Pesquisar

"Pequenos artistas plásticos da Madeira"

O Dia Mundial das Artes, dia 15 de abril, é celebrado pela DRE com a abertura da Exposição do Concurso “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira 2021”, que terá lugar às 11h00, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. 13-04-2021 Direção Regional de Educação
"Pequenos artistas plásticos da Madeira"

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação (DRE), Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), celebra, no dia 15 de abril, o Dia Mundial das Artes, com a abertura da Exposição do Concurso “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira 2021”, que terá lugar às 11h00, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Esta exposição coletiva contará com as obras de 30 pequenos artistas que participam na primeira edição deste concurso e estará patente entre os dias 15 e 22 de abril. Os participantes concorreram a título individual, contando com o professor que leciona artes visuais na escola, como tutor e orientador no processo de desenvolvimento da obra a apresentar.

Um júri formado para o efeito, isento e com conhecimentos ao nível das artes plásticas, procederá à eleição dos melhores trabalhos, selecionando as 3 obras que mais se destacam. Os vencedores receberão um prémio, patrocínio do GRUPO PESTANA, e ainda um troféu criado especialmente para esta competição e de que, certamente, os alunos se orgulharão.

De entre as 53 candidaturas que se apresentaram a concurso, 30 alunos foram selecionados e desafiados a criarem as obras que poderão ser apreciadas na exposição. Para além da exposição poder ser apreciada no local, uma galeria virtual com os trabalhos dos alunos poderá ser visitada online em https://www.artsteps.com/view/603ceac049560a4a331daf0f.

Do Programa do evento consta, ainda, a entrega de troféus aos 3 primeiros classificados.

O Dia Mundial das Artes é uma comemoração instituída pela International Art Association (IAA), em 2012, e assinala-se a 15 de abril, dia do nascimento do artista italiano Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos. O Conselho Executivo da UNESCO decidiu apoiar a iniciativa e determinou que o Dia Mundial das Artes seria comemorado oficialmente a partir de 2020. O objetivo desta efeméride é promover a consciência da atividade artística e celebrar as belas-artes em todo o mundo.

Consciente do papel preponderante que a arte desempenha, a SRE/DRE decidiu juntar-se a esta comemoração através da promoção do Concurso “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira 2021”, que conta com o apoio do Grupo PESTANA e da Papelaria ABC. Este é um concurso direcionado a crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira e que tem por objetivo identificar, valorizar e premiar alunos com competências artísticas relevantes e, deste modo, contribuir para a valorização da área das artes visuais no currículo e no percurso educativo dos alunos.

Pretende-se, desta forma, incentivar os alunos para uma produção plástica mais consistente e regular promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento da sua criatividade e expressividade, através da relação e exploração de conceitos, materiais, meios e técnicas e, no fim, ver o seu trabalho patente numa exposição coletiva. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de diversificar as experiências de aprendizagem e de aplicar e transformar os conhecimentos em vivências significativas. Por sua vez, para os professores, este concurso é uma oportunidade de proporcionarem aos alunos a possibilidade de explorar o seu potencial criativo, de desenvolver competências na área de sensibilidade estética e artística, e trabalhar processos de experimentação e criação artística, de interpretação e de fruição.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.