidades
Vem jogar ao «Jogo do Cubo» com a ALiVem jogar ao «Jogo do Cubo» com a ALiCom o objetivo de distrair, sair um pouco da rotina das tarefas escolares e de forma a contribuir para as atividades lúdicas, a DAAT criou o «Jogo do Cubo», recorrendo aos símbolos pictográficos do ARASAAC.
A ALi apresenta "Porque não podemos ir a escola"...A ALi apresenta "Porque não podemos ir a escola"...Uma animação em Símbolos Pictográficos para os alunos que necessitam de informação visual e auditiva, adaptada às suas necessidades.
Novos títulos da coleção «eBooks - Leitura Inclusiva» disponíveis para descarregar gratuitamente em múltiplas plataformasNovos títulos da coleção «eBooks - Leitura Inclusiva» disponíveis para descarregar gratuitamente em múltiplas plataformasEsta edição digital premeia os vencedores da 4.ª edição do Concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva "Todos Podem Ler".
ALi explica... «Porque não podemos ir à escola?» e sugere vídeos personalizados às necessidades de cada alunoALi explica... «Porque não podemos ir à escola?» e sugere vídeos personalizados às necessidades de cada alunoUma animação para os alunos que necessitam de informação visual e auditiva adaptada às suas necessidades.
#EstudoEmCasa#EstudoEmCasaNo sítio dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem (AIA), estão disponíveis informações referentes ao conjunto de recursos de apoio aos alunos, professores e escolas na utilização de metodologias de ensino a distância para que todos continuem conectados e a interagir nos momentos síncronos e assíncronos.
Aprendizagem da Leitura - Plataforma Interativa - AEA - AINDA ESTOU A APRENDER  Aprendizagem da Leitura - Plataforma Interativa - AEA - AINDA ESTOU A APRENDER Recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL).
Melhorar as competências na Matemática… com o PhotomathMelhorar as competências na Matemática… com o PhotomathVídeo que descreve como a aplicação Photomath permite a digitalização instantânea de problemas matemáticos escritos à mão usando a câmara do dispositivo e ainda a escrita e edição de expressões e equações matemáticas.
Medidas relativas à organização do 3.º período na RegiãoMedidas relativas à organização do 3.º período na RegiãoAs escolas de todos os ciclos de ensino, da rede pública e particular, elaboram, até ao próximo dia 17, um "Plano de Ensino à Distância"
Ofício Circular N.º 053 de 13 de abril de 2020Ofício Circular N.º 053 de 13 de abril de 2020Ensino à Distância/ 3.º Período Letivo
Covid-19: recomendações a toda a população em Símbolos PictográficosCovid-19: recomendações a toda a população em Símbolos PictográficosFolheto Informativo "Destaque ALi N.º 4 - março 2020", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas.
Atendimento DAATAtendimento DAATA equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas está disponível para atendimento online ou presencial (por marcação prévia)
A Primeira AventuraA Primeira AventuraAtividades Lúdico Interativas online.
Uma horta de coresUma horta de coresAtividades Lúdico Interativas online.
Comunicado!Comunicado!Recomendações de prevenção e contenção da disseminação da infeção pelo COVID-19. Informações sobre o funcionamento e contactos com a Direção Regional de Educação (DRE).
6.ª Concentração de Patinagem – Campeonato Escolar  Patinagem Velocidade6.ª Concentração de Patinagem – Campeonato Escolar Patinagem VelocidadePatinagem
OGIMAOGIMAAtividades Lúdico Interativas online.
Serviço Técnico de Formação Profissional - OFERTA FORMATIVA PARA 2020/2021Serviço Técnico de Formação Profissional - OFERTA FORMATIVA PARA 2020/2021Ações Formativas a iniciar no STFP no próximo ano letivo 2020/2021 (Empregado/a de Andares - EA; Empregado/a de Mesa EM; Operador/a de Jardinagem – OJ).
Kits de Ciências Experimentais e Robótica: Uma oportunidade para inovar na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Kits de Ciências Experimentais e Robótica: Uma oportunidade para inovar na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Oficina de formação destinada a docentes dos grupos de recrutamento 100, 100EE, 110, 110EE, 120, 140, 150, e 160.
