Empreitada de "Reconstrução da ER 220 – Boaventura/Lombo do Urzal – Falca"

ER 220 - Boaventura/Lombo do Urzal - Falca 20-09-2018 Direção Regional de Estradas
Empreitada de "Reconstrução da ER 220 – Boaventura/Lombo do Urzal – Falca"

A obra executada surgiu na sequência das chuvas intensas que assolaram a costa norte da Ilha da Madeira em novembro de 2012, que intensificaram a ação erosiva da Ribeira do Porco no pé de talude que suporta a Estrada Regional 220, a cerca de 350m para Sul do cruzamento entre esta e a Estrada Regional 211, levando ao descalçamento da plataforma da estrada. 
Visando a manutenção da exploração da Estrada Regional 220, que constitui o único acesso rodoviário ao sítio da Falca, em Boaventura, foi executada a solução de consolidação do talude da Estrada Regional 220, com recurso à execução de um muro com altura máxima de 15m e extensão de cerca de 60m, fundado no leito da Ribeira. Previamente à execução do muro procedeu-se ao reperfilamento do talude de aterro num volume da ordem dos 4.000 m3, e consolidação provisória do mesmo, com recurso a uma solução pregada. Após a conclusão do muro, o terreno foi reposto até à cota da estrada, através da execução de um aterro.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio externo constituído pelas empresas Afavias - Engenharia e Construções, S.A. e Construtora do Tâmega Madeira, S.A., pelo valor de 975.000,00 euros e prazo de execução de 180 dias, tendo os trabalhos sido executados em dois períodos, por terem sido suspensos devido às condições meteorológicas adversas dos primeiros meses do ano, que provocaram o aumento do caudal da Ribeira do Porco e não permitiram a execução de trabalhos em perfeitas condições de segurança dos trabalhadores e utentes da via.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.