Pesquisar

OGIMA

Projeto no âmbito da Campanha "Só-Bem-me-quer", organizado pela equipa de apoio às Vítimas de Violência Doméstica na Ilha da Madeira. 18-07-2018 Direção Regional de Educação
OGIMA

A história Ogima – O viajante do espaço no planeta dos BMQ assim como a sua adaptação em diferentes formatos, criada no âmbito da Campanha Só Bem-Me-Quer, foi apresentada no dia 25 de novembro de 2011 pelo autor da história Francisco Fernandes e pela equipa da DREER que criou o DVD multimédia, no encerramento das actividades do Plano Regional Contra a Violência Doméstica, no Centro de Congressos da Madeira, numa iniciativa do CSSM - SRAS.

 

 

Neste  DVD multimédia os ‘leitores especiais’ mereceram uma actuação cuidada, de modo que, com o recurso às novas tecnologias a sua acessibilidade ao livro ficasse garantida. Assim, a produção ou adaptação de versões com diferentes formatos de um livro infantil facilita a promoção da leitura e de conteúdos específicos, como o da violência, junto das crianças com necessidades especiais, assim como são um meio de divulgação das suas necessidades para aceder à literacia e das suas competências de aprendizagem.

 

 

A inclusão da uma versão áudio torna o livro acessível às crianças cegas, com baixa visão, disléxicas ou com dificuldades motoras; se inclui um DVD multimédia pode tornar-se acessível a crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, crianças com deficiência auditiva assim como às crianças supracitadas. A interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) permite às crianças surdas o acesso à leitura em igualdade de oportunidades com as crianças ouvintes, visto que a LGP é a primeira língua para a maioria das crianças surdas. A transcrição com recurso à grafia Braille e aos relevos ou a ampliação com tratamento de imagem e texto permitem, respectivamente, às crianças cegas e com baixa visão, o acesso à leitura de forma autónoma em qualquer contexto. A legendagem com recurso a símbolos pictográficos para a comunicação pode ser uma alternativa à língua portuguesa escrita para crianças com perturbações do espectro do autismo ou crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais com problemas na leitura ou crianças que ainda não sabem ler.

 

Pretende-se  a curto prazo a edição e divulgação desta história em vários formatos acessíveis a TODAS as crianças e outras pessoas com necessidades especiais.

 

 


Vídeo de Apresentação OGIMA:




Campanha contra a violência doméstica:

   

 


Vídeo de Apresentação DVD Multimédia:

    

Mensagem DAATIC:

 

 

 


Visite-nos em:





Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.