Pesquisar

| II Encontro Regional – Programa AaZ

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza o II Encontro Regional – Programa AaZ. 26-04-2022 Direção Regional de Educação
| II Encontro Regional – Programa AaZ

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia definiu como uma das suas principais metas, a promoção do sucesso e a melhoria da qualidade das aprendizagens e da participação de todas as crianças e de todos os alunos. É neste âmbito que se enquadra a implementação, neste ano letivo de 2021/2022, do programa “PROGRAMA AaZ - LER MELHOR, SABER MAIS que resultou da assinatura de Protocolo de Colaboração com a Iniciativa Educação, Teresa e Alexandre Soares dos Santos, Nuno Crato, para a implementação desse Projeto.
Esta iniciativa visa desenvolver competências dos alunos nos domínios da leitura e da escrita, desde o início do 1.º ciclo, nomeadamente alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. O objetivo central do programa é minimizar e ultrapassar as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade, altura em que a intervenção tem o máximo de probabilidade de ser bem-sucedida. Desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho, o programa apoiou mais de 200 alunos do 1.º ciclo do ensino básico no ano letivo 2020/2021. 
A SRE, através da Direção Regional de Educação (DRE), está a coordenar e acompanhar este projeto de promoção do sucesso que está a ser aplicado na Região Autónoma da Madeira, neste ano letivo, nos concelhos de Santa Cruz e de Câmara de Lobos, mais especificamente, nas escolas EB1/PE do Caniço, EB1/PE das Figueirinhas, EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, EB1/PE Fonte da Rocha e EB1/PE da Lourencinha, num trabalho pedagógico de parceria que envolve cerca de duas dezenas de docentes destas escolas, apoiados por 4 professores-tutores e 1 coordenador regional do programa e 72 alunos (40 alunos do 1.º ano e 32 alunos do 2.º ano).
Assim, no dia 26 de abril, organiza-se este II Encontro Regional – Programa AaZ que se concretiza num conjunto de eventos públicos e reuniões de acompanhamento do “Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais”:

 

11h00-12h00 | Visita à Escola EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, onde está a ser implementado o programa com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e da equipa da Iniciativa Educação responsável por este Programa.

 

15h00 - 17h00 | Sessão, no auditório da Escola da APEL, com Diretores e Professores do 1.º ciclo do ensino básico:

Apresentação do ponto de situação: “Avaliação Intercalar do Programa AaZ nas escolas” por parte do Presidente da Iniciativa Educação, Professor Doutor Nuno Crato e Inês Soares dos Santos Canas, Membro do Conselho Diretivo da Iniciativa Educação;

Apresentação sobre a importância da leitura no sucesso escolar, que terá como orador o Coordenador do Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais, João Arménio Lamego Lopes.

 

Nesta Sessão estará presente o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a equipa da Iniciativa Educação responsável por este Programa: Nuno Crato, Presidente da Iniciativa Educação; Inês Soares dos Santos Canas, Membro do Conselho Diretivo da Iniciativa Educação; Mónica Vieira, Coordenadora-geral da Iniciativa Educação; João Arménio Lamego Lopes, Coordenador do Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais da Iniciativa Educação.


Sobre o “Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais”

O Programa da Iniciativa Educação destinado a ajudar crianças do 1.º e 2.º anos de escolaridade com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita é desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho, sob a coordenação do Professor Doutor João Arménio Lamego Lopes; conta com uma equipa de especialistas e peritos que, em conjunto com os professores-tutores, avaliam e analisam sistematicamente a evolução de cada aluno.

 

Modelo de tutorias
O apoio aos alunos segue um modelo de tutoria com as seguintes características:

o    Apoio regular em regime individual, três a cinco vezes por semana, orientado por um professor-tutor
o    Sessões curtas, de 30 a 45 minutos
o    Sessões de apoio fora da sala de aula, em horário letivo


Pressupostos do Programa:

•  A leitura e a escrita são fundamentais para toda a aprendizagem escolar e para a vida em sociedade;
•  Ler não é um ato natural, é um ato social. É uma aprendizagem complexa e difícil. As dificuldades de aprendizagem da leitura são relativamente frequentes e ultrapassáveis, se abordadas no momento certo;
•  A intervenção nesta área deve ser atempada, intensiva, sistemática e altamente estruturada.

 

Os organismos da Secretaria Regional de Educação e a Iniciativa Educação comprometem-se a desenvolver esta cooperação institucional, assumindo, assim, um elevado pendor de índole pedagógico, para que as dificuldades detetadas precocemente sejam colmatadas a médio longo prazo, elevando os resultados e o sucesso escolar de todos os nossos alunos. 
Este Projeto AaZ constitui-se, também, como uma iniciativa precursora de um projeto mais amplo, que a Secretaria de Educacao, Ciência e Tecnologia está a criar e se propõe, nos próximos anos, generalizar a todas as crianças e alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico, que permita acolher, de acordo com os níveis etários das crianças e alunos, as mais valias introduzidas pelos diversos técnicos da área da educação – psicólogos, terapeutas da fala, outros técnicos especializados e professores -  no sentido da promoção da leitura e escrita da língua portuguesa, alicerce essencial para o sucesso educativo de todos os  alunos e para a formação de cidadãos conhecedores, responsáveis e participativos na sociedade, ao longo da vida. 
Sobre a Iniciativa Educação
Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação tem como finalidade última contribuir para o esforço nacional de formação e qualificação real dos jovens. Para esse efeito, desenvolve três programas, desde outubro de 2019:
• O AaZ – Ler Melhor, Saber Mais, que ajuda crianças com dificuldades na alfabetização básica a desenvolver as suas capacidades de leitura e a respetiva fluência;
• O Ser Pro, que promove a colaboração entre escolas e empresas, com vista ao desenvolvimento de ofertas de ensino profissional adequadas aos jovens e ao progresso do país;
•  O ED_ON, que divulga informação científica e estatística sobre educação, tornando-a acessível a pais, professores, alunos e a todos os interessados.


Mais informações em iniciativaeducacao.org.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.