Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Ginástica de grandes superfícies como ferramenta para a educação da cidadania na escola

Encontra-se em divulgação e decorrem as inscrições para esta atividade formativa destinada aos docentes dos grupos de recrutamento 110, 110 EE, 160, 260, 620 e 700 EE. 10-06-2020 Direção Regional de Educação
Ginástica de grandes superfícies como ferramenta para a educação da cidadania na escola

A cerimónia de abertura da festa do desporto escolar inclui um espetáculo gímnico que conta com a intervenção de diferentes grupos, não só ligados à ginástica de grandes superfícies, mas também de outras especialidades gímnicas, núcleos de teatro, dança e outros intervenientes, de acordo com as temáticas abordadas em cada ano. A sua conceção tem por base um tema de interesse para o processo educativo dos alunos, sobretudo, no que respeita ao seu desenvolvimento pessoal, social e ético.

Neste contexto, a preparação das coreografias não se fixa apenas num trabalho tecnicista, sendo mais abrangente, pelo que, compete também ao professor envolver e enquadrar os alunos nas temáticas que ditam o espetáculo, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento crítico e criativo, à melhoria da sensibilidade estética e artística e a uma maior tomada de consciência e domínio do corpo, competências necessárias à construção do seu processo de autonomia, bem como à melhoria da sua qualidade de vida e da transformação social.

 

 

Assim sendo, tendo por base o projeto iniciado no ano letivo 2019/2020 - “Os dias que contam” – pretende-se preparar os professores para este tipo de trabalho mais abrangente, que vai muito para além das questões técnicas e científicas da ginástica, dotando-os de ferramentas que lhes permitam desenvolver nos alunos as competências e os valores referidos anteriormente e definidos no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.