Pesquisar

Ação de formação EDUROVs – Robótica Submarina Educativa

No passado dia 28 de outubro de 2019 realizou-se a ação de formação intitulada EDUROVs- Robótica Submarina Educativa, destinada a pessoal docente da RAM 14-11-2019 Direção Regional de Educação
Ação de formação  EDUROVs – Robótica Submarina Educativa

No passado dia 28 de outubro de 2019 realizou-se a ação de formação intitulada EDUROVs- Robótica Submarina Educativa, destinada a pessoal docente da RAM. Esta foi organizada pelo Observatório Oceânico da Madeira e pela PLOCAN-Plataforma Oceânica de Canárias. A sua temática decorre do Projeto-piloto Blue Growth Este tem enquadramento no Projeto de Cooperação Europeia RIS3-NET – Cooperação Inter-regional para o Crescimento Inteligente das Regiões MAC,(financiado através da Iniciativa Comunitária INTERREG MAC 2014-2020 ), que tem como objetivo principal a promoção de uma estratégia de Crescimento Sustentável dos Sectores da Área do Mar.
O EDUROVs é um projeto educativo que tem como objetivo a montagem de um pequeno ROV (Remotely Operated Vehicle), simples e de baixo custo, mas funcional, por alunos do ensino básico e secundário ao longo do ano letivo, a fim de os motivar e incentivar a sua adesão, a projetos da área  da robótica, nomeadamente da robótica submarina, de uma forma criativa e inovadora e, por consequência, promover os sectores económicos da área do Mar
A componente teórica desta formação serviu para inteirar os docentes participantes sobre a temática dos ROVs, através de uma apresentação geral. Posteriormente seguiu-se uma parte mais técnica e prática que consistiu na montagem de ROVs, a partir de um kit que inclui um  micro-controlador Arduino. Aí, os docentes participantes tiveram a oportunidade de manusear todos os componentes do kit, realizar a montagem de dois ROVs, executar testes de flutuabilidade e de os testar numa piscina.
Durante toda a formação o pessoal docente participante pode esclarecer as suas dúvidas sobre o Projeto EDUROVs, nomeadamente sobre o processo de candidatura das escolas para receção dos kits, cedidos pela PLOCAN e sobre os aspetos mais técnicos como a montagem dos Rovs. A recetividade desta temática, pelos participantes da formação foi muito boa e vários docentes manifestaram interesse em implementar este projeto, no decurso do presente ano letivo, nas respetivas escolas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.