Pesquisar

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico no Desporto Escolar da Região Autónoma Madeira 10-07-2018 Direção Regional de Educação
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

A integração do 1.º ciclo do ensino básico no Desporto Escolar é um projeto único a nível nacional, que teve o seu início no final dos anos 70, na Direção-Geral de Educação Física e Desportos. É fruto de uma autonomia adquirida em 1977, quando o Desporto Escolar sai da dependência da referida Direção Geral e fica sob a alçada das Direções Regionais de Ensino. 
Neste âmbito, é iniciado um projeto ímpar no país, que consiste no apoio à Educação Física nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, idealizado pelos professores José Serpa e Honório Santos. Nesse ano de 1977, surge a figura do Coordenador Concelhio, através do despacho n.º 49/77, de 18 de fevereiro, elo de ligação com as escolas, orientando as aulas de Educação Física nesse nível de ensino. Criados os Serviços de Educação Física e Desporto Escolar (SEFDE) pela Portaria n.º 434/78, de 2 de agosto, em setembro de 1979 os mesmos passam para a dependência da Secretaria Regional da Educação e Cultura, por via da regionalização. 
Atualmente, conta com a colaboração de docentes especialistas na área da Expressão e Educação Físico-Motora, que desenvolvem o seu trabalho a nível curricular e complemento do currículo, nas várias escolas públicas e privadas da Região Autónoma da Madeira. O trabalho desenvolvido é fundamental no que concerne às aprendizagens motoras de base, proporcionando a todos os alunos, desde o pré-escolar até ao 4.º ano de escolaridade, vivências únicas nas mais diversas modalidades desportivas, não só nas escolas, mas também nas atividades externas organizadas por esta Direção de Serviços. Estas atividades decorrem durante o ano letivo em 8 momentos, sendo que duas delas estão direcionadas para os 1.º e 2.º anos, cinco para os 3.º e 4.º anos e uma para o pré-escolar. Para além disso, são promovidos, a nível concelhio, outros projetos, tais como natação, golfe, ténis de campo, ginástica, triatlo, frisbee, esgrima, entre outros.   

 

COORDENAÇÃO: 

Professor Manuel Alves 

Professor Eduardo Andrade 

dsde.1ciclo@gmail.com


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.