Pesquisar

| Dia Mundial da Dança 2022

Voltamos juntos na celebração do Dia Mundial da Dança 28-04-2022 Direção Regional de Educação
| Dia Mundial da Dança 2022

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), comemora o Dia Mundial da Dança. A UNESCO estipulou a data de 29 de abril, tendo em conta a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes da dança. Bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, foi considerado um dos pioneiros da dança moderna.

 

Esta efeméride, aprovada em 1982, tem por objetivo celebrar a dança, que é a arte de movimentarmos o corpo num determinado ritmo. Trata-se de uma das artes mais antigas do mundo, ao lado do teatro e da música. A dança, enquanto arte, expressa-se por signos de movimento, com ou sem ligação musical. A história conta-nos que as primeiras danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos.

 

Este dia será celebrado nas escolas da Região Autónoma da Madeira com a divulgação na página de Facebook da DRE/DSEA e no YouTube no dia 29 de abril, sexta-feira, pelas 07h00 de um vídeo com a coreografia, sob a orientação da Coordenadora da Modalidade de Dança, Noélia Gomes, sobre o tema “Voltamos juntos”. A docente e os seus alunos da EB1/PE da Nazaré exemplificam os diferentes momentos da coreografia num vídeo tutorial, já divulgado no dia 27 de abril nas redes sociais da DSEA, servindo também de mote para que outros alunos, professores ou até mesmo adultos a possam replicar.

 

Paralelamente àquela atividade, os docentes que orientam a modalidade artística de dança em contexto escolar, foram desafiados a registar em vídeo coreografias, atividades, momentos de criação ou ainda outras formas de comemoração deste dia com os seus alunos e a partilhá-los através do hashtag #dseadanca2022.

 

Convidamos, ainda, artistas/professores que são referência no âmbito dança regional a darem o seu testemunho em vídeo sobre esta arte tão presente em todas as culturas e o que representa este Dia Mundial. Estes testemunhos serão partilhados igualmente nas redes sociais da DSEA durante a próxima sexta feira, dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança.

 

Na Região Autónoma da Madeira, 92 turmas de 1.º ciclo, num total de 1362 alunos e 115 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, integrados em 11 projetos, frequentam a modalidade artística de dança promovida nas suas escolas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.