Pesquisar

Dia Mundial do Teatro

Os trabalhos serão divulgados entre o dia 22 e o dia 27 deste mês nas plataformas youtube e facebook da DSEA e da DRE nos seguintes horários: 10h, 14h e 17h. 16-03-2021 Direção Regional de Educação
Dia Mundial do Teatro

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), como forma de celebrar o Dia Mundial do Teatro, desafiou as escolas a se aliarem a esta iniciativa.

 

  Com base neste domínio artístico, aderiram a esta iniciativa do Dia Mundial do Teatro 16 escolas da região com um total de 17 trabalhos realizados por alunos desde o pré-escolar até ao ensino Secundário.

 

Será feito um registo em vídeo de cada trabalho e irá ser divulgado nas plataformas youtube e facebook da DSEA e da DRE a partir do dia 22 até ao dia 27 deste mês. A cada dia irão ser divulgados 3 vídeos nos seguintes horários: 10h, 14h e 17h; que ficarão disponíveis logo após a sua estreia.

 

Esta iniciativa, nos anos anteriores foi realizada de forma presencial e com público, dentro e fora das escolas. Tendo em conta o atual panorama pandémico, esta adaptação para o mundo digital foi a alternativa encontrada para divulgar os diferentes trabalhos. O que à primeira vista poderia ser encarado como uma dificuldade, acabou por realçar as potencialidades de diversidade de criação e no potenciar de meios por parte de professores, alunos e escolas.

O Dia Mundial do Teatro é celebrado a 27 de março e foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. O teatro é uma forma de arte que atravessou os tempos desde o homem primitivo. É uma arte que é vivida e transmitida de forma intensa e profunda. O ator dá vida às personagens, a outras formas de ser, a seres imaginários. Através do corpo e da voz expressa e liberta emoções apelando à cumplicidade do público, e, à relação efémera que ambos criam no seu espaço sagrado que é o palco.

Através da expressão dramática, há uma aquisição de capacidades e competências, desde a primeira infância, que irá contribuir para o desenvolvimento do individuo de forma progressiva e integrada. Esta modalidade artística é lecionada no âmbito da Educação Artística na região, há quase 40 anos. Esta prática é desenvolvida como área da componente do currículo e como modalidade artística no enriquecimento curricular contando no ano lectivo de 2020/2021 com 2330 alunos do 1º ciclo e 282 alunos do 2º ciclo ao secundário envolvidos  num total de 13 projetos escolares..


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.