O Formato Acessível LEITURA FÁCILO Formato Acessível LEITURA FÁCILFolheto Informativo N.º 80, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - fevereiro de 2020
Clash of Wizardry – Guia Prático para o professorClash of Wizardry – Guia Prático para o professorClash of Wizardry, o jogo de matemática para tablets e smartphones, desenvolvido pela Direção Regional de Educação no âmbito do projeto E-MaGIC.
N.º 55 - Educação EmocionalN.º 55 - Educação Emocionaljulho a dezembro de 2019
II Encontro Regional STEM - Science, Technology, Engineering and MathematicsII Encontro Regional STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics19 de fevereiro | Sala de Conferências da Escola Secundária Jaime Moniz | destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento | Inscrições automaticamente confirmadas.
Produção Cinematográfica na Escola - IniciaçãoProdução Cinematográfica na Escola - IniciaçãoA Direção Regional de Educação, através da Divisão de Formação de Pessoal está a promover esta oficina de formação destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento, para a qual estão abertas as inscrições
Workshop Inteligência ArtitificialWorkshop Inteligência ArtitificialOferta formativa para os alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Dia Mundial do Braille comemorado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da MadeiraDia Mundial do Braille comemorado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da MadeiraFolheto Informativo N.º 79, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - janeiro de 2020
Seminário "Relações Interpessoais: entre o Real e o Virtual"Seminário "Relações Interpessoais: entre o Real e o Virtual"No dia 12 de fevereiro, entre as 9h e as 17h, irá decorrer o seminário "Relações Interpessoais: entre o Real e o Virtual", que terá lugar no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.
Oficina de formação "Técnicas de Cinema de Animação em Contexto Escolar"Oficina de formação "Técnicas de Cinema de Animação em Contexto Escolar"26 h - 13 presenciais; 13 não presenciais.
Certificação "Escola Educamedia" - EB1/PE de Câmara de LobosCertificação "Escola Educamedia" - EB1/PE de Câmara de LobosCertificação "Escola Educamedia"
Madeira CurtasMadeira CurtasConcurso de curtas-metragens
Oficina de formação "Iniciação à Produção Cinematográfica na Escola" Oficina de formação "Iniciação à Produção Cinematográfica na Escola" 16 h - 8 presenciais; 8 não presenciais.
Oficina Educação InterculturalOficina Educação InterculturalEstão abertas inscrições para duas ações de formação destinadas a docentes de todos os grupos de recrutamento.
Entrega formal de tablets aos formandos do STFPEntrega formal de tablets aos formandos do STFPEntrega de tablets aos formandos do 1.º ano STFP para trabalho nas área da Formação de Base
IV Conferência Diversidades - Liderança e EducaçãoIV Conferência Diversidades - Liderança e EducaçãoA Direção Regional de Educação promove, no próximo dia 24 de janeiro, a "IV Conferência Diversidades - Liderança e Educação", das 09:00 às 13:00, na Escola Secundária Francisco Franco.
Ações de Sensibilização no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na RAMAções de Sensibilização no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na RAMFolheto Informativo N.º 78, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - dezembro de 2019
Postal de NatalPostal de NatalA Direção Regional de Educação deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
III Festival de Coros Escolares da RAMIII Festival de Coros Escolares da RAMAvenida Arriaga, Funchal - 10 a 14 de dezembro
Ferramentas de Aprendizagem abordadas no «Encontro EB23L - A Surdez e a Inclusão»Ferramentas de Aprendizagem abordadas no «Encontro EB23L - A Surdez e a Inclusão»Folheto Informativo N.º 77, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias de Apoio na Educação" - novembro de 2019
Clash of Wizardry - um jogo matemágicoClash of Wizardry - um jogo matemágicoVersão em português e com novas funcionalidades. Descarregue e experimente!
XXI Concurso de Expressão Plástica "TENHO UM BICHO NO MEU JARDIM"XXI Concurso de Expressão Plástica "TENHO UM BICHO NO MEU JARDIM"Regulamento do Concurso de Expressão Plástica
Projeto Manuais Escolares Digitais - Programa RTP "Interesse Público"Projeto Manuais Escolares Digitais - Programa RTP "Interesse Público"Projeto Manuais Escolares Digitais em debate no Programa da RTP Madeira "Interesse Público".
