Pesquisar

Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2018

LAÇOS - Património Cultural - Consciência, Civilização, Valores. 13-07-2018 Direção Regional de Educação
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2018

LAÇOS - Património Cultural - Consciência, Civilização, Valores.

 

 

 

I - Fundamentação do tema

Celebra-se em 2018 o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), iniciativa da Comissão Europeia e enquadrada pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, chamando a atenção para a importância do património cultural no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia (…).

(…) Será igualmente uma celebração festiva, através da realização de atividades que contribuirão certamente para reavivar e reforçar a ligação das pessoas e das comunidades com o seu património, com as suas tradições, com os seus saberes e os seus lugares.” (NOTÍCIAS/Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018)

Associando-se ao desafio a que se propõe a Comissão Europeia para o ano 2018, e numa vertente pedagógica e educacional, a Festa do Desporto Escolar 2018 pretende explorar determinados conceitos que visam um melhor entendimento do património cultural e do modo como este surge na vida das comunidades.

Assim, considerando a diversidade e o diálogo interculturais como essenciais a uma profícua coesão social, recorreremos ao Património LIVRO, para o desenvolvimento de uma consciência universal, e ao Património FAMÍLIA, geradora de “Laços” que se perpetuam no tempo e rompem as barreiras do preconceito, fortalecendo o nosso sentido de pertença, educando-nos para o belo e para as boas práticas.

No âmbito destas comemorações, prestamos ainda uma HOMENAGEM ao Porto Santo, “Ilha Dourada”, Património singular, que ao longo de 600 anos se tornou um espaço de encanto, ainda com tanto por descobrir e, de igual forma, invocar a literacia marítima numa perspetiva de dar a conhecer os tesouros e as forças que envolvem a relação Homem/Mar.

Sinopse da apresentação gímnica e teatral em grande dimensão:

 

Sinopse do Ato 1: 

Livro

Património de excelência que promove o despertar das consciências ao longo do tempo; permite o diálogo, o sonho, a educação… a escola do século XXI - criatividade, emoções e saberes. Com referência à poesia madeirense.

 

Sinopse do Ato 2:

Família

Património que permite perpetuar os saberes e criar laços de vidas, que servem de base ao crescimento cultural e social.

Gepeto queria tanto um filho que animou um boneco que pudesse abraçar, porém, existem muitas crianças que querem receber o abraço de um lar…

Em parceria com o Instituto de Segurança Social com o projeto “Pelo Direito de Crescer numa Família - Famílias de acolhimento”.

Sinopse do Ato 3:

Homenagem ao Porto Santo

A Ilha Dourada - Um património para ser amado!

O mar, as areias, os moinhos e outros encantos, um património oferecido pela Natureza e pela Mão do homem e da mulher…

Sobre a literacia marítima (recursos alimentares, algas = energia, areias - recursos terapêuticos, desportos náuticos).

Os 600 anos de crescimento de um património singular, uma merecida homenagem.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.