Pesquisar

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 dezembro

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, assinala o dia 3 de dezembro - o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 26-11-2018 Direção Regional de Educação
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 dezembro

A Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, através da Direção Regional de Educação, assinala o dia 3 de dezembro - o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - instituído em 1998, pelas Organização das Nações Unidas (ONU), com a realização de atividades de natureza diversa. Esta efeméride tem como propósito promover o debate e a consciencialização para a temática da inclusão das pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais. No Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, às 9h30m, serão assinados protocolos de colaboração com associações e entidades privadas, com o objetivo de reforçar a rede de cooperação interinstitucional e, desta forma, proporcionar às pessoas com deficiência e suas famílias respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadores da sua plena inclusão escolar e socioprofissional. Neste âmbito, serão estabelecidos protocolos com a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta Do Calhau; a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM); Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença (AAAIDD); Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais - Associação sem Limites (APPNE - ASL); Associação Portuguesa de Deficientes da Madeira (APD Madeira); Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira (APPDA); Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF); Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF); Clube Desportivo “Os Especiais”;  ITI - Sociedade de Investimentos Turísticos na Ilha da Madeira S.A.; M&J Pestana Sociedade de Turismo da Madeira, S.A.;  Modelo Continente Hipermercados, S.A. e o Super São Roque. Do programa constam ainda duas conferências plenárias, a Educação Inclusiva: Um compromisso ético com a aprendizagem, que será proferida pela Dra. Ana Rosa Trindade, cofundadora e vice-presidente da Pró-Inclusão, e a preleção denominada (Re)ajustamentos organizacionais, pedagógicos e curriculares da Educação Inclusiva: A   centralidade do Desenho Universal para a aprendizagem, que será ministrada pela Dra. Maria Manuela Prata, professora de Educação Especial, professora convidada da ESESC/IP Leiria e membro da  Pró-Inclusão. Este espaço de reflexão, pela sua pertinência e oportunidade, possibilitará, certamente, a partilha de pontos de vista sobre Educação Inclusiva enquanto paradigma educacional fundamentado nos princípios dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que promove a equidade. Este evento conta com a presença do Secretário Regional de Educação e do Diretor Regional de Educação, entre outras entidades. 

No Centro Comercial La Vie, a partir das 15h, serão promovidas diversas atividades lúdico-pedagógicas, nomeadamente a leitura do conto infantil Sara e as Madalenas Mágicas pela contadora de histórias Leda Pestana, seguida da atividade Todos Podem Ler, da Equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, que com base neste mesmo conto, partirá à descoberta dos símbolos pictográficos para a comunicação, da grafia Braille, da Língua Gestual Portuguesa e dos audiolivros. A Equipa Atividade Motora Adaptada dinamizará uma atividade de desporto adaptado, o Boccia. Haverá ainda espaço para dois momentos artísticos: a interpretação das canções Sonho sem barreiras e Despertar o sonho! pelos alunos do Centro Infantil Maria Eugénia de Canavial  e um excerto do espetáculo de dança inclusiva ENDLESS, do Grupo Dançando com a Diferença, que tem como foco central o Holocausto vivido durante a II Guerra Mundial, lançando um olhar para o passado, para que no futuro a humanidade não volte a manifestar tanta intolerância. 

Neste mesmo dia, no Cine Teatro de Santo António, a Associação Teatro Experimental do Funchal irá dinamizar duas oficinas de teatro denominadas “O poder da voz”, às 11h e às 15h, respetivamente, com o intuito de demonstrar e experimentar o poder da voz falada,  o uso da LGP e o Teatro Bilingue e que terá como destinatários  crianças e jovens dos 1, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.