O projeto Geo Lab – Laboratório Móvel de Ciências da Terra, promovido pela Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), conclui o ano letivo de 2024/2025 com um balanço extremamente positivo. Esta iniciativa, que tem vindo a afirmar-se como uma referência no panorama da educação ambiental da Região Autónoma da Madeira, dinamizou ao longo do ano letivo um total de 173 atividades práticas em 35 instituições de ensino, abrangendo 3.228 participantes, entre alunos e professores, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário.
O Geo Lab tem como principal objetivo levar a ciência da geologia às escolas da Região, funcionando como um complemento curricular aos conteúdos lecionados, através de uma abordagem prática, contextualizada e adaptada a cada nível de ensino. A viatura de apoio ao projeto, equipada com diversos recursos materiais e acompanhada permanentemente por um professor do grupo de Biologia/Geologia destacado na Secretaria Regional, permitiu levar a ciência diretamente às salas de aula, aos pátios escolares e a espaços exteriores, onde os alunos puderam observar, manipular e experimentar, formulando questões, fazendo previsões e tirando conclusões sobre fenómenos geológicos que moldam o arquipélago da Madeira.
Os temas explorados ao longo do ano foram diversos e cientificamente relevantes, abordando a origem e funcionamento dos vulcões, a constituição das rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, os processos de erosão nas ribeiras, a importância da geoconservação, os fósseis do arquipélago, a geologia das praias, a formação dos solos, a cartografia geológica, as falhas tectónicas como a Falha do Estreito e a Falha da Pedra Furada, entre muitos outros. Estas atividades não só consolidaram o conhecimento científico dos alunos, como também os sensibilizaram para a importância da preservação do património geológico e natural da Madeira.
O Secretário Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, considera que este projeto desempenha um papel fulcral na promoção da literacia científica e ambiental junto da comunidade educativa, afirmando que “o Geo Lab tem sido um instrumento notável na promoção do conhecimento sobre a geologia da Madeira, não apenas enquanto disciplina científica, mas como elemento central na formação de cidadãos mais conscientes do seu território e do património natural que os rodeia. Esta aposta no contacto direto com os alunos revela-se essencial para despertar vocações e reforçar a ligação das novas gerações ao ambiente e ao território”.
Por sua vez, o Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe, destaca a importância do caráter prático e local do projeto, referindo que “o Geo Lab representa um excelente exemplo de como se pode ensinar ciência de forma envolvente e significativa. Ao levar a geologia ao encontro dos alunos, mostramos-lhes que o conhecimento está ao seu redor, nas paisagens que veem todos os dias, nas rochas que pisam, nos trilhos que percorrem. Esta consciência é o primeiro passo para a proteção e valorização do nosso património natural”.
O Geo Lab reforça os conteúdos lecionados nas escolas da Região Autónoma da Madeira, articulando-se com outras iniciativas educativas. Esta complementaridade permite uma abordagem integrada e consistente à educação ambiental, despertando nos mais jovens uma curiosidade duradoura pela ciência da Terra.
O programa de atividades está disponível online através do portal do IFCN (https://ifcn.madeira.gov.pt/divulgacao/programa-de-educacaoambiental/programa-de-educacao-ambiental.html), sendo as marcações para sessões realizadas através do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, pelos contactos 291 145 594 ou info.ifcn@madeira.gov.pt.
Com mais de três mil alunos envolvidos e um leque alargado de temas abordados, o balanço do ano letivo 2024/2025 confirma a eficácia do Geo Lab como instrumento de ensino, sensibilização e valorização do território. Com os olhos postos no futuro, a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura reafirma o seu compromisso com a continuidade e o reforço deste projeto no próximo ano letivo, consolidando o Geo Lab como um verdadeiro embaixador da geologia nas escolas da Madeira.