Pesquisar

Avaliação: Uma Linguagem Comum à Família e à Escola

Na sequência da colaboração que tem vindo a desenvolver com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santana, a Direção Regional de Educação promoveu, a 1 de março de 2021, das 19h às 21h, a Sessão "Avaliação: Uma Linguagem Comum à Família e à Escola", destinada aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos da Escola. 14-05-2021 Direção Regional de Educação
Avaliação: Uma Linguagem Comum à Família e à Escola

Esta atividade formativa, dinamizada pelas formadoras Maria José Martinho e Ana Maria Santos, surgiu da necessidade da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santana esclarecer os Pais e Encarregados de Educação acerca da avaliação pedagógica dos seus educandos, procurando sensibilizar e esclarecer as famílias quanto a alguns conceitos e estratégias relacionadas com esta prática educativa.

 

A Sessão, realizada através do Microsoft Teams, contou com a participação de trinta e oito  Pais e Encarregados de Educação e com a presença da Senhora Diretora da Escola, Professora Adélia Teodoro dos Santos. O tema da avaliação foi abordado sob quatro perspetivas: “Evolução da linguagem escolar”; “Outras práticas, novas palavras”; “Opções flexíveis e adequadas ao contexto educativo”; e “Um diálogo sobre aprendizagens”. Procurou-se, assim, explicar e sensibilizar as famílias para conceitos que lhes permitam construir novas representações e compreender as opções de avaliação seguidas pela Escola, a pensar nas aprendizagens dos seus educandos. 

 

Os Pais e Encarregados de Educação manifestaram compreensão face a este processo de transformação das práticas de avaliação, nomeadamente em relação à avaliação formativa, reconhecendo que as estratégias de desclassificação, de autorregulação e de diversificação de instrumentos e de intervenientes, assim como a comunicação escola-família, são favoráveis ao desenvolvimento de competências e promovem o sucesso educativo dos seus educandos.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.