Pesquisar

Black out nos bastidores da DRI

Com tudo eletrónico o que acontece quando há uma intervenção à rede elétrica que requer um corte de energia total? Fazer face a um “black out” é um trabalho que muitas vezes não tem a visibilidade merecida pois acontece nos bastidores (literalmente). 29-03-2022 Direção Regional de Informática
Black out nos bastidores da DRI

Os Bastidores são as típicas “caixas pretas” de metal que se vê no interior de um Datacenter, cuja função é a colocação de equipamento IT (Tecnologias da Informação) de forma estruturada para o funcionamento da instituição. Apesar de parecer que os bastidores são iguais, existe dois tipos de bastidores: os de rede e os de servidores. A principal diferença entre eles está na sua largura, os bastidores de servidores por norma são mais largos de maneira a permitir uma melhor estruturação e organização dos próprios servidores, contrastando com os de rede, onde são mais estreitos e normalmente utilizados para fazer a distribuição da rede local ao longo da instituição. Os bastidores são considerados a zona mais crítica de uma instituição, pois são nestes que correm os mais diversos serviços e dados sensíveis de funcionários e clientes.

 

O corte de energia de um Datacenter é a pior notícia que um administrador de sistemas pode ter. Mais de 33% das organizações demoram mais de 24 horas para restabelecer a operacionalidade do seu Datacenter após a falha da rede elétrica. Estas situações originam consequentemente uma perda de produtividade e financeira para a instituição. Apesar dos Datacenters possuírem mecanismos dedicados para evitar este tipo de situações, com auxílio de baterias UPS (Uninterruptible Power Supply) e geradores, existe sempre a probabilidade de um destes sistemas falhar, exigindo a redundância inclusive deste tipo de mecanismos de segurança do Datacenter.

 

O corte de energia previsto no dia 6 de fevereiro, por parte da empresa de Eletricidade da Madeira, obrigou a um planeamento minucioso de shutdown controlado, com duas semanas de antecedência. Este planeamento foi fundamental de maneira a garantir a disponibilidade dos serviços críticos do Governo Regional durante o período de intervenção por parte da EEM.

O sucesso desta intervenção, considerada de risco, deve-se à preparação e planeamento efetuadas semanas antes por parte da equipa do Núcleo de Gestão Técnica e Monitorização da DRI, sucesso este que é o espelho da constante evolução da Direção Regional de Informática.

 

 Lisandro Marote (estagiário NGTM - DRI)


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.