Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das Ocepe 2016

Oficina de Formação destinada a educadores/as de infância. 17-10-2018 Direção Regional de Educação
Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das Ocepe 2016 No próximo dia 25 de outubro de 2018, terá início a 5.ª edição da Oficina de Formação “Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das Ocepe 2016”.
Ao longo de 8 sessões, com a duração de 25 horas presenciais, e 25 horas de trabalho autónomo, faremos uma abordagem às dimensões curriculares centrais no desenvolvimento do processo pedagógico nos contextos de educação de infância. 

Sustentados na leitura e na reflexão de documentação criteriosamente selecionada, propomo-nos apoiar os educadores de infância na apropriação de um referencial teórico capaz de os securizar na implementação de novas formas, mais dinâmicas, interativas e significativas, de planear e avaliar os contextos e as aprendizagens das crianças e garantir às suas práticas a intencionalidade educativa que se deseja.

É uma oficina com reflexos muito significativos nas práticas das educadoras que a frequentam. Os níveis de envolvimento pessoal vividos nos grupos que já a frequentaram são reveladores da pertinência que todos os conteúdos têm na formação pessoal e profissional do educador de Infância.

Sobre as oficinas, deixamos dois testemunhos individuais de um processo participado, muito dialogado e, sobretudo, revelador do seu impacto no quotidiano das salas de educação de infância:  
“Saliento a aplicabilidade de tudo o que se aprendeu, a partilha de experiências entre colegas, o apoio da formadora na mudança/melhoramento da minha prática.”

“Uma oficina onde o diálogo entre a formadora e as formandas se desenvolveu de uma forma enriquecedora. Os temas foram ao encontro da prática desenvolvida na sala com as crianças.”