Contudo, neste momento, atravessamos uma fase de alguma volatilidade dos mercados emissores, com a realidade epidemiológica e os planos de vacinação a serem determinantes no timing da retoma que se preconiza. Mas mesmo tendo em linha de conta estas condicionantes, o presidente da AP Madeira sublinha a importância de existir um rumo traçado no sentido de caminharmos para captar os turistas ávidos para viajar.
Daí que a Associação tenha delineado caminhos, sabendo, de antemão, que tenderá a necessitar de adaptar rotas ao longo do percurso, adequando estratégias para ultrapassar as oscilações que se admite possam vir a acontecer nos mercados.
Seja como for, existem outros objetivos traçados para 2021 que passam pelo reforço da imagem internacional de Destino Seguro e pelo aumenta da notoriedade dos produtos definidos.
O presidente da AP Madeira, Eduardo Jesus, refere que o plano para o ano em curso prevê também “fortalecer a digitalização da promoção do destino” e “a aposta numa estratégia de valor e de promoção de projetos de sustentabilidade”. Notório ainda, sublinha Eduardo Jesus, “é o reforço da relevância da AP Madeira junto dos associados, onde se pode referir, por exemplo, o apoio à resiliência face à pandemia COVID. Na prática, será a continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver desde outubro de 2019, o qual incrementamos o ano passado, e que em 2021 queremos manter e fortalecer.”
A promoção para a entrada de novos associados é outra nota que a AP Madeira tem inscrita no seu plano.
Numa ótica de mercado, o presidente da AP explica que os objetivos gerais para o destino passam por “posicionar a Madeira como um dos principais destinos de verão nacionais. Queremos torna-lo cada vez mais no destino de verão português mais famoso e desejado, reforçando a nossa quota de mercado”.
Além disso, refere que “há o desejo de diminuir a sazonalidade do mercado nacional apostando na temática de Natal e em outros eventos”, assim como “crescer mais rapidamente do que os nossos concorrentes diretos nos mercados estratégicos, reforçar posição nos mercados de desenvolvimento e, simultaneamente, diminuir dependência dos mercados estratégicos, diversificando mercados na Europa e no continente americano”.
No que se refere ao trade, Eduardo Jesus acentua que há o desejo de “recuperar acessibilidades com companhias aéreas e fomentar novas rotas, tanto de ligações regulares como charter”.
Dinamizar a procura com os operadores turísticos e com as agências de viagens online e reforçar a relação de confiança e proximidade com o trade trabalhando para posicionar a AP como melhor parceiro constituem outras prioridades para o corrente ano são outros propósitos delineados.
Numa ótica de consumidor final, a Associação de Promoção da Madeira continuará a diversificar e identificar os alvos dentro de segmentos afluentes e de acordo com produtos estratégicos definidos, assim como reforçar a relação com o Destino, criar “brand engagement” (que traduz o envolvimento da marca no processo de formar um vínculo emocional ou racional entre o consumidor e uma marca) e fidelizar o cliente.