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Programa "AaZ - Ler Melhor, Saber Mais"

Projeto piloto apoia alunos de cinco escolas da Região nas capacidades de leitura 23-07-2021 Direção Regional de Educação
Programa "AaZ - Ler Melhor, Saber Mais"

Cinco escolas de dois concelhos da Região vão fazer parte, no próximo ano letivo, de um projeto que envolve uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Iniciativa Educação. O acordo de cooperação coloca em prática, nestas escolas, o programa “AaZ - Ler Melhor, Saber Mais”, um projeto de apoio ao ensino da leitura.

 “Há muito a fazer pela Educação, mas há dois ou três problemas essenciais que se não forem enfrentados desde o início, dificultam todo o progresso dos nossos jovens, e a leitura é um deles", disse Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, e ex-ministro da Educação e Ciências, na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu no dia 22 de julho de 2021, na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal.

O antigo governante sublinhou que, na Europa, cerca de 20% dos jovens de 15 anos têm ainda grandes dificuldades de leitura. "Significa que um em cinco jovens tem grandes dificuldades de leitura, na Europa, que se considera uma das regiões mais avançadas do mundo", realçou, considerando tratar-se de "uma média terrível".

"O ensino da leitura é um ponto essencial para o progresso dos nossos jovens. Não podemos permitir que se chegue aos 13 anos ainda com dificuldades de leitura. Nós queremos o progresso de todos os jovens, e esse progresso só pode ser feito se as dificuldades iniciais forem ultrapassadas e se o progresso na leitura permitir a todos que depois estudem e compreendam e se empenhem nas matérias que vão estudar ao longo da sua escolaridade", explanou.

Nuno Crato salientou que este se trata de "um protocolo bastante pormenorizado". "Um programa de leitura que está muito bem pensado, muito bem estruturado, e que está muito bem adaptado à Região e às suas necessidades", afiançou. "Queremos que aquilo que estamos a fazer tenha continuidade, e não que seja feito apenas este ano, durante uns meses. Estamos a colaborar com as escolas no programa “AaZ” para continuar. Os jovens precisam de programas destes."

Por esse motivo, o responsável da Iniciativa Educação adiantou que haverá uma avaliação contínua e que os resultados serão comparados com os de outras regiões, onde a iniciativa já está implementada.

"Estes projetos são para ser avaliados, e nós temos uma equipa que centraliza a avaliação dos jovens de forma a ser comparável o que está a ser feito em Coimbra, no Porto, no Alentejo, na Madeira", indicou. "Estamos a fazer este programa para que os jovens leiam melhor, então vamos avalizar se os jovens leem melhor ou não. De três em três semanas há uma avaliação, depois há três avaliações universais, e essas vão comparar estes jovens com os jovens que não estão no programa e ver como é que estão a evoluir."

 

Também o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, realçou o programa que, considerou, "procura dar respostas" aos problemas da leitura, "um programa para todos".

"As parcerias são fundamentais porque cada um empresta aquilo que de melhor tem. Ninguém se substitui a ninguém", disse, que anunciou a introdução do projeto na Madeira, em cinco escolas básicas de dois concelhos. A iniciativa será acompanhada, enquanto experiência piloto, "podendo posteriormente ser alargada a mais escolas e mais concelhos", adiantou.

Serão envolvidos um máximo de 32 alunos de três escolas de Câmara de Lobos, mais concretamente a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) da Fonte da Rocha, a EB1/PE da Lourencinha e a EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, e outros 32 de duas escolas do concelho de Santa Cruz, neste caso a EB1/PE Figueirinhas e a EB1/PE do Caniço, que serão enquadrados por professores/tutores, ficando a coordenação atribuída à Direção Regional de Educação.

A Sessão de Formalização de Protocolo contou ainda com a conferência “Ler ou não ler, eis a questão!”, proferida pelo professor João Lopes, coordenador científico do Programa “AaZ”.


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