Conferência: No Trilho da Educação InclusivaConferência: No Trilho da Educação InclusivaA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira, através da Direção Regional de Educação, assinala o dia 3 de dezembro - o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Robot City  está a chegar...Robot City está a chegar...Projeto Internacional no âmbito da robótica
Ação de formação  EDUROVs – Robótica Submarina EducativaAção de formação EDUROVs – Robótica Submarina EducativaNo passado dia 28 de outubro de 2019 realizou-se a ação de formação intitulada EDUROVs- Robótica Submarina Educativa, destinada a pessoal docente da RAM
Aprendizagem das Técnicas de Natação: Erros Comuns e ProgressõesAprendizagem das Técnicas de Natação: Erros Comuns e ProgressõesA atividade formativa pretende proporcionar a aprendizagem de estratégias que permitam aos participantes detetarem os erros comuns na prática da natação.
Hora do Código 2019Hora do Código 2019Evento anual da Hora do Código, de 9 a 15 de dezembro de 2019
Ferramentas de Aprendizagem do Office 365 para melhorar as competências de leitura e escritaFerramentas de Aprendizagem do Office 365 para melhorar as competências de leitura e escritaFolheto Informativo N.º 76, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicassobre "Tecnologias de Apoio na Educação" - outubro de 2019
Aplicações para alunos utilizadores de Tecnologias de Apoio na sala de aulaAplicações para alunos utilizadores de Tecnologias de Apoio na sala de aulaFolheto Informativo N.º 75, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias de Apoio na Educação" - setembro de 2019
Revista Diversidades n.º 54Revista Diversidades n.º 54Liderança e Educação
Publicitação do início do procedimento conducente a elaboração da Portaria que altera a Portaria n.º 2561/2016, de 13 de julhoPublicitação do início do procedimento conducente a elaboração da Portaria que altera a Portaria n.º 2561/2016, de 13 de julhoPor Despacho do Secretário Regional de Educação de 25/07/2019, é dado início ao procedimento conducente a elaboração da Portaria que estabelece os procedimentos de matrícula e respetiva renovação, as condições e regras essenciais relativas a organização dos horários das crianças e dos alunos, construção de grupos, salas e turmas, turnos ou desdobramentos de turmas e princípios de natureza pedagógica nos estabelecimentos de educação e dos ensinos básico e secundário da RAM.
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do Despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2019-2020Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do Despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2019-2020Por Despacho do Secretário Regional de Educação de 25/07/2019, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que determina o calendário escolar da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2019-2020.
Clash of Wizardry - um jogo matemágico Clash of Wizardry - um jogo matemágico Disponível para download gratuito
A Diretora da Fundação Altice visitou a DAATA Diretora da Fundação Altice visitou a DAATFolheto Informativo N.º 73, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias Adaptadas na Educação" - junho de 2019
Clash of WizardryClash of WizardryI torneio do jogo digital "Clash of Wizardry"
Visita da diretora da Fundação AlticeVisita da diretora da Fundação AlticeA nova diretora da Fundação Altice, Dra. Ana Estelita, esteve no Funchal, no passado dia 22 de maio
Será esta criança (mesmo) hiperativa?Será esta criança (mesmo) hiperativa?Abertura de inscrições nesta atividade formativa destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento, encarregados de educação, psicólogos e outros profissionais de educação e saúde.
"A Primeira Aventura" em eBook e "E se fôssemos viajar? Porque Não..." em Formatos Acessíveis"A Primeira Aventura" em eBook e "E se fôssemos viajar? Porque Não..." em Formatos AcessíveisFolheto Informativo N.º 72, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias Adaptadas na Educação" - maio de 2019.
Sensibilização UMa Sensibilização UMa A DAAT (Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas) dinamizou sensibilização para alunos do Curso de Educadores de Infância, da Universidade da Madeira (UMa)
Novas Conferências do Casino | Inovação e Educação – Manuais Digitais Novas Conferências do Casino | Inovação e Educação – Manuais Digitais Organização conjunta da Secretaria Regional de Educação e do Diário de Notícias da Madeira.
