Pesquisar

Dia do Programador – 13 de setembro

Dia do Programador e início das aulas dão mote a iniciativa digital sobre profissões na área de tecnologias de informação e comunicação para os mais jovens. 13-09-2021 Direção Regional de Informática
Dia do Programador – 13 de setembro

A Direção Regional de Informática pretende assinalar o ‘Dia do Programador’ como uma forma de realçar a importância desta profissão no futuro da Região e de reconhecer os  seus profissionais. Dentro da área das tecnologias de informação e comunicação, uma das profissões que regista maior crescimento é a de programador, sendo estes fundamentais na transformação digital. 

Esta celebração realiza-se no 256º dia do ano (13 ou 12 de setembro nos anos bissextos), devido ao simbolismo do número 256 para os programadores - em linguagem de programação 256 é igual a 2 elevado à 8ª potência, onde 8 são os números de bits de um byte e 2 os estados de um bit, 0 ou 1. Além disso, '256' em hexadecimal é '100' ('0x100'), e é a maior potência de 2 abaixo de 365 (o número de dias em um ano).

Sabendo dos benefícios da linguagem de programação na aprendizagem desde cedo e da evolução desta profissão na área de informática, a DRI pretende abordar com os mais novos o valor da literacia digital numa iniciativa diferenciadora e interativa.

Aproveitando que este ano letivo 2021/2022 tem início, curiosamente, no “Dia do Programador”, é objetivo da DRI levar a realidade desta profissão aos mais jovens através de iniciativas em parceria com escolas do 1º ciclo na Região e outras associações, desmistificando alguns conceitos sobre a área de informática, o leque abrangente de profissões que oferece e novas tecnologias.  Iniciativas como apresentação de programação para os mais novos através de jogos interativos e o que é um Programador, poderão ser agendadas, bastando para o efeito o estabelecimento de ensino fazer o registo de interesse através do e-mail dri@madeira.gov.pt.

 

O futuro está nas vossas mãos!!


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.