Empreitada de reformulação do "Nó da Cancela"

ER 101 [VR1] - Ribeira Brava / Machico | Nó da Cancela 27-03-2024 Direção Regional de Estradas
Empreitada de reformulação do "Nó da Cancela"

 

Empreitada de reformulação do

"Nó da Cancela"

 

 

A reformulação do Nó da Cancela pretende melhorar a fluidez e distribuição do tráfego convergente, sobretudo nas horas de ponta da manhã, em que se regista uma maior afluência no ramo a norte de entrada na VR1 em direção ao Funchal, e da tarde, onde a maior afluência ocorre no ramo a sul de saída da VR1 para acesso à Estrada do Garajau.
 

 
O entroncamento a norte da VR1 é substituído por uma rotunda alongada assimétrica, com duas vias de circulação e 5 ramos, à qual aflui o tráfego que circula na Estrada do Garajau em direção à ER 204 e à Camacha, e em direção ao Garajau, bem como o tráfego de entrada e saída da VR1 e de acesso às superfícies comerciais adjacentes. A sul da VR1 o entroncamento de nível existente será alterado por uma interseção giratória designada por Rotunda Sul, com duas vias de circulação, que é constituída por 4 ramos, a saber, ramo poente de saída da VR1, o ramo nascente de entrada na VR1, a Estrada do Garajau em direção a sul e a Estrada do Garajau sobre a Passagem Superior em direção à Camacha.
 
O alargamento da Ponte da Quinta prevê a criação de uma via de aceleração de extensão adequada às características de Via Rápida. Para isso, torna-se necessário o alargamento da faixa de rodagem sobre o tabuleiro Norte da Ponte da Quinta e até à boca Este do Túnel da Cancela. Esta intervenção requer o alargamento e reforço dos encontros e do tabuleiro, estruturas de betão armado e betão armado pré-esforçado, respetivamente.
 
A empreitada foi adjudicada à empresa "AFAVIAS - Engenharia e Construções, S.A.", pelo valor de 2 378 726,25 euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, pelo prazo de 15 meses.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.