Empreitada de "Reposição das Condições Mínimas de Segurança e Operacionalidade na ER 211 na sequência do Temporal de 25 de dezembro de 2020 - Lote 1"

ER 211 - Santana / São Vicente | Ponta Delgada: Sítios das Quebradas 1, Quebradas 2 e do Lombinho 27-03-2024 Direção Regional de Estradas
Empreitada de "Reposição das Condições Mínimas de Segurança e Operacionalidade na ER 211 na sequência do Temporal de 25 de dezembro de 2020 - Lote 1"

 

Empreitada de

"Reposição das Condições Mínimas de Segurança e Operacionalidade na ER 211 na sequência do Temporal de 25 de dezembro de 2020 - Lote 1"

 

 

A presente empreitada consiste na reposição das condições de segurança e operacionalidade na Estrada Regional 211, na sequência da passagem de um elevado caudal de água e arrastamento de material sólido, em três zonas de intervenção, identificadas como Sítio das Quebradas 1, Sítio das Quebradas 2 e Sítio do Lombinho, na freguesia de Ponta Delgada, Concelho de São Vicente.
 
Os trabalhos no Sítio das Quebradas 1 consistem, essencialmente, na execução de uma nova passagem hidráulica de forma a aumentar a secção de escoamento sob a Estrada Regional 211. Atendendo às caraterísticas do local, e de forma a garantir a estabilidade da escavação para as bocas de entrada e de saída da passagem hidráulica, foi prevista a execução de um revestimento de betão projetado, com malha sistemática de pregagens. A estabilização do alinhamento vertical da passagem hidráulica a jusante será também assegurada pela execução de pregagens sistemáticas. Prevê-se ainda a execução de trabalhos de drenagem, repavimentação da Estrada Regional 211, na zona a intervencionar, assim como reparação dos muros de guarda, e reposição e melhoramento da sinalização de segurança horizontal.
 
No Sítio das Quebradas 2 os trabalhos consistem, essencialmente, na limpeza e saneamento do talude sobranceiro à Estrada Regional e execução de um muro de betão armado na base do talude, com extensão e altura aproximadas de 37 m e 7,6 m, respetivamente, pregado ao maciço rochoso. No muro está prevista a instalação de uma rede metálica de malha hexagonal de dupla torção, de modo a impedir o ressalto de eventuais matérias de pequenas dimensões sobre a plataforma da estrada.
Para suporte da plataforma da estrada previu-se também, nesta zona, a execução de um muro de gravidade em betão armado, com altura total variável entre 7,7 m e 10,9 m, fundado em microestacas, com uma extensão total de cerca de 41 m. A zona inferior do corpo do muro será amarrada parcialmente ao maciço vulcânico por pregagens com cabeça em bengala. Na escavação provisória para a execução deste muro será necessário o recurso a aplicação de betão projetado e eventual malha de pregagens.
Prevê-se ainda a execução de trabalhos de drenagem, repavimentação da Estrada Regional 211 na zona a intervencionar, e reposição e melhoramento da sinalização de segurança horizontal.
 
Os trabalhos no Sítio do Lombinho consistem, essencialmente, no reperfilamento do talude existente e aplicação de betão projetado com malhassol, associado a pregagens. Serão ainda executados trabalhos de drenagem na zona do talude, nomeadamente valeta de crista e valetas em banqueta constituídas por meias manilhas de betão, associadas a descidas entubadas com ligação à drenagem de plataforma. Prevê-se ainda a execução de trabalhos de repavimentação da Estrada Regional 211 na zona a intervencionar, bem como execução de trabalhos de sinalização horizontal e substituição da sinalização vertical. Inclui também a reposição e arranjo, em condições idênticas às existentes, do logradouro da moradia que se encontra em equilíbro precário.
 
A presente empreitada foi adjudicada ao consórcio externo constituído pelas empresas "Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A." e "RIM - Engenharia e Construções, S.A.", pelo valor de 2 428 500,70 euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, e pelo prazo de 300 dias, tendo sido consignada no passado dia 13 de outubro de 2023.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.