Pesquisar

Quem somos?

Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira 21-02-2022 Direção Regional de Educação
Quem somos?

A Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira - DASC - é uma unidade flexível da Direção de Serviços de Educação Especial, da Direção Regional da Educação. A DASC conta com a colaboração de uma equipa multidisciplinar especializada que acompanha crianças, jovens e adultos, com cegueira, baixa visão, surdez, ou surdocegueira, em colaboração com as Escolas de Referência de Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS), as Escolas de Referência no Domínio da Visão, legalmente previstas e outras Escolas / Serviços da RAM.
Esta equipa integra, designadamente, os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que, no âmbito da sua especialidade, interpretam e traduzem, simultânea ou consecutivamente, a informação em língua gestual para a língua oral ou escrita ou vice-versa, utilizando as técnicas de tradução, retroversão e interpretação adequadas, sendo, por excelência o elo de ligação entre pessoas surdas e ouvintes, de modo a que tenha lugar uma comunicação plena. 
Os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa desenvolvem a sua ação: 

1. Nos estabelecimentos de educação e ensino de referência para alunos surdos;  

2. Nos estabelecimentos de educação e ensino que tenham matriculadas crianças e alunos surdos e ou possuam profissionais;

3. surdos que tenham como forma preferencial de comunicação a língua gestual portuguesa;

4. Nos estabelecimentos de educação e ensino que tenham matriculados crianças e alunos com encarregados de educação surdos que tenham como forma preferencial de comunicação a língua gestual portuguesa;

5. Em atividades promovidas pela DRE que tenham como participantes pessoas surdas;

6. Em atividades promovidas por outras entidades, após solicitação ou em parceria com a DRE. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.