A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, acompanhada pelo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Richard Marques, visitou os Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz. O objetivo foi conhecer as instalações, as equipas e a atividade deste Corpo de Bombeiros que conta com 52 operacionais ao serviço da comunidade.
Na ocasião, a governante aproveitou para agradecer o empenho e dedicação dos bombeiros no desempenho da sua missão nas mais diversas valências, reconhecendo a importância do trabalho que realizam diariamente.
A responsável pela tutela da Proteção Civil na RAM fez ainda questão de realçar a importância da Equipa de Combate a Incêndios Rurais (ECIR) do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, especialmente numa altura em que vigora o Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR), que teve início em junho. Micaela Fonseca de Freitas valorizou o trabalho destas equipas que atuam com uma atitude de vigilância e prevenção cada vez mais assertiva, em prol da proteção da população, dos seus bens e do património.
Em 2024, o Governo Regional investiu mais de 100 mil euros nesta Corporação, no âmbito do POCIR.