Empreitada de "Estabilização da ER 221 – Seixal"

ER221 - Seixal 10-04-2018 Direção Regional de Estradas
Empreitada de "Estabilização da ER 221 – Seixal"

A obra executada surge na sequência da instabilização e colapso de um talude sobranceiro à Estrada Regional 221, no acesso ao sítio do Chão da Ribeira, na Freguesia do Seixal, Concelho do Porto Moniz, assim como da instabilização de um muro da Estrada Regional de suporte na mesma zona.

Os problemas de estabilidade do talude sobranceiro estavam associados à natureza desfavorável dos depósitos de vertente existentes, em simultâneo com a ação da água proveniente da linha de água adjacente. A consolidação e estabilização do talude foi obtida através da redução da sua inclinação, associada à aplicação de betão projetado e pregagens, incluindo ainda os órgãos de drenagem associados. Para a estabilização deste talude foram escavados cerca de 18 000 m3 de terreno natural, executadas cerca de 3 300 metros de pregagens e consolidada uma área aproximada de 2 750 m2 de terreno natural.

A estabilização do muro de suporte da ER 221, foi obtida pelo reforço estrutural do mesmo, através da execução de pregagens e de um muro de forro em betão armado.

A obra teve um custo aproximado de 990.000,00 euros e um prazo de execução de 180 dias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.