Pesquisar

Profissões do Futuro – oportunidades no mercado de trabalho e profissões emergentes

A 1ª edição do “Profissões do Futuro” decorreu no dia 18 de março e contou com interlocutores de áreas tecnológicas e com 9 empresas nos stands de informação e recrutamento. 30-03-2022 Direção Regional de Informática
Profissões do Futuro – oportunidades no mercado de trabalho e profissões emergentes

A iniciativa Profissões do Futuro resulta de um programa focado nos jovens Madeirenses e Porto Santenses com o objetivo de criar, diversificar e dar a conhecer oportunidades no mercado de trabalho e transmitir informação sobre profissões emergentes em novas áreas onde a tecnologia serve de alavanca a um novo mundo profissional.

Com este foco, a Secretaria Regional das Finanças através da Direção Regional de Informática uniu forças com o Instituto para a Qualificação e o Instituto de Emprego da RAM de forma a levar às novas gerações um programa completo e equilibrado entre procura e oferta, conhecimento tecnológico e ferramentas práticas na visão das potencialidades para o futuro digital na Madeira e no Porto Santo entre os mais jovens.

A primeira sessão do Programa Profissões do Futuro decorreu no passado dia 18 de março na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, contou com a parceria da ACIF e da StartUp Madeira e de várias empresas e empreendedores que se juntaram a este movimento de gerações viradas para a transição digital. Realizou-se assim um dia de “casa aberta” no com vários interlocutores e atividades práticas nas áreas das novas tecnologias e competências emergentes, stands de empresas participantes, testemunho de profissionais nas áreas, orientação para a oferta de cursos na RAM nas áreas identificadas e apoio personalizado de aconselhamento profissional aos jovens e aos desempregados.

 

STANDS Participantes

Foram 9 as empresas que tiveram representação nos stands deste evento:

ACIN Group, Nearsoft Solutions, ISAL – Instituto Superior de Administração e Línguas, Grupo Sousa, Empresa de Cerveja da Madeira, DOBWARE - Mobile Apps & Games, Connecting Software, NOS Madeira e FeedBack audiovisuais.

Os profissionais das áreas tecnológicas beneficiaram da proximidade com o público-alvo do evento, formandos da Escola Profissional e jovens desempregados, permitindo disponibilizar de forma dinâmica informação sobre as empresas que representavam e promover contatos com vista ao recrutamento para os seus quadros.

 

O sucesso desta iniciativa, bem com a realização de futuras edições, é resultado de um esforço coletivo de todas as entidades envolvidas bem como das empresas que aderiram ao desafio de participar e recrutar neste espaço expositivo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.