Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Campeonato Regional de Desportos Gímnicos

Desportos Gímnicos 15-04-2019 Direção Regional de Educação
Campeonato Regional de Desportos Gímnicos

O Campeonato Regional de Desportos Gímnicos é considerado a competição mais importante do calendário dos Desportos Gímnicos pois nomeia os campões regionais de cada disciplina de 2018/19.


Este ano, a Direção de Serviços do Desporto Escolar decidiu dividir em dois dias: 16 de março com o campeonato regional de ginástica acrobática nível 3 e dia 30 de março o campeonato regional de ginástica aeróbica, acrobática nível 1 e 2, trampolins, artística feminina e artística masculina.

 

No primeiro dia, a competição decorreu no pavilhão da Escola Básica 2º e 3º Ciclos do Caniço e contou com a presença de 98 alunos das escolas Básica 1,2,3/PE ciclos da Bartolomeu Perestrelo, Básica e Secundária /PE da Calheta, Básica 2,3 ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, Básica e Secundária Pe. Manuel Álvares (Ribeira Brava), Básica e Secundária de Santa Cruz, Básica 2,3 ciclos do Caniço e Básica e Sec. Prof. Dr. Francisco Freitas Branco (Porto Santo). No entanto em competição estiveram alunos da escola da Calheta e Porto Santo. Neste mesmo dia, aproveitamos para fazer um ensaio para a festa do desporto escolar, onde os nossos alunos desta modalidade terão uma participação especial, dando oportunidade para mostrar as aprendizagens e o trabalho que é desenvolvido nos núcleos.

 

Os vencedores apurados nesta competição representarão a delegação da Região Autónoma da Madeira nos Campeonatos Nacionais Escolares de Desportos Gímnicos (Acrobática), que decorrerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2019, em Elvas.

 

No segundo dia, a competição foi direcionada para o nível 1 e 2 de ginástica aeróbica, acrobática, trampolins e artística. Contou com 108 alunos das escolas Básica 1,2,3/PE ciclos da Bartolomeu Perestrelo, Básica e Secundária /PE da Calheta, Básica 2,3 ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, Básica e Secundária Pe. Manuel Álvares (Ribeira Brava), Básica e Secundária de Santa Cruz, Básica 2,3 ciclos do Caniço, Secundária Jaime Moniz e Básica e Sec. Prof. Dr. Francisco Freitas Branco (Porto Santo).

Neste dia, aproveitamos para apresentar, aos nossos alunos dos núcleos, professores e pais, o padrinho dos Desportos Gímnicos, na Festa do Desporto Escolar 2019: Marcelo Jardim, aluno da Escola Secundária Jaime Moniz. Foi um ex-praticante de ginástica acrobática, enquanto frequentou o ensino básio na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Atualmente colabora no ajuizamento de ginástica acrobática das competições de desporto escolar e é ginasta federado de ginástica para todos, no clube Desportivo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.

 

 

Os Campeões Regionais de 2018/19 foram:

Ginástica Aeróbica

Nível 1

Par Feminino– Carlota Aveiro e Leonor Carreira (HBG)

Par Misto  – Nina Loja e Mateus Rosário (HBG)

Grupo - Nina , Ana Carolina, Mateus, Sofia, Leonor, Ana Isabel, Lara, Mariana e Inês (HBG)

Nível 2

Individual Feminino - Inês Drumond (HBG)

Par Feminino - Inês Drumond e Maria Leonor Gouveia (HBG)

Trio Feminino - Inês Drumond, Maria Leonor Gouveia e Carolina Esmeraldo (HBG)

Grupo Nível 2 - Carlota, Leonor, Carolina, Vera, Maria, Maria e Inês (HBG)

 

Ginástica Acrobática

Nível 1

Par Feminino - Beatriz Barcelos e Carlota Freitas (Santa Cruz)

Trio Feminino - Leonor Lima, Graciela Rodriguez, Leonor Sousa (Calheta)

Nível 2

Par Feminino – Isabella e Leonor Drumond (Porto Santo)

Trio Feminino - Lara Silva, Margarida Rocha, Ana Maria Bernardes (Calheta)

Nível 3

Par Feminino – Rute Abreu e Catarina Silva (Porto Santo)

Par Masculino - Martim Neves e Afonso Silva (Porto Santo)

Par Misto - Martim Neves e Ana Ferreira (Porto Santo)

Trio Feminino - Rute Abreu, Catarina Silva, Ana Ferreira (Porto Santo)

 

Ginástica Artística

Nível 1

Saltos – Ariana Herrera (Caniço)

Solo – Maria Figueira (Bartolomeu Perestrelo)

Trave – Inês Dias (Bartolomeu Perestrelo)

Nível 2

Solo – Joana Capelinha (Ribeira Brava)

Trave – Joana Capelinha (Ribeira Brava)

 

Ginástica Trampolins

Nível 1

Minitrampolim – Inês Dias (Bartolomeu Perestrelo)

Nível 2

Minitrampolim Nível 2 – Joana Capelinha (Ribeira Brava)

 

Desejamos boa sorte e boas prestações aos alunos da escola do Porto Santo: Rute Abreu, Catarina Silva, Martim Neves, Afonso Silva e Ana Ferreira que irão estar presentes nos campeonatos nacionais escolares.