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N.º 54 - Liderança e Educação

janeiro a junho de 2019 02-07-2019 Direção Regional de Educação
N.º 54 - Liderança e Educação

A rapidez e a imprevisibilidade das mudanças e transformações sociais fazem com que as organizações escolares tenham dificuldade em responder, de forma pronta, aos desafios crescentes que lhes são colocados e reforçam a necessidade destas se repensarem, reajustarem e reatualizarem-se para atuarem “em situação”. Deste modo, “os desafios colocados à escola por uma sociedade em mudança e em competição global” exigem lideranças pedagógicas estratégicas capazes de orientar com sabedoria as organizações escolares, de operarem mudanças significativas nos modelos de organização e gestão escolar, de ir ao encontro, com rapidez e eficácia, dos interesses dos alunos e das necessidades da comunidade educativa, de envolver todas as pessoas e de motivá-las para o objetivo desejado: melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos e ajudar a construir percursos de vida com sentido.

Assim, ao abordar as lideranças, este número da revista Diversidades pretende constituir-se como mais um contributo para a reflexão sobre esta temática que é hoje incontornável, ainda mais no atual contexto do desenvolvimento e aprofundamento da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas.

Sendo a escola uma organização que tem uma cultura específica que está presente e intervém no seu funcionamento, as lideranças são suscetíveis de influenciar, guiar e orientar essa cultura organizacional, bem como a motivação e o comportamento dos diversos intervenientes na comunidade escolar. Neste contexto, a liderança pedagógica tem hoje de assumir riscos, de definir estratégias adequadas à concretização dos objetivos da organização, de estar fundamentada nos valores, nas crenças e nas necessidades dos membros da comunidade educativa.

Na multiplicidade de outros textos que aqui são apresentados, fica o foco na liderança pedagógica que deve apresentar “uma visão da escola que é partilhada com a comunidade escolar” e que escuta, mobiliza e encoraja para uma “ação educativa mais unida e determinada em torno de valores comuns, para uma ação mais colaborativa e por isso mais capaz de enfrentar os problemas e os desafios que as escolas diariamente enfrentam”.

 

Marco Gomes 

Diretor Regional de Educação


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