Clash of Wizardry: Feiticeiros voltaram à Escola dos LourosClash of Wizardry: Feiticeiros voltaram à Escola dos LourosProjeto E-MaGIC (Education in Mathematics in Game-based Immersive Contexts), no âmbito do Programa Erasmus+ (ação-chave 2)
Entrega de Prémios do Concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler”Entrega de Prémios do Concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler”Folheto Informativo N.º 71, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicassobre "Tecnologias Adaptadas na Educação" - abril de 2019
Segurança Digital: A utilização segura da Internet e dos Dispositivos MóveisSegurança Digital: A utilização segura da Internet e dos Dispositivos MóveisInscrições abertas para esta ação de formação, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento.
Ferramentas colaborativas no ensino/aprendizagemFerramentas colaborativas no ensino/aprendizagemAtividades formativas destinadas a docentes de todos os grupos de recrutamento.
Ferramentas colaborativas e programação na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoFerramentas colaborativas e programação na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoInscrições abertas para esta ação de formação, destinada a educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico.
Programação para todosProgramação para todosAbertas as inscrições para esta atividade formativa, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento
Educação para a Sexualidade e CidadaniaEducação para a Sexualidade e CidadaniaAbertura de inscrições para esta atividade formativa destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento
16.º Congresso Nacional de Bioética / 9.º Fórum Luso-Brasileiro16.º Congresso Nacional de Bioética / 9.º Fórum Luso-BrasileiroOrganizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Programa «APOIAR +» e “Leitura Fácil e Pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”Programa «APOIAR +» e “Leitura Fácil e Pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”Folheto Informativo N.º 70, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias Adaptadas na Educação" - março de 2019
Entrega de prémios - 4.ª edição do Concurso de Literatura InfantoJuvenil Inclusiva «Todos Podem Ler»Entrega de prémios - 4.ª edição do Concurso de Literatura InfantoJuvenil Inclusiva «Todos Podem Ler»O Prémio consiste na edição digital das obras vencedoras e posterior integração na coleção eBooks-Leitura Inclusiva, disponível no portal da DRE.
 Abertura de inscrições no @rcco: Agir, Refletir, Criar e Comunicar - Laboratórios de Aprendizagem - Espaço EDU Abertura de inscrições no @rcco: Agir, Refletir, Criar e Comunicar - Laboratórios de Aprendizagem - Espaço EDUEncontros informais, destinados a docentes dos 1.º, 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Avaliação do desempenho docente nas dinâmicas das organizações escolaresAvaliação do desempenho docente nas dinâmicas das organizações escolaresAbertura de inscrições para 7 atividades formativas intituladas "Avaliação do desempenho docente nas dinâmicas das organizações escolares", destinada a elementos das secções de avaliação dos estabelecimentos de educação/ensino da RAM.
Projeto «PT CAA» e workshop “Vamos Comunicar com Símbolos”Projeto «PT CAA» e workshop “Vamos Comunicar com Símbolos”Folheto Informativo N.º 69, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias Adaptadas na Educação" - fevereiro de 2019
Projeto PT CAAProjeto PT CAAProjeto PT Comunicação Aumentativa e Alternativa tem o apoio da Fundação Altice
O Pineco - Jogos Educativos DigitaisO Pineco - Jogos Educativos DigitaisO Pineco é um jogo educativo multiplataforma, gratuito, desenvolvido pelo Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, da Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto ProRED (Produção de Recursos Educativos Digitais).
Matrizes Curriculares e Aprendizagens EssenciaisMatrizes Curriculares e Aprendizagens EssenciaisJá se encontram disponíveis para consulta ou download as matrizes dos planos curriculares do Ensino Básico e do Ensino Secundário, bem como as Aprendizagens Essenciais.
@rcco - Agir, Refletir, Criar e Comunicar - Técnicas e Instrumentos de Avaliação@rcco - Agir, Refletir, Criar e Comunicar - Técnicas e Instrumentos de AvaliaçãoEncontro informal que convida os docentes dos 1.º e 2.º ciclos para participar num espaço de reflexão, debate, planificação e estudo, em que poderão também esclarecer dúvidas e partilhar boas práticas sobre "Técnicas e Instrumentos de Avaliação".
ECoS – Early Coding in SchoolsECoS – Early Coding in SchoolsA Direção Regional de Educação, em conjunto com os seus parceiros da União Europeia, iniciou os trabalhos para o desenvolvimento de um novo projeto internacional
 "Nutrição no Desporto" "Nutrição no Desporto"Abertura de inscrições na atividade formativa "Nutrição no Desporto", destinada a docentes de expressão física e motora e educação física.
