Concurso de Expressão Plástica

Regulamento do 20.º Concurso de Expressão Plástica "UM SONHO A CORES" 07-02-2019 Direção Regional de Educação
Concurso de Expressão Plástica 20.º Concurso de Expressão Plástica "UM SONHO A CORES"

Sobre o concurso

“UM SONHO A CORES” é o título do Concurso de Expressão Plástica promovido pela Secretaria Regional de Educação da Madeira, através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Este é um concurso no âmbito do desenho/pintura direcionado a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de Portugal Continental e Regiões Autónomas, que tem por objetivo principal a valorização das Artes Visuais na componente artística da formação integral da criança. Será realizada uma exposição de trabalhos, no Funchal, integrada na programação da Semana Regional das Artes.

Sobre o tema

Nos últimos séculos, o complexo fenómeno da cor foi estudado por disciplinas como a física, a psicologia, a linguística ou a filosofia. No entanto, quem mais profundamente se envolve com a cor são os artistas visuais – irremediavelmente sempre presente nos seus trabalhos. Sabe-se que já na pré-história o Homem se preocupava em colorir os seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para isso, copiavam e usavam as cores da natureza. Os gregos foram os primeiros a preocupar-se com o estudo das cores e Isaac Newton (1642-1727) foi quem descobriu a decomposição da luz do sol com a ajuda de um prisma de cristal. 

Na escola, as crianças adquirem conhecimentos sobre as cores, podendo experimentar fazer misturas de cores ou perceber as diferenças entre cores quentes e frias e entre primárias e secundárias. Mas há muito mais – podem explorar conceitos como tom ou matiz, valor, saturação, luminosidade e brilho ou misturas aditivas e subtrativas ou aprender sobre o significado das cores ou acerca da discromatopsia. Podem assim fazer aprendizagens abrangentes e fascinantes acerca do papel e poder da cor em cada momento na vida. 

“… tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
(Álvaro de Campos)

As cores também invadem os sonhos! Neles podemos utilizar todas as cores do mundo e pintar tudo o que desejarmos, sem limites. Mil mundos de fantasia que existem, feitos de imagens e ideias irrequietas e até utópicas, sem chão mas com muito céu, habitados por seres da imaginação.

Tu podes sonhar!
Sonha… E mostra ao mundo a imaginação que existe em ti.
Sonha a cores e nunca pares de sonhar!


Prazo para entrega de trabalhos
Serão admitidos a concurso os trabalhos que derem entrada até ao dia 03 de maio de 2019.


Regulamento do concurso [REGULAMENTO]
Cartaz do concurso [CARTAZ]