Empreitada de construção da "Nova Ligação Quebradas/Amparo - 1.ª Fase - Túneis"

…em execução 27-03-2024 Direção Regional de Estradas
Empreitada de construção da "Nova Ligação Quebradas/Amparo - 1.ª Fase - Túneis"

 

Empreitada de construção da

"Nova Ligação Quebradas/Amparo - 1.ª Fase - Túneis"

 

 

A presente empreitada, constituindo a 1.ª Fase - Túneis da "Nova Ligação Quebradas/Amparo", consiste na execução de uma nova ligação viária entre o Nó das Quebradas (parte integrante do futuro Nó do Hospital) e a Avenida do Amparo.
A solução rodoviária preconizada, com cerca de 1 222 m de comprimento, irá garantir a conexão entre uma nova rotunda a materializar a sul do Nó das Quebradas (atualmente em desenvolvimento) e a atual rotunda alongada do Amparo, a qual será alvo de uma reconfiguração geométrica de modo a garantir um acesso mais rápido à Avenida do Amparo.
A empreitada inclui a construção de um túnel com cerca de 975 metros de comprimento, constituindo cerca de 80% da extensão total da ligação viária, assim como a implantação de uma galeria de emergência com aproximadamente 460 m que irá entroncar com a Rua do Arieiro.
O novo eixo viário será constituído por um perfil transversal tipo com uma plataforma de 10,00 m (1,50+7,00+1,50) na secção corrente a céu aberto e por uma plataforma de 7,60 m (0,30+7,00+0,30) na secção em túnel.
O perfil transversal tipo do túnel será ainda composto por passeios de 1,00 m de ambos os lados, perfazendo uma secção transversal total de 9,60 m de largura, delimitada por hasteais verticais e abóbada semicircular de 4,8 m de raio.
Esta solução permitirá que numa intervenção futura, seja possível conectar a Nova Ligação diretamente na VR1, no sentido Amparo/Quebradas.
Uma vez que a divergência entre a secção corrente da Nova Ligação e o Ramo de Saída se encontra num trecho em que a via de desenvolve em Túnel, a geometria do Ramo foi estudada por forma a que nesta fase construtiva seja prevista a construção de um trecho de arranque do Ramo de Saída, que ficará em espera até à construção da via definitiva.
A construção, nesta fase, dos primeiros 90 m de extensão do Ramo de Saída, nomeadamente, do bisel, via paralela e secção de espera do Ramo, traduzir-se-á numa redução significativa da complexidade de construção do futuro ramo e nos impactos no tráfego em fase de obra.
Ao nível do Perfil Transversal o Ramo apresenta 7,80 m de largura (faixa de rodagem com 5,80 m e passeios de 1,00 m de ambos os lados).
A empreitada foi adjudicada ao consórcio externo denominado "Tecnovia/AFAVIAS, em Consórcio", constituído pelas empresas TECNOVIA Madeira, Sociedade de Empreitadas, S.A. e AFAVIAS - Engenharia e Construções, S.A., pelo valor de € 22 850 000,00, e pelo prazo de 24 meses.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.