Robot CityRobot CityA Direção Regional de Educação, na vanguarda das práticas inovadoras em educação, iniciou um novo projeto internacional no âmbito da robótica
«Olhares Sobre o Envelhecimento» e Projeto "Todos Podem Ler"«Olhares Sobre o Envelhecimento» e Projeto "Todos Podem Ler"Folheto Informativo N.º 68, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas sobre "Tecnologias Adaptadas na Educação" - janeiro de 2019
As perturbações específicas da aprendizagem e o compromisso ético com a inclusão: dos princípios à práticaAs perturbações específicas da aprendizagem e o compromisso ético com a inclusão: dos princípios à práticaAbertura de inscrições nesta atividade destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento
Projeto E-MaGIC (Education in Mathematics in Game-based Immersive Contexts), no âmbito do programa Erasmus+ (ação-chave 2)Projeto E-MaGIC (Education in Mathematics in Game-based Immersive Contexts), no âmbito do programa Erasmus+ (ação-chave 2)Clash of Wizardry: Feiticeiros na Escola dos Louros
Seminário “Dia da Internet Mais Segura 2019” – 05 de fevereiro de 2019Seminário “Dia da Internet Mais Segura 2019” – 05 de fevereiro de 2019Seminário “Dia da Internet Mais Segura 2019” – 05 de fevereiro de 2019
I Encontro Regional STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics I Encontro Regional STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics O evento realiza-se a 18 de janeiro e conta com a participação de Agueda Gras-Velazquez, responsável pelo Programa de Ciências da European Schoolnet (EUN)
III Encontro Regional eTwinning na Região Autónoma da MadeiraIII Encontro Regional eTwinning na Região Autónoma da MadeiraEstão abertas as inscrições para o III Encontro Regional eTwinning - RAM, que terá lugar na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, nos dias 25 de janeiro, das 09h00 às 18h30, e 26 de janeiro, das 09h00 às 13h00.
Inscrições abertas para a ação de formação "Khan Academy: Recursos Digitais no Ensino e na Aprendizagem da Matemática"Inscrições abertas para a ação de formação "Khan Academy: Recursos Digitais no Ensino e na Aprendizagem da Matemática"Ação de formação promovida pela Associação de Professores de Matemática, destinada a docentes dos grupos de recrutamento 110, 230, 500 e 910.EE
Lançamento da 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/2019Lançamento da 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/2019Lançamento da 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/2019
Workshop «Acessibilidade e Tecnologias Adaptadas na Sala de Aula»Workshop «Acessibilidade e Tecnologias Adaptadas na Sala de Aula»A Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas no "II Encontro Regional de Ambientes Inovadores de Aprendizagem"
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 dezembroDia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 dezembroA Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, assinala o dia 3 de dezembro - o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Recalendarização das "Novas Conferências do Casino 2018: Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico" Recalendarização das "Novas Conferências do Casino 2018: Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico" Divulga-se a nova data para a realização das "Novas Conferências do Casino 2018 -Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico", o horário e atualiza-se o programa
Conferência "Psicologia Positiva"Conferência "Psicologia Positiva"Da responsabilidade da Associação de lnvestigação Científica do Atlântico (AICA), em parceria com a Direção Regional de Educação, a conferência é destinada a Educadores, Professores e Psicólogos afetos à Secretaria Regional de Educação
"III Conferência Diversidades - Inovação em Educação"III Conferência Diversidades - Inovação em EducaçãoCom esta conferência, pretende-se divulgar a revista ao público em geral e criar um espaço de reflexão e de partilha de boas práticas aberto aos leitores da publicação e à comunidade educativa em geral.
Adiamento das Novas Conferências do Casino 2018 - "Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico"Adiamento das Novas Conferências do Casino 2018 - "Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico"Impossibilidade de deslocação de Avelino Meneses adia terceira sessão. Esta iniciativa foca-se na identificação de oportunidades partilhadas para o desenvolvimento de pessoas e instituições e conta com a participação dos Secretários da Educação da Madeira e da Regiâo Autónoma dos Açores.
