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SRE e Fundação Altice entregam soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações e à leitura e escrita inclusiva às bibliotecas escolares do 1º ciclo da RAM

A cerimónia de entrega terá lugar no dia 25 de outubro, às 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. 22-10-2021 Direção Regional de Educação
SRE e Fundação Altice entregam soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações e à leitura e escrita inclusiva às bibliotecas escolares do 1º ciclo da RAM

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação (DRE), e a Fundação Altice, promove a cerimónia de entrega de um conjunto de soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações desenvolvidas e apoiadas pelo universo Altice Portugal,  às bibliotecas escolares do 1º ciclo da Região, que terá lugar no dia 25 de outubro, às 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. A DRE complementa esta entrega com  kits de livros e atividades em formatos acessíveis: braille e imagens táteis, áudio, digital, Língua Gestual Portuguesa, Leitura Fácil, Símbolos pictográficos ou caracteres ampliados.

 

Este protocolo, realizado no âmbito do projeto “Todos Podem Ler”, tem como finalidade promover a leitura e a escrita inclusiva nas bibliotecas escolares, criando e divulgando livros e atividades em formatos acessíveis a todos e tecnologias de apoio a leitura e escrita. Este projeto foi criado em 2010 e, desde 2015, na fase de disseminação do projeto às bibliotecas escolares, tem contado com o apoio da Fundação Altice. O objetivo último é facilitar e permitir a inclusão escolar de alunos e outras pessoas com limitações na audição, visão, fala, neuromotoras ou cognitivas.

 

De salientar que a DRE tem dinamizado diversas atividades nos estabelecimentos de ensino com o objetivo de estimular a leitura junto dos alunos, promovendo, também, a leitura inclusiva, através da utilização de tecnologias de apoio e livros e atividades multiformato.

 

A implementação do projeto “Todos Podem Ler” nos estabelecimentos de ensino tem sido feita por etapas, sendo  que estão previstas 7, através de divulgação dos kits, de ações de sensibilização e de formação, promovendo a criação de recursos em formatos acessíveis e a divulgação de tecnologias de apoio/ajudas técnicas existentes, com o apoio da Fundação Altice. Até ao momento estão contemplados 20 estabelecimentos de ensino, dos 29 que manifestaram interesse em integrar o projeto, a saber:

 

1.ª etapa (2015):

EB1/PE da Ribeira Brava

EB1/PE do Lombo do Guiné

EB1/PE Visconde Cacongo

EB1/PE do Ribeiro Domingos Dias

2.ª etapa (2016):

 

EB1/PE do Garachico

EB1/PE de Santa Cruz

EB1/PE da Ajuda

EB1/PE da Calheta

3.ª etapa (2017):

 

EB1/PE do Covão,

EB1/PE do Galeão,

EB1/PE do Livramento,

EB1/PE do Boliqueime.

4.ª etapa (2018):

 

EB1/PE do Lombo Segundo,

EB1/PE/C de São Vicente

EB1/PE da Lourencinha

EB123/PE Bartolomeu Perestrelo

5.ª etapa (2020):

 

EB1/PE do Estreito da Calheta

EBS/PE/C do Porto Moniz

EB1/PE/C de São Gonçalo

EB1/PE do Areeiro e Lombada

6.ª etapa (2021):

 

EB1/PE da Corujeira

EB1/PE/C do Caniçal

EB1/PE de Assomada

EB1/PE da Ponta Delgada e Boaventura

 

Importa também destacar outros projetos e atividades desenvolvidas pela DRE com o apoio da Fundação Altice:

Desde 2012, funciona na Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT) um núcleo da Fundação Altice, na área da “acessibilidade e comunicação”, que permite apoiar projetos e iniciativas na área da Educação, nomeadamente através de programas destinados à inclusão escolar de alunos com diferentes tipos de necessidades. Para o efeito, têm sido disponibilizadas, pela Fundação Altice, soluções de acessibilidade que incluem software e outros equipamentos considerados ajudas técnicas/produtos de apoio para os alunos com esse tipo de competências, além de formação específica.

 

No âmbito dos protocolos com a Fundação Altice, a equipa da DAAT colabora na avaliação e desenvolvimento dos equipamentos e serviços disponibilizados por esta instituição.

 

De destacar que, para efeitos de utilização da biblioteca escolar para a dinamização de atividades de leitura e escrita inclusivas com os alunos, será disponibilizado a cada um dos estabelecimentos de ensino supracitados o seguinte: 1 computador portátil, 1 tablet e 1 kit de livros e atividades multiformato: “O gato amarelo”, “Ogima: o viajante do espaço no planeta dos BMQ”, “Uma aventura no Mar” e “O Pássaro que Brilha”.

 

No evento, divulga-se ainda os últimos 2 ebooks multiformato editados pela DRE, da coleção eBooks-leitura Inclusiva e que resultam do trabalho colaborativo entre os técnicos superiores de 15 bibliotecas escolares e a equipa da DAAT. Os ebooks “Os Guardiões da Natureza” e “Os Guardiões da Natureza - versão adaptada” pretendem contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e à juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa, Áudio ou Leitura fácil.

 

O evento conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, e da Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita, entre outras entidades.


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