Equipa que tem como missão identificar e avaliar as necessidades nas TIC do Governo Regional da RAM, estudando e implementando soluções neste âmbito.
Estas soluções incluem sistemas aplicacionais, multimédia e ferramentas digitais, visando suportar a modernização da Administração Pública (AP) na Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como pesquisar e seguir novas tecnologias adequadas à realidade da RAM, bem como projetos inovadores e de modernização dos métodos de trabalho no GRM num âmbito tecnológico, em sintonia com o plano de transformação digital da União Europeia (EU), nacional e regional.
Atribuições:
a) Participar no plano de investimentos para a área das tecnologias de informação e comunicação (TIC);
b) Gerir a atividade formativa certificada ministrada pela DRI;
c) Garantir a formação e crescimento profissional na área das TIC aos trabalhadores do GRM;
d) Prestar serviços de consultoria especializada nas TIC;
e) Contribuir, analisar, conceber e implementar projetos inovadores relacionados com a transformação digital;
f) Colaborar na definição estratégica das TIC do GRM;
g) Conceber e desenvolver aplicações informáticas e soluções tecnológicas para melhorar a eficácia e eficiência da AP da RAM agilizando processos administrativos e de gestão;
h) Efetuar estudos de base para a definição de políticas relativas às TIC e aos serviços da AP regional;
i) Impulsionar a transformação digital dos modelos de trabalho na AP da RAM em articulação com a DRI e GRM;
j) Incentivar à adoção de novas tecnologias e ferramentas digitais visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela DRI e pelo GRM;
k) Identificar sinergias e interoperabilidade entre os diversos serviços públicos regionais;
l) Analisar os planos de transformação digital regional, nacional e Europeu adaptando-os a uma progressiva digitalização ajustada à realidade da RAM;
m) Apresentar candidaturas aos fundos Europeus de forma a promover a implementação de projetos tecnológicos de interesse para o GRM;
n) Participar na elaboração de especificações técnicas e funcionais de procedimentos aquisitivos, na condução e execução desses procedimentos no âmbito dos contratos sob a sua gestão;
o) Participar na elaboração de propostas de orçamento e gestão de execução financeira, assim como na elaboração dos planos e relatórios anuais de atividades;
p) Elaborar pareceres técnicos em áreas do seu conhecimento e intervenção;
q) Assistir em outras ações atribuídas enquadradas no âmbito da sua área de conhecimento e intervenção.