Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Concurso de Expressão Plástica “Libertem os brinquedos!”

“Libertem os brinquedos!”, é o título do 22.º Concurso de Expressão Plástica, concurso esse no âmbito do desenho/pintura direcionado a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de Portugal Continental e Regiões Autónomas, que tem por objetivo principal a valorização das Artes Visuais na componente artística e na formação integral da criança. Deste concurso resultará uma exposição de trabalhos, a realizar-se no Funchal, no âmbito da Semana Regional das Artes 2021. 25-01-2021 Direção Regional de Educação
Concurso de Expressão Plástica “Libertem os brinquedos!”

Usualmente diz-se que “a brincar também se aprende”. Entendendo-se que o brinquedo pode ter um papel preponderante no processo de aprendizagem, na sua exploração, observação, manipulação… este ganha particular relevância no que respeita à criança. Neste âmbito, um brinquedo pode ser um valioso recurso pedagógico e educativo na promoção da criatividade e imaginação. A temática deste concurso resulta da noção desta importância e de se pretender um conceito que seja próximo das crianças e alunos para que, cativados, façam produções plásticas originais. Com este concurso pretende-se que os educadores de infância e professores desenvolvam uma atividade de expressão plástica que possibilite valorizar e incentivar a criatividade, a originalidade e a imaginação infantil.

Para realizarem os trabalhos, as crianças podem utilizar materiais de desenho, pintura, colagem e técnica mista sobre papel, recorrendo preferencialmente à pintura (guache, acrílico, têmperas, aguarela, tintas de óleo e/ou pasteis de óleo…) e ao desenho (grafite, tinta da china, sépia, sanguínea, canetas de gel, lápis de cor, canetas de feltro e/ou lápis de cera…).

 

O regulamento do concurso pode ser consultado nos ANEXOS tendo em atenção que os trabalhos devem ser entregues até ao dia 30 de abril de 2021. Um júri procederá à eleição dos melhores trabalhos por categoria, selecionando os vencedores. Além dos troféus atribuídos aos vencedores, porque este concurso conta com o apoio da empresa FLOW, os vencedores receberão ainda um prémio surpresa.