Empreitada de "Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada"

ER 204 - Funchal (Boa Nova, ER 101) / Porto Novo (ER 206) 26-03-2024 Direção Regional de Estradas
Empreitada de "Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada"

 

Empreitada de

"Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada"

 

 

O trecho da ER 204 a reformular apresenta uma extensão de cerca de 7,8 Km, com início a montante do nó da ER 204 com a VR1 na Boa Nova e término na Assomada, numa zona densamente urbanizada. Fazem parte deste trecho de estrada sete interseções a intervencionar, nomeadamente, o Nó da Boa Nova, Nó da Saída da VR1, Nó de São Gonçalo, Nó do Pinheiro Grande, Nó da Azenha, Nó do Caniço/Camacha (I e II) e Nó da Mãe de Deus.

 

Pretende-se dotar esta via de passeios laterais ao longo de todo o traçado a reformular, mantendo, tanto quanto possível, as cotas altimétricas atuais, conferindo uma circulação pedonal segregada e com maior segurança. A implantação de passeios e a alteração para um traçado mais urbano reduzirá a velocidade de circulação e permitirá uma acalmia do tráfego em zonas urbanas.

 

Esta reformulação, em simultâneo com a intervenção nas sete interseções, tem como objetivo aumentar a fluidez do trânsito, a resolução de conflitos de interseção de vias, reduzir o risco de acidentes e colisões, reduzir o tempo de acesso e de passagem, evitar sinalização semafórica ou dos agentes reguladores de trânsito e minimizar a interferência entre peões e veículos.

 

 

Ao longo do troço a beneficiar da ER 204, prevê-se a intervenção em 8 taludes de escavação com alturas e comprimentos variáveis bem como a execução de muros de contenção, na maioria das situações muro do tipo gravidade em betão ciclópico. Nas situações em que estes muros suportam maiores alturas o muro será do tipo semi-gravidade, com fundação em betão armado e corpo em betão ciclópico.

 

A estrutura de pavimento existente apresenta inúmeras patologias indiciando a proximidade do fim do período de vida útil, pelo que será completamente demolida e reconstruída ao longo de toda a intervenção. Serão implantados passeios pedonais em ambos os lados e ao longo de praticamente toda a extensão da intervenção. Toda a sinalização de trânsito vertical e horizontal, assim como a sinalização de orientação e identificação será revista, com vista à substituição e/ou melhoria. A iluminação pública também será alvo de intervenção, com vista à melhoria das condições de luminosidade em ambiente noturno, prevendo-se a substituição das luminárias existentes, do tipo de vapor de sódio, por soluções em LED de alto desempenho.

 

A proposta economicamente mais vantajosa foi apresentada pela empresa "AFAVIAS - Engenharia e Construções, S.A.", no valor de 12 980 000,00 euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, pelo prazo de 18 meses.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.