Abertura de inscrições nas ações de formação "Educação Inclusiva: implicações para a prática dos psicólogos escolares"Abertura de inscrições nas ações de formação "Educação Inclusiva: implicações para a prática dos psicólogos escolares"Ações de formação destinadas a psicólogos a intervir em contexto escolar.
II Encontro Regional dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 23 e 24 de NovembroII Encontro Regional dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 23 e 24 de NovembroII Encontro Regional dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 23 e 24 de Novembro
Projeto ESA e Cidadania: Desafios e Linhas de AçãoProjeto ESA e Cidadania: Desafios e Linhas de AçãoAtividade formativa destinada aos docentes de 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, aplicadores do projeto ESA.
Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das Ocepe 2016Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das Ocepe 2016Oficina de Formação destinada a educadores/as de infância.
Refletir Percursos na Educação de InfânciaRefletir Percursos na Educação de InfânciaCiclo de encontros formativos, destinados a educadores/as de infância que tenham participado nas oficinas de formação das OCEPE.
Hora do CódigoHora do CódigoEvento anual da Hora do Código, de 3 a 9 de dezembro de 2018
Projeto ProRed - Produção de recursos educativos digitaisProjeto ProRed - Produção de recursos educativos digitaisProRed
Campanha “Cibersegurança nas Escolas”Campanha “Cibersegurança nas Escolas”Campanha “Cibersegurança nas Escolas”
Abertura de inscrições na atividade formativa "Alimentação Saudável no 1.º Ciclo do Ensino Básico"Abertura de inscrições na atividade formativa "Alimentação Saudável no 1.º Ciclo do Ensino Básico"Formação destinada a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, prioritariamente a docentes dinamizadores do Projeto Nutrifixe.
Fundação PT renova protocolo com a Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto "Todos Podem Ler"Fundação PT renova protocolo com a Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto "Todos Podem Ler"O protocolo visa promover a leitura e a escrita inclusiva nas bibliotecas escolares, criando e divulgando livros e actividades em formatos acessíveis a todos
II Encontro Internacional de Poesia - A Poesia no Mundo: Para uma Nova GlobalizaçãoII Encontro Internacional de Poesia - A Poesia no Mundo: Para uma Nova GlobalizaçãoEste Encontro é parte integrante das Comemorações dos 600 Anos da Descoberta do Arquipélago
Clube CódigoClube CódigoProjeto Clube Código
4 de setembro - Dia nacional do psicólogo4 de setembro - Dia nacional do psicólogoO dia 4 de setembro foi consagrado pela Assembleia da República como o Dia Nacional do Psicólogo.
NOVA DATA: AppsforGood 5ª Edição 2018-19NOVA DATA: AppsforGood 5ª Edição 2018-19NOVA DATA: AppsforGood 5ª Edição 2018-19
Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do Despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2018-2019Publicitação do início do procedimento conducente à elaboração do Despacho relativo ao calendário escolar para o ano letivo 2018-2019Por Despacho do Secretário Regional de Educação de 18/07/2018, é dado início ao procedimento conducente à elaboração do despacho que determina o calendário escolar dos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo 2018-2019.
Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2018Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2018Festa do Desporto Escolar 2018
Prémio La Vie 2017/2018Prémio La Vie 2017/2018Cerimónia de entrega do "Prémio La Vie”
Jogos Escolares de Aventura 2018Jogos Escolares de Aventura 2018Porto Santo
Encontro Regional AppsForGoodEncontro Regional AppsForGoodDia 6 de julho | ACIN | Ribeira Brava
Feira da tecnologia 2018Feira da tecnologia 2018Feira
As Ciências da Computação na Região Autónoma da MadeiraAs Ciências da Computação na Região Autónoma da MadeiraAs Ciências da Computação no contexto educativo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas da Região Autónoma da Madeira.
Regulamento da 4ª Edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva "Todos Podem Ler"Regulamento da 4ª Edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva "Todos Podem Ler"Até ao dia 5 de novembro de 2018 podem ser apresentadas as candidaturas ao Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva "Todos Podem Ler".
Uma Aventura no Mar - História Adaptada a Negro AmpliadoUma Aventura no Mar - História Adaptada a Negro AmpliadoConto construído para servir de base de estudo da integração de elementos 3D em ambientes virtuais.
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.