Teleféricos instalados na RAM

Teleféricos na Região Autónoma da Madeira e suas características. 06-03-2017 Direção Regional da Economia e Transportes
Teleféricos instalados na RAM As instalações por cabo para o transporte de pessoas, abrangem os teleféricos, funiculares, telesquis e ainda outros sistemas com características próprias mas que têm em comum o transporte de pessoas em veículos ou aparelhos cuja sustentação e ou tração é assegurado por cabos dispostos ao longo do percurso efetuado.
Na Madeira, a primeira instalação ocorreu com o Comboio do Monte, estudada e concebida pelo engenheiro português Raul Mesnier de Ponsard, inaugurada no ano 1893, que ligava a Zona do Pombal na Cidade do Funchal ao Terreiro da Luta, numa extensão de 3850 metros.
Não se tratava de um transporte por cabo, mas sim de um comboio de cremalheira, movido por uma máquina a vapor com uma potência de 40 CV.
Considerado um importante fator de desenvolvimento local, transportou habitantes, turistas e mercadorias durante 50 anos, encerrando definitivamente em 1943.
No ano 1997, entra em funcionamento o primeiro teleférico na Região(Teleférico da Rocha do Navio – Santana), do tipo bicabo/vaivém, constituído por duas cabinas de 6 passageiros cada.
É uma instalação bastante pitoresca com uma vista fantástica sobre a reserva natural da Rocha do Navio.
No ano 2000, entra em funcionamento o Teleférico da Cidade do Funchal, que é uma referência a nível nacional no que concerne a este tipo de instalações, já que é a que possui o maior trajeto(3180 metros), o maior desnível(558 metros), ligando a Zona Velha do Funchal à freguesia do Monte, proporcionando uma vista deslumbrante sobre a Cidade do Funchal.
Este teleférico é do tipo telecabina, incluindo 39 cabinas( 7 passageiros cada) de porta automática.
Os restantes teleféricos(Achadas da Cruz, Cabo Girão, Jardim Botânico e Garajau) foram entrando em funcionamento a partir do ano 2000, sendo o último o teleférico da Fajã dos Padres.
Na Região, A Direção Regional da Economia e Transportes, ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 1/2007/M, é a entidade responsável pelo licenciamento e fiscalização de instalações por cabo para o transporte de pessoas.
 À semelhança do antigo Comboio do Monte, os teleféricos em atividade, representam um importante fator de desenvolvimento local e regional, transportando turistas e habitantes a locais de difícil acesso, proporcionando momentos de elevada beleza e descontração. 
Na área técnica, e face ao “Know How” adquirido, existem empresas locais que prestam serviços técnicos a outras instalações localizadas fora da Região.

 

 

Teleférico da Cidade do Funchal 
Ficha de características
Localização


Teleférico do Jardim Botânico 
Ficha de características
Localização


Teleférico do Garajau
Ficha de características
Localização

 

Teleférico das Fajãs do Cabo Girão 

Ficha de características
Localização

 

Teleférico das Achadas da Cruz 
Ficha de características
Localização


Teleférico da Rocha do Navio 
Ficha de características
Localização


Teleférico da Fajã dos Padres

  Localização

LINKS DE INTERESSE

 

Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P.

O.I.T.A.F. - International Organization for Transportation by Rope


 

Imprensa in Jornal da Madeira