Pesquisar

Vendedor Ambulante e Feirante

Vendedor ambulante e feirante 15-02-2024 Economia
Vendedor Ambulante e Feirante


Feirante, a pessoa singular ou coletiva que exerce de forma habitual a atividade de comércio por grosso ou a retalho não sedentária em feiras.

 


Vendedor ambulante, a pessoa singular ou coletiva que exerce de forma habitual a atividade de comércio a retalho de forma itinerante, incluindo em unidades móveis ou amovíveis instaladas fora de recintos das feiras.

O exercício da atividade de comércio a retalho não sedentário por feirantes e vendedores ambulantes, estabelecidos em território nacional ou em regime de livre prestação de serviços, em recintos onde se realizem feiras e nas zonas e locais públicos autorizados, está regulamentado nos artigos 74.º a 81.º do Decreto-Lei nº 10/2015, de 16 janeiro.

 

 

Os feirantes e vendedores ambulantes efetuam uma mera comunicação prévia, através do Balcão do Empreendedor.


A atualização obrigatória no registo de feirantes e de vendedores ambulantes, é efetuada através do Balcão do Empreendedor e até 60 dias após a ocorrência, dos seguintes factos:

 

- A alteração do endereço da sede ou domicílio fiscal do feirante ou do vendedor ambulante;

- A alteração do ramo de atividade, da natureza jurídica ou firma.

- A cessação da atividade.


Sempre que a DREC verifica que o vendedor ambulante cessou a atividade junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) há mais de 60 dias, notifica-o de que o registo vai ser cessado.

 

 

Legislação

Portaria n.º 449/2016 de 20 de outubro - Aprova o modelo de impresso previsto no artigo 5.º do Decreto Legislativo Regional n.º 30/2016/M, de 18 de julho, que adaptou à Região, o regime jurídico de acesso e exercício de atividades de comércio, serviços e restauração.

 

Decreto Legislativo Regional n.º 30/2016/M, de 18 de julho - Adapta à Região Autónoma da Madeira, o regime jurídico de acesso e exercício de atividades de comércio, serviços e restauração, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 10/2015, de 16 de janeiro

 

Decreto-Lei nº 10/2015, de 16 janeiro- No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 29/2014, de 19 de maio, aprova o regime de acesso e de exercício de diversas atividades de comércio, serviços e restauração e estabelece o regime contraordenacional respetivo (artigos 74.º a 81.º)

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.