Pesquisar

Jogos Escolares de Aventura 2018

Porto Santo 13-07-2018 Direção Regional de Educação
Jogos Escolares de Aventura 2018

A atividade designada “Porto Santo 2018 - Jogos Escolares da Aventura” como segunda edição do atual formato, incorpora o cartaz comemorativo dos 600 anos da descoberta do Porto Santo.

A atividade decorreu de 25 a 29 de junho e trata-se de um evento, organizado pela Direção de Serviços do Desporto Escolar, que nos últimos 4 anos tem crescido de forma exponencial e tem revelado um sucesso ano após ano. 

No 1.º ciclo, marcaram presença sete escolas da ilha Madeira (EB1/PE Eng.º Luís Santos Costa, EB1/PE do Porto Moniz, EB1/PE do Caniçal, EB1/PE do Jardim da Serra, Eleutério Aguiar, EB1/PE e Creche do Santo António Serra e colégio do Marítimo) e três do Porto Santo (EB1 com PE e Creche do Campo de Baixo, EB1 com PE do Porto Santo e Externato Nossa Senhora da Conceição), contabilizando um total de 220 alunos.

Foram realizados diversos jogos lúdicos, organizados em dois grandes blocos de atividades: jogos de aventura (orientação, jogos lúdicos e tirolesa / ponte dupla / slackline) e jogos aquáticos (circuito de canoagem e SUP, jogos lúdicos aquáticos/caça ao tesouro e jogos estratégicos).

Nos 2º, 3º ciclos e Secundário compareceram 6 escolas da Madeira (Básica e Secundária da Calheta, Básica de Secundaria da Ponta do Sol, Básica do 2º, 3º Ciclos do Caniço, EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, Secundária Jaime Moniz, Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro e uma escola do Porto Santo (Professor Doutor Francisco de Freitas Branco), registando se um total de 100 alunos.

A prova foi constituída por 3 etapas, estimulando o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipa, o fomento das atividades de aventura, potencializando uma consciência ambiental e ecológica, tudo isto aliado ao espírito competitivo e saudável.

A primeira etapa, estreou se com uma prova de Orientação pedestre noturna, designada de “Score 600 anos Porto Santo”. As equipas estavam munidas com um mapa e tinham de alcançar um total de 600 pontos no menor tempo possível.  

A segunda etapa, teve o seu começo logo pela manhã no Pico Castelo, com a realização de uma prova de orientação pedestre na encosta sul do pico, com uma passagem obrigatória numa ponte dupla slide. Ao chegar ao posto de controlo, os alunos em forma de “trail running” deslocavam-se até à Marina do Porto Santo onde era realizada a prova de canoagem e de natação. 

A última etapa foi marcada pelos mini-jogos de estratégia, onde estava subjacente uma grande capacidade de entreajuda e espírito de grupo, de modo a superar os diversos desafios que eram propostos.

Os vencedores foram os seguintes: 

Categoria 2 

1º- “The Raptores” (Porto Santo) 

2º- Campanário 1 (Campanário) 

3º -G. Na areia- (Calheta)

Categoria 3

1º- Jorge e os Outros (Ponta do Sol)

2º- Teamarialeal (Ponta do Sol)

3º - Avantic (Ponta do Sol)

De salientar que neste evento a inclusão também esteve presente, com a participação de alunos com necessidades educativas especiais.

Uma palavra de apreço a todos os participantes, alunos, professores, auxiliares e diretores das escolas, bem como a todas as entidades que colaboram nomeadamente a Câmara Municipal do Porto Santo, sociedade de desenvolvimento do Porto Santo, a Escola Básica e Secundária Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, Clube Naval do Porto Santo, DRAPS, a Porto Santo Line e a Gertal.

Para o ano há mais!


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.