Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Projetos dos Desporto Escolar - 1.º CEB

Projetos para as escolas 31-10-2019 Direção Regional de Educação
Projetos dos Desporto Escolar - 1.º CEB


















Natação

Este Projeto da Direção Regional de Educação (DRE) tem como objetivos promover a aprendizagem da natação aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico; fomentar e desenvolver a natação enquanto modalidade desportiva, de recreação, de salvamento aquático e de promoção da condição física e saúde e aumentar o número de alunos que aprendem a nadar. As aulas de natação são ministradas uma vez por semana, com a duração de 60 minutos cada sessão, no bloco de Enriquecimento Curricular. Estas são orientadas por 10 professores (distribuídos pelos vários concelhos) coadjuvados pelo professor que leciona a EEFM na escola e o trabalho desenvolvido rege-se sobretudo pelas orientações do Ministério da Educação. Existe uma preocupação na formação dos professores, e com o propósito de aperfeiçoar os conhecimentos e os atos pedagógicos a Direção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE) em parceria com a Associação de Natação da Madeira promove todos os anos formação nesta área. No final do ano letivo são organizados Festivais de Natação em cada concelho. É enviado através da DSDE um documento orientador, através do qual os professores se regem, cujo objetivo é regular e harmonizar a prática. Estes festivais pretendemos que sejam ecléticos e multidisciplinares e por isso a nossa proposta passa por uma abordagem às habilidades motoras básicas envolvendo a natação pura (prova de 25m costas e 25m crol para os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade), o pólo aquático bem como às modalidades náuticas.



Escolinhas de Ginástica

O projeto Escolinhas de ginástica da responsabilidade e coordenação da DRE, visa proporcionar aos alunos um amplo reportório de atividades que lhes permita experimentar novos movimentos, trabalhar individualmente e em grupo determinadas habilidades e competências. Permite estimular as crianças a agirem sobre os objetos de forma a reconhecer suas propriedades, identificando suas múltiplas possibilidades de utilização individual e coletiva. Pretendemos proporcionar aos professores e alunos a realização de pequenas coreografias apelando à sua capacidade criativa, à necessidade de se adaptar à mudança constante associada ao processo de construção coreográfico. Neste sentido, é permitido aos alunos uma apresentação das coreografias em atividades escolares, constituindo um dos momentos pedagógicos mais ricos e aliciantes.



Flying Objects @ Madeira

O projeto de introdução à prática de modalidades com “Frisbee” (inicialmente intitulado FO@M – Flying Objects @ Madeira), dinamizado com o apoio da DRE, pretende divulgar e promover jogos praticados com “Frisbee”, nomeadamente as modalidades: Ultimate, Frisbee e Disc Golf nas escolas do 1º e 2.º CEB da RAM. Promovendo a formação junto dos docentes de Educação Física, sensibilizando-os para a prática destas modalidades.



Golfe na Escola

Este projeto tem como objetivo dar a conhecer o Golfe enquanto modalidade, tornando a sua prática acessível, bem como proporcionar uma experiência motora diversificada na escola e no seu espaço natural, no Campo de Golfe, aos alunos das Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico. Participação dos alunos no “Circuito Drive Challenge” da responsabilidade da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), nas várias fases (Concelhia, Regional, Nacional e Internacional), e participação dos docentes no “Circuito Drive Prof.” Os equipamentos portáteis (kits Tri-Golfe) são cedidos pela FPG à DRE, no sentido articular com as escolas a sua utilização.



Ténis na Escola

O Projeto Ténis nas escolas do 1.º CEB surge da parceria entre a Associação de Ténis da Madeira (ATMAD) e a Secretaria Regional de Educação (SRE), e tem por objetivo a aprendizagem do ténis e simultaneamente, um incentivo à promoção da igualdade de oportunidades, ao sucesso educativo e à aquisição de estilos de vida ativos saudáveis. Compete a ATMAD apetrechar as Escolas com equipamento portáteis, promover formação aos docentes de expressão físico-motora e facultar um manual de apoio com jogos descritos. Compete à Direção Regional de Educação articular com as Escolas, Docentes e a ATMAD a gestão do material e a promoção de eventos.



Esgrima Mais 

O projeto "Esgrima Mais" da responsabilidade da Associação de Esgrima RAM (AERAM) conta com o apoio da Direção Regional de Educação (DRE) e tem como objetivo proporcionar a prática de uma modalidade alternativa nas escolas e instituições de solidariedade social da RAM, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças/jovens. 

Compete a AERAM promover formação aos docentes de Expressão e Educação Físico-motora, e ceder dois conjuntos de 14 kits de iniciação (máscara+florete) a serem ministrados nas suas aulas. Compete à DRE articular com as Escolas, Docentes e a AERAM a gestão do material e a promoção de eventos.



Xadrez na Escola 

O projeto de introdução à prática de modalidades com Xadrez tem como objetivo, desenvolver conhecimentos e competências mais aprofundadas nesta área e capacitar os professores para lecionar e acompanhar o ensino de Xadrez nas escolas, introduzindo uma modalidade que tem provado o seu contributo no desenvolvimento intelectual e na melhoria da aprendizagem dos jovens.Pretende-se igualmente, ao longo do ano letivo, realizar encontros entre escolas, para que possam pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos.



Anexos

Descritores